VAI UM DESCONTO AI? Use o cupom SEMPLASTICO para ganhar 15% OFF na sua assinatura YVY

Limpeza do banheiro: como fazer de forma eficiente em sua casa!

O banheiro é um dos cômodos mais importante de se manter limpo e organizado. Veja algumas dicas YVY para a limpeza do banheiro!

Apartamento, casa, sobrado. Independentemente do tipo de residência, sabemos o quão essencial é manter os ambientes higienizados.

A limpeza do banheiro é um dos primeiros passos para deixar a nossa casa com um ar de saúde, conforto e bem estar.

Afinal, quem não gosta de chegar em casa depois de um dia cansativo e sentir o cheirinho refrescante de limpeza?

Além disso, ambientes como o banheiro necessitam de cuidados constantes para evitar os verdadeiros inimigos da nossa saúde: os germes, bactérias, limo, e até insetos!

Outra coisa importante de se atentar na hora de limpar os cômodos da sua casa, em especial, o banheiro, são os produtos que você vai usar.

Produtos de limpeza sintéticos costumam contar com substâncias abrasivas, tóxicas e até poluentes. Essas substâncias podem ser perigosas para os animais que moram na casa, para as plantas e até para a nossa saúde!

Alguns sintomas incluem alergias, irritações na pele, dermatite, problemas respiratórios e muito mais.

Além disso, a mistura de produtos de limpeza sintéticos pode causar problemas ainda mais graves, especialmente se conterem cloro ou amônia.

Para te ajudar a ficar longe dos absurdos dos produtos tóxicos e garantir uma limpeza do banheiro eficaz, vamos mostrar como usar os produtos YVY com algumas dicas simples. Confira!

Por que é importante manter a limpeza no banheiro?

limpeza de banheiro produtos

Você já deve ter imaginado que o banheiro é o lugar ideal para a reprodução de milhares de bactérias, não é mesmo?

Só para você ter uma ideia do que estamos falando, no vaso sanitário são encontradas, em média, 480 mil bactérias por cm². 

Dá para ter noção? Na verdade fica difícil até de imaginar, não é mesmo? E o vaso sanitário não é o único local no qual elas ficam. 

Na verdade elas estão por todo o banheiro: pia, box, toalhas e até escova de dente. Isso sem contar no mofo que também pode ser encontrado em vários desses lugares. 

Yvy é o novo jeito de limpar sua casa! Nossos produtos possuem fórmula ultraconcentrada com ingredientes naturais, conheça! 

Quais utensílios usar na hora da limpeza do banheiro?

Aliás, se você quer saber como lavar o banheiro rápido, a primeira dica é já separar todos os utensílios e levar tudo ao banheiro de uma só vez.

Assim você não tem que andar pela casa contaminando outros cômodos e tornando a limpeza mais demorada.

Além disso, antes de começar a, é importante retirar todos os objetos móveis que não devem ser molhados.

Isso inclui toalhas, papel higiênico, saboneteiras, cremes, pasta dental, escovas de dente e de cabelo e todos os outros que você puder retirar.

Bom, então vamos lá! Confira todos os utensílios que serão usados na limpeza do banheiro!

  • escova para vaso sanitário;
  • esponja;
  • balde;
  • panos macios;
  • borrifador;
  • luvas de limpeza;
  • vassoura;
  • rodo;
  • pano de chão.

Como fazer uma limpeza rápida no banheiro?

como lavar banheiro rapido

Existem dois tipos de limpeza de banheiro. Aquela mais rápida que pode ser feita diariamente e também uma lavagem mais pesada que deve ser realizada ao menos uma vez por semana.

Além das dicas que vamos dar a seguir, lembre-se de tirar o lixo do banheiro diariamente e de trocar a toalha de duas a três vezes na semana.

Lave bem o vaso sanitário

Comece pelo grande vilão: o vaso sanitário. Como vimos, a concentração de bactérias no vaso é gigantesca e, por isso, ele é o foco principal da limpeza diária.

Além disso, se não for limpo com frequência, o vaso pode ficar com mau cheiro e ninguém quer que isso aconteça, não é verdade?

Então, comece colocando as luvas e pegue a escova para lavar o vaso sanitário por dentro. Coloque um pouco de desinfetante ou borrife o produto nas paredes internas do vaso

Deixe agir por 10 minutos e depois lave bem com a escova. Dê a descarga e espirre um pouco mais de desinfetante para deixar o cheirinho no banheiro.

Essa limpeza é suficiente para fazer diariamente, mas ao menos uma vez na semana, separe também uma esponjinha e um pano úmido específicos para lavar a tampa, o assento do vaso e toda a parte externa.

Deixe este material apenas para fazer essa limpeza.

Higienize bem o box

Uma coisa que não pode faltar na limpeza do banheiro diária é o box, pois todos os dias o material fica respingado e acumula sujeira.

