VAI UM DESCONTO AI? Use o cupom SEMPLASTICO para ganhar 15% OFF na sua assinatura YVY

Downcycling: como funciona e quais suas características?

Já se perguntou o que é downcycling? Acesse o Blog YVY e saiba mais sobre este tipo de reciclagem e suas principais características.

Se você já se deparou por aí com a palavra “downcycling”, mas ainda não entendeu bem do que se trata, pode ficar despreocupado, vamos explorar este tema ao longo desse blog.

Aqui você encontrará a definição do conceito de downcycling, suas características e benefícios, assim como exemplos práticos. Vamos nessa?

O que é Downcycling?

De forma simples, downcycling, ou subciclagem, é um processo de reciclagem de resíduos em que a qualidade e a funcionalidade dos materiais após serem reciclados são bem menores do que a do material original.

Em outras palavras, durante o processo de reciclagem se recupera um material, transformando-o em um novo bem de consumo, mas o resultado é um produto com menor valor e qualidade.

Por que isso acontece? Bem, alguns materiais, como o plástico e o papel, cada vez que são reciclados perdem um pouco de suas propriedades originais.

Dessa forma, sempre que passam por um processo de reciclagem, este é considerado como uma  subciclagem.

Downcycling X Upcycling

Ao contrário do downcycling, o upcycling recicla os materiais que seriam descartados e os converte em um produto com qualidade igual ou superior ao material original.

No upcycling, as matérias-primas ganham novas funcionalidades.

Quer um exemplo simples? Os pallets, quando perdem sua funcionalidade original, podem ser usados como produto base na confecção de móveis domésticos, como mesas e estantes.

Exemplos de processos com Downcycling

De modo geral, a subciclagem não pode ser usada para gerar itens de qualidade porque muitos produtos que consumimos diariamente não foram projetados para o reaproveitamento.

Nesse sentido, separamos dois exemplos comuns de materiais que muitas vezes não são fabricados visando uma cadeia sustentável e que, portanto, podem passar pelo processo de downcycling:

  • Papel: pode ser usado para produzir papel higiênico, embalagens ecológicas, bandejas de ovos e papelão.
  • Plástico: ao ser enviado para um processo de reciclagem, o plástico original é quebrado e transformado em pequenos flocos que, posteriormente, são utilizados na fabricação de novos itens, como ecobags e cadeiras.

 Vantagens do Downcycling

Ficou curioso sobre quais são as vantagens do processo de subciclagem? Olhá só a lista dos principais benefícios!

  • Melhor aproveitamento do papel: como o papel é uma matéria-prima que pode passar pelo processo de downcyling, ao ser reaproveitado evita que mais árvores sejam cortadas e o meio ambiente degradado.
  • Economia de recursos: ainda que resulte em produtos de menor qualidade, esse processo de reciclagem evita que mais recursos e energia sejam utilizados na produção de outros bens de consumo.
  • Redução de custos: o reaproveitamento de matérias-primas também confere às empresas uma redução de custos ao longo de toda a cadeia de produção.
  • Menos descarte, menos poluição: por fim, o downcycling possibilita a redução dos resíduos gerados pelo ser humano, evitando que os materiais tenham apenas um só uso.

Downcycling faz parte da Economia Circular?

Como mencionamos anteriormente, cada vez que um material passa por downcycling ele perde suas propriedades e funcionalidades.

O lado negativo desse processo de “degradação” do material é que chega um determinado ponto em que já não será mais possível reciclá-lo e ele será descartado.

Como o produto pode ser descartado, a subciclagem vai contra a economia circular, um modelo de produção que visa eliminar totalmente o descarte de resíduos.

No entanto, reciclar um material o máximo de vezes possíveis segue sendo melhor que não reciclá-lo nenhuma vez, certo?

 Melhor do que reciclar? Evitar o consumo exacerbado

Seja por meio do downcycling ou do upcycling, reciclar, reaproveitar e reutilizar são sempre boas opções.

No entanto, melhor do que reciclar é adotar hábitos mais conscientes e evitar o consumo desenfreado, assim como repensar atitudes cotidianas. Somente assim será possível frear a degradação do meio ambiente.

Quer saber mais sobre como contribuir na preservação da natureza e adotar novos comportamentos de consumo? Acesse nosso blog e confira conteúdos que te ajudarão a cuidar mais da sua casa e do planeta!

Você também pode gostar de ler...

Chamada Conheça as 100 startups to watch. Ao fundo, figura gráfica de um homem usando óculos de realidade virtual, em frente a um fundo claro.

100 startups to watch: YVY BRASIL

Você já deve conhecer a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, mas você sabe o que é a lista das 100 startups to watch? Confira mais sobre startups que estão à frente quando o assunto é inovação.

Leia mais »