VAI UM DESCONTO AI? Use o cupom SEMPLASTICO para ganhar 15% OFF na sua assinatura YVY

Como limpar o sofá? 4 passos fáceis da YVY para te ajudar!

O sofá pode abrigar diversas sujeiras e germes. Por isso, aprenda como fazer a limpeza do sofá de forma fácil e rápida com YVY!

O sofá é um item praticamente obrigatório nas residências brasileiras. Há uma incrível variedade de tipos, tamanhos e materiais disponíveis no mercado, justamente para agradar todo tipo de pessoa e família.

Ao ter um sofá, um cuidado comum é fazer a limpeza dele. Afinal, por ser um elemento indispensável nas casas e por fazer parte da sala, é comum que vários tipos de sujeira apareçam. Há casos em que manchas surgem, gerando ainda mais dor de cabeça.

Como ele é visível para todos, um sofá sujo pode gerar uma péssima impressão em que vem passar um tempo com você em sua casa, não acha?

Quando você percebe alguma sujeira, é importante manter a calma e seguir o protocolo de como limpar o sofá (ou seja, as melhores práticas). Assim, você consegue deixar o seu sofá novo com as ações certas, por conta própria.

Neste conteúdo, falaremos sobre os produtos ideais e as estratégias para melhorar a sua rotina de limpeza.

Então, que tal aprender como limpar o sofá em casa de forma natural, eficiente e sem pesar no bolso? Vem com a YVY!

Por que limpar o sofá?

Um dos móveis mais importantes da casa, o sofá é onde nos reunimos com a nossa família e amigos para assistir TV, conversar e botar o papo em dia, ler um livro, trabalhar ou até mesmo só para relaxar.

O fato de passarmos tanto tempo no sofá significa que, eventualmente, podemos ter alguns acidentes com comidas e bebidas, além de trazer sujeiras e bactérias da rua através das nossas roupas.

A poeira pode vir acumulada da rua, por exemplo, pela porta ou pela janela. Quando os animais de estimação estão sempre em casa, há sempre o perigo deles sujarem o item doméstico.

Os estofados, como os sofás e almofadas, contam com sujeiras microscópicas e é o lugar preferido dos ácaros para se esconderem. Ou seja, é importante investir em limpeza regular para evitar doenças e problemas de saúde.

Por essa razão, se faz tão importante a limpeza do sofá!

Yvy é o novo jeito de limpar sua casa! Nossos produtos possuem fórmula ultraconcentrada com ingredientes naturais, conheça!

 

O que é bom para limpar o sofá?

Primeiro, quando analisamos como limpar o sofá, não há métodos globais que funcionem em todos os casos! A primeira coisa a se fazer é checar o material do seu sofá e as indicações específicas para fazer a limpeza corretamente.

o que é bom para limpar o sofá

Por exemplo, nas etiquetas de um sofá, você vai encontrar recomendações oficiais sobre os métodos ideias para lavagem. Alguns indicativos que podem aparecer:

  • Símbolo P: Significa processo de lavagem a seco;
  • Símbolo W: Significa processo de lavagem a úmido;
  • Símbolo F: Significa lavagem a seco profissional.

Não vamos falar de produtos que funcionam para todos os casos, mas podemos adiantar produtos que não devem ser considerados de jeito algum. Esses apresentam maiores riscos de danificar o seu sofá. São eles: sabão em pó, água sanitária, sabão de coco, etc.

Alguns que serão mencionados neste artigo, a depender do material: aspirador de pó, vinagre, bicarbonato, protetor de tecido, higienizador desinfetante, Desinfetante Natural YVY, esponja natural, panos úmidos, etc.

Há casos em que álcool também é bom. Bicarbonato com amaciante (ideal para tirar o mau cheiro e deixar um cheirinho gostoso) e aspiradores de água também ajudam.

Mas não esqueça: é preciso se atentar ao tipo de sofá e os tipos de produtos compatíveis. Contudo, não se preocupe. Vamos te ajudar com isso.