Para isso, separe um pano úmido e um produto multiuso não abrasivo. Basta espirrar o produto multiuso no box e limpar com um pano macio para não riscar. Essa limpeza pode ser feita diariamente.

Já quando for lavar o banheiro, você pode usar uma esponja macia com detergente neutro para lavar. Com o próprio chuveirinho enxágue e passe um pano para secar.

Se ficar com respingos, borrife o multiuso e passe um paninho macio.

Faça a limpeza dos ralos com frequência

Os ralos acumulam muita sujeira, água suja, bactérias, mau cheiro… Por isso, a limpeza frequente é necessária.

O primeiro passo é retirar a tampa do ralo e lavar. Você pode usar uma esponja ou até uma escova de dente velha para retirar as impurezas que ficam por ali.

Para isso, aplique o desinfetante e deixe agir por alguns minutos antes de esfregar. Enquanto isso, retire toda a sujeira que estiver embaixo da tampa e jogue no lixo, sempre usando uma luva, é claro!

Faça essa limpeza ao menos uma vez na semana. 

Já os cabelos que se acumulam no ralo precisam ser retirados todos os dias.

Passe pano no chão

O chão também acumula muitas bactérias, junta poeira e também pode juntar ciscos e fios de cabelo.

Por isso, se muitas pessoas utilizarem o banheiro durante a semana, o ideal seria passar um pano com desinfetante no piso todos os dias.  

Para limpezas mais pesadas, o correto é lavar o chão do banheiro ao menos uma vez por semana e secar com um mop ou com um pano seco.

Isso para banheiros que possuem dois ralos. Se este não for o seu caso, veja como fazer uma lavagem a seco nos próximos tópicos.

Utilize os produtos certos

Para uma limpeza de banheiro profissional, o segredo é utilizar os produtos certos! 

Com os produtos ideais, a duração da limpeza é muito maior, o cheiro fica agradável por mais tempo e você não precisa de muito esforço para limpar.

O banheiro é um local que acumula muita umidade e pode juntar mofo, principalmente no rejunte dos azulejos e naqueles cantinhos do box.

Se não tiver a ajuda dos produtos para limpar banheiros corretos, você vai passar muito tempo da sua vida se preocupando com limpezas pesadas. 

E é por isso que você precisa conhecer os produtos da YVY!

Quais produtos YVY usar na limpeza do banheiro?

limpeza de banheiro sujo

A limpeza do banheiro não precisa ser uma tarefa chata e muito menos complicada de fazer. Com os produtos YVY, a sua rotina de limpeza fica mais prática! 

Para a limpeza do vaso sanitário, banheira, azulejos, pias e bancadas, o Desinfetante YVY, único natural aprovado pela Anvisa, será a sua arma secreta para a higienização, além de deixar o seu banheiro com todo o frescor da natureza.

Agora para a limpeza do box, você pode contar com o Limpeza Pesada Desengordurante YVY.

Ele vai te ajudar a limpar todos os cantinhos mais difíceis de alcançar e ainda facilita a limpeza de áreas com sujeiras mais difíceis de tirar. Basta algumas borrifadas, alguns minutos do produto agindo e já pode esfregar!

Para o chão do banheiro, você pode contar com o próprio Limpa Pisos YVY, que conta com poderosos ativos naturais Oxy Desincrustante, proporciona um piso brilhante e ainda vai deixar o banheiro com um cheirinho maravilhoso de especiarias.

Nossas embalagens são econômicas e fáceis de armazenar, até em lugares apertados.

Com os kits YVY, você tem todos os produtos que precisa para fazer uma limpeza do banheiro excepcional.

Dica de Ouro!

Após toda a limpeza, não se esqueça de certificar que o banheiro está totalmente seco. 

Quanto menos umidade no banheiro, melhor, ainda mais se não for uma área que tenha uma ventilação ou luz solar direta.

Quanto maior a umidade, maior a chance de limo e fungos aparecerem.

Checklist da limpeza do banheiro

  1. Comece sempre desinfetando o vaso sanitário e as superfícies e deixe o piso por último;
  2. Lave bem a pia com um buchinha, lembrando de limpar o ralo da pia com uma escovinha, local que acumula muita sujeira;
  3. Para o espelho, separe um limpa vidros para deixar a superfície brilhando e sem nenhum respingos;
  4. Se o seu banheiro tiver balcões e outras superfícies, também é preciso fazer a limpeza semanal com um multiuso;
  5. Lembre-se de limpar as torneiras, a maçaneta e também o local de descarga, que nem sempre são lugares muito lembrados na limpeza de banheiro;
  6. Lave bem saboneteiras e o local onde ficam os shampoos e condicionadores, que podem acumular água;
  7. Se o banheiro tiver tapetes, lavá-los ao menos uma vez na semana é importante, principalmente se for de tecido que acumula umidade e sujeira;
  8. Tome muito cuidado com quaisquer objetos que ficam expostos no banheiro, principalmente escovas de dente. O ideal é guardá-las em um local fechado e não deixá-las abertas no banheiro;
  9. A bucha de banho também precisa de limpeza de vez em quando. Coloque por 20 segundos no microondas para desinfetar e troque-a com frequência. 
  10. Limpe bem pisos, rejuntes, box, banheira e ralos;
  11. As toalhas de banho não devem ficar penduradas no banheiro, mas sim em um ambiente arejado. Elas devem lavadas ao menos 1 vez por semana;
  12. Outra objeto que nem todo mundo lembra é o chuveiro. Ele também acumula sujeira e deve ser limpo sempre que estiver com manchas amareladas ou quando o fluxo de água estiver reduzido por conta da sujeira. Lembre-se de desligar o disjuntor para fazer a limpeza.

