VAI UM DESCONTO AI? Use o cupom SEMPLASTICO para ganhar 15% OFF na sua assinatura YVY

Como limpar mofo de parede? 6 formas de acabar com o problema!

como acabar com mofo na parede do quarto
Você sabe como limpar mofo de parede? Essas manchas podem aparecer em qualquer lugar: quarto, cozinha, banheiros, salas etc. Mas em lugares mais úmidos como o banheiro e a cozinha elas costumam ser mais frequentes. Isso porque um pré-requisito para a formação de mofo é que haja umidade no local. Essa é uma das condições mais favoráveis para o seu desenvolvimento. Mas e será que essas manchas têm remoção? Quais os produtos mais indicados para fazer a limpeza da superfície mofada? Descubra com a YVY!

O que é o mofo?

O mofo é a formação de um tipo de fungo que se desenvolve em lugares úmidos, escuros e quentes. As consequências do mofo na parede é que eles causam manchas escuras e feias nas parede, além de ser bastante prejudicial à saúde. Continue a leitura e descubra como limpar mofo de parede para se livrar de vez desses invasores!

O que pode causar mofo na parede?

Na parede, o mofo pode causar manchas escuras que vão aumentando de tamanho com o passar do tempo, na medida em que os microorganismos vão se espalhando. Ele se propaga, principalmente, por meio da umidade e pode causar estragos na pintura da parede e no revestimento se não for removido. Vale lembrar que antes de saber como limpar mofo de parede, é preciso verificar porque aquele mofo está se formando ali. Muitas vezes, ele pode ocorrer devido a um vazamento de água de algum cano, vazamento de água do ar condicionado e por infiltrações. Ou ainda, pode não ter nenhuma dessas coisas, mas haver uma combinação de muita umidade e pouca circulação de ar. No caso de vazamentos, é preciso consertá-los, porque por mais que seja feita a limpeza, com mais umidade haverá a formação de mais mofo. Já se o local for muito úmido, procure aumentar a circulação de ar no local.

O que o mofo pode causar em uma pessoa?

Um ambiente mofado é um alto risco para a nossa saúde respiratória. Pessoas que respiram o ar mofado frequentemente podem desenvolver:
  • alergias respiratórias e de pele;
  • rinite e rinoconjuntivite;
  • sinusite e pneumonia fúngica;
  • sintomas como espirros, tosse e dor de cabeça;
  • asma ou bronquite;
  • infecções respiratórias, entre outros sintomas.
Neste caso, saber como limpar mofo de parede e realizar os cuidados constantes para realizar a higienização do local pode ajudar a evitar os sintomas e doenças. Leia também: Intoxicação por cloro: entenda os perigos e como se prevenir!

Materiais necessários para limpar mofo de parede

Antes de aprender como limpar mofo de parede, você precisa conhecer os materiais necessários para ajudar na remoção e, ao mesmo tempo, não prejudicar a sua saúde. Como o mofo faz mal à saúde respiratória, utilize uma máscara bem vedada no momento da limpeza, como a cirúrgica e a PFF2. Você também vai precisar de:
  • luvas de proteção;
  • óculos transparente de proteção, para não correr o risco de que alguma partícula possa ir nos olhos;
  • escovinha de limpeza;
  • um pano úmido e outro seco;
  • balde com água.
Agora sim você está preparada para aprender como limpar mofo de parede. Vamos lá?

Como limpar mofo de parede? 6 formas de acabar com o problema!

como limpar mofo de parede

Com Álcool

O álcool é um ótimo produto para tirar mofo da parede. Além disso, sua aplicação é super fácil. Você pode utilizar tanto o álcool líquido quanto a versão em gel. O primeiro passo é aplicar o produto sobre o mofo. De preferência, utilize um borrifador para não desperdiçar o produto e para a absorção ser melhor aproveitada. Em seguida, deixe o produto agindo por 10 minutos. Passado este período, esfregue com uma escovinha para remover as manchas por completo. Passe um pano úmido para remover a sujeira e em seguida um pano seco.

Vinagre branco

O vinagre não é um produto de limpeza, mas é um dos mais utilizados na limpeza da casa. Por que? Porque o produto possui ação antifúngica, antibactericida e ajuda a limpar diversos tipos de superfícies. Sua ação contra o mofo não é diferente. Além de ajudar a remover as manchas, o produto também mantém a parede limpa por mais tempo, ajudando a evitar o bolor. Para tirar mofo de parede com vinagre branco, aplique o produto em um borrifador e deixe agir por 10 minutos. O processo de limpeza é muito parecido com a receita de álcool, que passamos acima. Depois desse período, esfregue com uma escovinha para remover as manchas. Se necessário, e se o mofo estiver muito profundo, repita o processo mais de uma vez até remover por completo.

