Mulher com alergia na pele coça os braços.

Fazer a limpeza de casa é uma tarefa de rotina para muita gente, mas para pessoas alérgicas, a simples ação de varrer o chão pode desencadear uma crise de rinite alérgica, por exemplo. E isso acontece porque a poeira doméstica e os ácaros são uns dos principais gatilhos de alergias respiratórias, segundo artigo do Minha Vida. Separamos 10 dicas para ajudar pessoas alérgicas a fazerem a limpeza de casa com tranquilidade, evitando reações indesejadas.

 

1. Limpe a casa com regularidade, dê adeus às alergias

A primeira dica é uma regra de ouro: limpe sua casa com regularidade. Defina qual dia da semana você vai se dedicar às tarefas domésticas, separe aquela playlist e mão na massa. Assim, você não só evita o acúmulo de pó, ácaros e fungos, mas também protege as pessoas que ama dando adeus às alergias.

2. O maior aliado de quem sofre com alergia: O pano úmido

Os espanadores são grandes vilões quando o assunto é limpar a casa sem agravar alergias, pois levantam e espalham a poeira no ar. Por isso, para limpar superfícies sempre dê preferência para um pano úmido eles ajudam a reduzir o pó e os resíduos na casa deixando ela menos suscetível as alergias.

3. Sapatos ficam pra fora, nada de pó em casa

Já parou para pensar o tanto de sujeira e bactérias que seu sapato carrega? Agora imagina todas essas toxinas sendo espalhadas pela sua casa. Para evitar isso, a dica é simples: chegou da rua, tire os sapatos. Um gesto simples, mas que fará total diferença na manutenção da limpeza do seu lar.

4. Lave tapetes e cortinas

Limpar apenas a casa não é o suficiente para se livrar dos micro-organismos prejudiciais à saúde ou do pó, por isso dê uma atenção especial aos tapetes e cortinas da sua casa. Se você tem um bichinho em casa os tapetes e cortinas são os principais vilões na alergia deles. Assegure-se de que todos sejam higienizados periodicamente, enquanto as cortinas podem ser levadas a cada três meses, os tapetes devem ser lavados mensalmente, pois acumulam maior quantidade de bactérias e fungos.

5. Lave os brinquedos de pelúcia

Higienizar os brinquedos de pelúcia a cada 15 dias ajuda a eliminar a poeira e possíveis bactérias, além de evitar que as crianças, por exemplo, desenvolvam alguma alergia a médio ou longo prazo.

6. Cuidado redobrado com o banheiro

Sabemos que o banheiro é um dos locais mais propícios para proliferação de fungos, por conta da umidade. Por isso, tenha cuidado redobrado com esse espaço e evite o acúmulo de bolor. Veja mais dicas de como realizar uma boa limpeza no banheiro.

7. Não se esqueça dos guarda-roupas e armários onde o pó se acumula

Por serem móveis que ficam constantemente fechados, sem circulação de ar, é importante fazer a limpeza de armários e guarda-roupas ao menos uma vez por mês. Assim, além de manter tudo higienizado, você ainda tem a chance de organizar as roupas e desapegar daquelas peças que já não usa mais.

8. Não acumule, evite as alergias!

Por falar em desapego, quando se tem pessoas alérgicas em casa, uma dica é quase unânime: evite o acúmulo de objetos que não são realmente necessários. Mantenha apenas aqueles itens que você vai dar conta de limpar, pois, caso contrário, esses serão locais propícios para a concentração de poeira.

9. Mantenha a casa arejada

Depois de cuidar de cada cantinho da sua casa, é importante deixar a luz natural entrar e o ar circular, já que locais fechados são o ambiente perfeito para a proliferação de micro-organismos. Abra janelas e portas, e mantenha os cômodos arejados sempre que possível.

10. Escolha os produtos certos

É claro que para limpar a casa não pode faltar uma boa dose de ânimo e disposição, mas nada melhor do que contar com os produtos certos na hora da faxina. Por isso, invista em produtos de limpeza naturais, biodegradáveis e com aromas suaves, pois assim você não só cuida das pessoas alérgicas da sua casa mas também cuida do planeta.