Qual a frequência que devo limpar o banheiro?

A manutenção básica do banheiro, como desinfetar a pia, limpar o vaso e recolher o lixo deve ser feita diariamente.

Agora, a limpeza do banheiro mais pesada pode ser feita uma vez por semana, de acordo com a disponibilidade dos moradores.

Aqui, a regra que sempre vale é: quanto mais limpo, melhor!

O banheiro é um lugar que facilmente recolhe bactérias, germes, fungos e outros microorganismos que podem fazer mal aos moradores da casa. Por isso, não deixe de manter a limpeza do banheiro sempre em dia!

Dúvidas frequentes sobre a limpeza de banheiro

Como limpar o banheiro que não tem ralo?

Quando o único ralo do banheiro é o do box, não dá para jogar água e lavar o banheiro, como muita gente costuma fazer, justamente porque não tem para onde a água escoar.  

Neste caso, as limpezas das superfícies, como vaso e pia, não vai ser muito diferente do que falamos aqui. 

O segredo está na limpeza do chão. O primeiro passo é passar o aspirador ou uma vassoura para retirar todos os ciscos. 

Depois, se você tiver um mop pode usá-lo na limpeza do piso. Para isso, basta dissolver o desinfetante na quantidade de água recomendada na embalagem e, depois, passar o mop no banheiro normalmente.

Já se você não tiver um mop, pode passar um pano úmido com desinfetante no piso do banheiro e depois passar um pano seco.

Como fazer lavagem a seco no banheiro?

Uma lavagem a seco potencializa os produtos e economiza água!

Para fazê-la utilize produtos sem cloro, como os da YVY, já que você não vai usar água.

O primeiro passo é espirrar o produto diretamente na superfície que você quer limpar ao invés de dissolvê-la em água.

Depois de aplicar o produto, passe um pano seco espalhando o produto sobre o local e fazendo a limpeza da superfície. 

Você pode fazer limpeza a seco no vaso, no box, na pia e balcões do banheiro. 

Como manter o banheiro sempre cheiroso?

O que causa o mau cheiro do banheiro é a falta de limpeza. Se você limpar diariamente as superfícies principais, como o vaso sanitário e retirar os lixos, o mau cheiro vai embora.

E é claro que, novamente, contar com os produtos certos vai ajudar a manter o cheiro bom por mais tempo.

Os produtos YVY são feitos com óleos essenciais naturais e possuem cheirinho de natureza, deixando cada cantinha da sua casa com um delicioso perfume!

Tá a fim de ir além com a limpeza na sua casa? Os kits de produtos naturais YVY te ajudam a manter a casa higienizada de forma saudável, eficaz e prática, além de serem ecologicamente responsáveis e livres de substâncias que possam lhe fazer mal.

Quer conhecer mais? Veja opções de assinaturas e entre hoje para a revolução!

Conclusão

Preparado para fazer a limpeza de banheiro como um profissional? 

O banheiro é um dos ambientes da casa que mais precisam da nossa atenção. Ele acumula muitas bactérias, mofo, limbo e diversos outros microrganismos que podem fazer mal à nossa saúde.

Além da higiene, a limpeza do banheiro também torna o uso do cômodo mais prazeroso. Não tem nada melhor do que tomar um banho no final do dia naquele banheiro limpinho e cheiroso, não é mesmo?

Para isso, contar com os produtos certos vai ajudar a facilitar a limpeza, pois o esforço necessário é muito menor.

Fazer a limpeza do jeito certo, também vai manter o cômodo limpo por mais tempo, reduzindo a preocupação de quem limpa e melhorando a experiência de quem utiliza.

E aí, descobriu se você está fazendo a limpeza do banheiro do jeito certo?

Leia também: Como limpar o sofá? 4 passos fáceis da YVY para te ajudar!

 

Você também pode gostar de ler...

Limpeza do celular: como fazer com segurança

Você tem o hábito de fazer a limpeza do seu celular? Provavelmente, o item que mais pegamos na mão durante o dia, o celular é parte fundamental da rotina de quase todos nós. Por essa razão, vamos ensinar como realizar uma higienização segura e eficaz do seu aparelho.

Leia mais »