A seguir, algumas dicas de acordo com o material.

Tecido, linho e veludo

Para esses tipos, o vinagre é seu melhor amigo. Use também panos limpos e água morna para fazer as soluções. Sempre é bom usar os panos com a solução e deixar o material secar naturalmente.

Couro ou courino

Água e detergente neutro podem ser uma boa solução nesse caso. Silicone líquido e flanelas também são produtos interessantes. Sempre faça a limpeza com panos e materiais umedecidos, sem exagerar no líquido.

Couro branco

No caso específico do couro branco — que é mais suscetível a problemas visíveis — vaselina, silicone líquido, detergente neutro, panos secos e úmidos são ótimas opções de produtos.

Sendo que a vaselina pode ser passada de 3 em 3 meses, apenas como uma medida para manter o couro em bom estado.

Sofá de camurça

Nesse modelo, um pano umedecido com detergente neutro (sempre neutro) e água já serve. Escovas de cerda também são bem-vindas de vez em quando.

Sofá de suede, chenille ou jacquard

A característica desses tecidos é que eles precisam estar sem nenhuma umidade para que a limpeza seja segura. Um aspirador de pó é um interessante aliado nesse sentido.

Água e vinagre branco em uma solução também podem funcionar. Lembre-se sempre de deixar os produtos secarem naturalmente no seu sofá.

Como fazer limpeza de sofá caseiro? Aprenda em 4 passos simples!

A seguir, um ótimo tutorial prático de como limpar o sofá. Confira já.

Passo 1:

Caso o seu sofá tenha capas ou tecidos removíveis, retire-os e coloque para bater na máquina de lavar roupas.

Com o seu Lava Roupas YVY, você higienizará os tecidos e ainda estarão amaciados, tudo com um produto só! Aliás, você sabia que o Lava Roupas YVY ajuda a manter as cores e fibras de quase todos os tecidos?

Após a lavagem, estenda-os preferencialmente em algum lugar com sol e ar circulando. Evite colocar as capas de volta no sofá se ainda estiverem úmidas.

como manter sofá limpo com aspecto de novo

Passo 2:

Com o seu aspirador, aspire todo o seu sofá, até nos lados. Preste bastante atenção nos cantos mais difíceis de limpar e nas costuras para tirar toda a sujeira e poeira que possam estar escondidas ali.

Passo 3:

Pegue o pano úmido ou a esponja e borrife uma quantidade razoável de Desinfetante YVY no utensílio escolhido, mas não a ponto de ficar ensopado (quanto menos umidade para o sofá, melhor.)

Se preferir, pode espirrar o desinfetante direto no sofá, tomando cuidado para cobrir toda a superfície, mas não em excesso.

Após isso, esfregue sem muita força, toda a superfície do colchão. Essa é uma das partes mais importantes da limpeza, pois é com o Desinfetante YVY, único natural aprovado pela Anvisa, que você vai acabar com as bactérias, germes, óleos e outras sujeiras.

Quando terminar, deixe o Desinfetante agir por mais ou menos uma hora.

Passo 4:

Volte com o pano seco, e passe-o no sofá, em todas as áreas, especialmente em cantos, costuras e dobras.

Para uma secagem ainda mais eficaz, retorne com o aspirador e passe pelo sofá inteiro para retirar ainda mais umidade. Dessa forma, você vai garantir que o colchão esteja o mais seco possível!

Prontinho! Agora, o seu sofá está limpo, livre de sujeiras, bactérias e germes que podem te causar alguma alergia chata ou irritação na pele.

Como manter o sofá limpo e com aspecto de novo?

Vamos a algumas dicas excelentes de como limpar o sofá com regularidade. Assim, você garante segurança e eficiência na sua limpeza.

Aspire semanalmente

Como foi falado anteriormente, o aspirador de pó é um produto seguro para usar em seu sofá. Ele ajuda a remover poeira, pó, pequenas sujeiras sólidas e até mesmo pelos de animais.