Água oxigenada

Já recomendamos a água oxigenada várias vezes por aqui, afinal, ela tem propriedades clareadoras e também tem a capacidade de eliminar diversos tipos de microorganismos. Da mesma forma que os dois produtos da lista que já mencionamos, a água oxigenada deve ser aplicada de forma pura e não diluída em cima do mofo. Para começar, borrife a água oxigenada em cima da parede e deixe agir por 15 minutos. Ela pode espumar durante o período. Em seguida, esfregue com uma escova para remover as manchas, passe um pano úmido e depois um paninho seco e bem limpo.

Bicarbonato e vinagre

como tirar mofo de parede com bicarbonato Se você já tentou usar as nossas receitinhas de bicarbonato e vinagre separadamente e elas não funcionaram, experimente misturar os dois produtos para obter uma ação potencializada. Existem duas receitinhas que podem funcionar neste caso. Veja como tirar mofo de parede com vinagre e bicarbonato com ambas! Para obter uma pasta:
  1. Em um recipiente, misture uma parte de vinagre branco e duas de bicarbonato de sódio até obter uma pastinha;
  2. Aplique a mistura sobre a parede com o auxílio de esponja, uma escovinha ou até com a mão (usando luvas);
  3. Esfregue bem o local e passe um pano úmido para remover bem a pasta.
Para obter um líquido:
  1. Em um recipiente misture vinagre e bicarbonato de sódio. A medida é 240 ml de vinagre para cada colher de sopa de bicarbonato de sódio.
  2. Misture bem e aplique a solução na parede mofada com o auxílio de um borrifador;
  3. Deixe agir por 10 minutos;
  4. Esfregue bem com uma escova e depois passe um pano úmido para remover a sujeira e, em seguida, um pano seco.

Produtos YVY

Todas as nossas sugestões até agora são de produtos que ajudam na limpeza, mas não são específicos para isso. Portanto, eles podem auxiliar, mas não são capazes de deixar um cheirinho de limpeza, um frescor e não são próprios para isso, portanto, são ideais para quando não temos os produtos certos em casa. E é por isso que a YVY tem produtos para todos os tipos de limpeza. Neste caso, o YVY multiuso é a solução ideal para você! Ele limpa diversos tipos de superfícies, inclusive paredes, ajudando a clarear manchas e a remover todo tipo de sujeira. O multiuso da YVY não é feito com produtos químicos, apenas ingredientes vegetais e 100% naturais, por isso, não causa males à saúde e ainda deixa um delicioso perfume de limpeza e natureza em casa. E tem coisa melhor do que se sentir bem em casa?

Cuidados ao limpar o mofo

  • Se o local onde está o mofo é muito úmido, procure fazer a limpeza com uma frequência maior para evitar que ele se forme novamente;
  • Lembre-se que o mofo é tóxico para a saúde, então utilize sempre os materiais de proteção ao fazer a limpeza;
  • Existem várias pessoas que acham que pintar a parede com mofo resolve o problema. Inclusive, uma pesquisa bastante comum no Google é “como tirar mofo de parede com massa corrida” e a verdade é que nem tinta e nem massa corrida resolvem o problema, apenas encobrem o mofo, que vai continuar se espalhando pela parede enquanto não for limpo e tratado (lembre-se do que falamos sobre descobrir o que está causando);

Como evitar mofo na parede do quarto?

Aprender como limpar mofo de parede é importante, mas o melhor mesmo é tomar medidas para garantir que ele não se forme. A medida principal para isso, é deixar as janelas abertas e manter o local bem ventilado e arejado, o que é ideal para acabar com mofo na parede do quarto e de qualquer outro local afetado pela umidade. Se pegar sol no ambiente, deixe as cortinas abertas por um período de tempo para ajudar. Você também pode usar um desumidificador de ar no local. E não esqueça, se precisar de ajuda para limpar a sua casa, conte sempre com a YVY! Yvy é o novo jeito de limpar sua casa! Nossos produtos possuem fórmula ultraconcentrada com ingredientes naturais.

Conheça os produtos YVY e remova os mofos da sua parede com facilidade e eficiência!

Conclusão

Agora que você já sabe como limpar mofo de parede, nada de deixar as paredes da sua casa desenvolver este tipo de microorganismos, hein? Lembre-se que o mofo é causa de diversas doenças respiratórias e alergias de pele, prejudicando a saúde de qualquer pessoa que frequente o local. Tomar medidas para que ele se desenvolva é ótimo, mas não é em todos os locais que a gente consegue impedir a formação desses invasores, não é mesmo? Neste caso, faça a limpeza com frequência e não esqueça de sempre resolver a raiz do problema! Leia também: Amônia: entenda os efeitos prejudiciais do uso deste elemento