Então, o ideal para quem deseja manter sua casa bonita é aspirar semanalmente.

Sabe aquele momento em que você faz uma limpeza geral em sua casa no fim de semana? Aproveite para aspirar o seu sofá e já acabar com esses pequenos resíduos que se acumulam por lá.

Geralmente os aspiradores vendidos no mercado possuem um modo específico para esse tipo de limpeza. O ideal é que você já adquira um pensando nisso.

dicas como limpar o sofá

Utilize capas removíveis

Outra ótima dica é usar capas por cima do seu sofá para proteger o material. Elas são muito úteis quando você tem animais que passam por cima do sofá ou quando você passa muito tempo nele.

Manchas e sujeiras passam a se acumular na capa, que pode ser facilmente lavada à mão. Ela serve como uma camada a mais para evitar grandes problemas.

Hoje você dispõe de uma variedade de capas no mercado e pode até mesmo confeccionar uma utilizando materiais que já tem em casa. O importante é proteger o seu querido sofá de eventualidades que tornam a limpeza mais difícil!

Cuidado com as manchas

As manchas são grandes inimigas do sofá limpo. Elas podem causar problemas sérios e permanentes caso não sejam cuidadas.

Primeiro, é importante fazer algo logo, antes que a mancha seque, mas a pessoa dona de casa deve ter atenção acerca de quais produtos vai usar.

Vinagre branco, detergente neutro e bicarbonato de sódio podem ser úteis. É importante usar uma escova bem macia e aplicar em sentidos contrários, sempre com atenção para não espalhar a mancha.

Além disso, não é necessário esfregar com força.

Para o caso de manchas de gordura, você pode adicionar talco e um papel toalha. Aplica-se o talco com o papel então espera-se um tempo para que o produto funcione. Em seguida, você pode usar uma escova macia para esfregar o item de forma suave.

Faça a limpeza regularmente

Outro lembrete necessário quando falamos em como limpar o sofá: limpe sempre. Você deve estabelecer uma rotina de limpeza para o seu sofá, de acordo com o material e o nível de sujeira que se acumula nele.

Semanalmente, você pode investir na limpeza mais leve, com um aspirador de pó. Em períodos mais longos, faça uma limpeza mais geral e profunda, de acordo com o que já comentamos neste texto.

Inclusive, limpezas um pouco mais elaboradas podem ser feitas de forma regular com a ajuda de produtos caseiros.

Bicarbonato e amaciante, vinagre e amaciante, vinagre e bicarbonato são algumas das combinações interessantes. Elas são boas, inclusive, para remover o mau odor do seu sofá.

O mais importante é pensar na rotina. Siga o protocolo e limpe sempre, com os produtos certos.

Impermeabilização

Esse é um procedimento mais técnico que torna o seu sofá resistente a líquidos e à sujeira causada por pó e poeira. Assim, gera menos problemas para você no futuro.

utilize bons produtos para ajudar na limpeza

Utilize bons produtos para ajudar na limpeza

Outra recomendação muito boa é usar os produtos certos. Mesmo pensando nos tipos que mencionamos, busque sempre as melhores marcas para evitar grandes problemas em seu sofá. Pense sempre na qualidade e na certeza de boa limpeza.

YVY é o novo jeito de limpar sua casa! Nossos produtos possuem fórmula ultraconcentrada com ingredientes naturais, conheça! 

 

Conclusão

Como vimos, o procedimento de como limpar o sofá envolve o cuidado com os materiais, a atenção aos tipos certos de produto e outras questões. Ao seguir o protocolo e as recomendações gerais, você garante sucesso em seu processo de limpeza.

O ideal é sempre pensar na regularidade do cuidado e no uso de produtos que sempre funcionam, com vinagre, detergente neutro e desinfetantes naturais. Da mesma forma, lembre-se de deixar sabão em pó ou água sanitária longe dele!

A YVY é sua aliada nessa tarefa, oferecendo sempre opções naturais e saudáveis para limpeza da sua casa.

Você também pode gostar de ler...