Como fazer a limpeza do colchão de forma eficaz? Saiba tudo!

Fazer a limpeza do colchão é importante tanto para o nosso sono quanto para a nossa saúde, mas você sabe como limpá-lo em casa? Aprenda com YVY!

Todos sabemos que a compra de um colchão não é algo simples. É um investimento. Cada um tem suas preferências de textura, tamanho, tecido, formato e muito mais.

Afinal, é o lugar que devemos passar ao menos 8 horas por dia. Por isso, é importante garantir que esse investimento dure bastante tempo, né?

A limpeza é um dos cuidados que garantem maior durabilidade desse item e também proporciona mais saúde e qualidade do sono.

Afinal, no colchão podem se acumular mofo, ácaros e bactérias e se ele não for limpo corretamente, esses microorganismos podem acabar prejudicando a sua saúde.

Quer saber como fazer a limpeza passo a passo e os melhores produtos para utilizar?

Então continue lendo e aprenda como fazer a limpeza do colchão de forma simples e eficaz para garantir noites de sono tranquilas.

Por que fazer a limpeza do colchão?

limpeza de colchão com bicarbonato

Os colchões podem abrigar germes, pele morta, restos de comida, fluidos corporais como suor e outros detritos.

Segundo o Doutor Roberto Figueiredo, popularmente conhecido como Dr. Bactéria, um colchão de 10 anos pode chegar a acumular cerca de – não milhões, não bilhões – mas sim, trilhões de ácaros.

Estima-se que esses bichinhos, que são invisíveis a olho nu, sejam os causadores de, pelo menos, 80% dos casos de asma.

Muita coisa, não é mesmo? Isso significa que precisam ser limpos regularmente, em especial para aqueles que sofrem com alergias, quem tem crianças pequenas em casa e animais de estimação.

Há empresas que fazem a limpeza de colchão, mas você sabia que fazer essa higienização em casa é bem mais econômico e saudável?

Além de economizar, fazendo a limpeza de colchões em casa usando os produtos YVY, você garante que nenhum produto tóxico ou agressivo vai ser usado, ajudando seu colchão a durar mais ainda. Pois é!

Yvy é o novo jeito de limpar sua casa! Nossos produtos possuem fórmula ultraconcentrada com ingredientes naturais, conheça! 

O que é bom para limpar o colchão? 4 dicas caseiras

As receitas caseiras são ideais para o dia a dia. Isso porque, o ideal é fazer a limpeza a cada dois meses.

E nem sempre tem como contratar uma empresa especializada para fazê-la, não é mesmo? Afinal, contratar profissionais pode sair caro e não é nada prático.

Agora, se você pretende fazer a limpeza de colchão em casa, saiba que isso é possível e inclusive é recomendado por especialistas, como vamos mostrar abaixo!

Confira as principais receitas!

Com bicarbonato de sódio + vinagre

A limpeza de colchão com bicarbonato e vinagre é a recomendação do Dr. Bactéria.

O primeiro passo é colocar o bicarbonato de sódio no colchão. Polvilhe como se fosse talco por toda a extensão do colchão.

Depois com uma escovinha, vá esfregando a superfície do colchão. Deixe o produto agir no colchão por cerca de 30 minutos e depois passe um aspirador de pó para retirá-lo.

Em seguida, você vai preparar uma solução desinfetante com vinagre de álcool.

Para isso, misture um copo de água e um copo de vinagre em um recipiente.

Aplique, novamente, sem encharcar e depois molhe um pano bem limpo na solução, torça e passe sobre o tecido.

Deixe secar em um lugar bem arejado. De preferência, opte por fazer isso em dias quentes com bastante vento.

Abra bem as janelas para que o colchão seque bem e não junte ainda mais bactérias.

De acordo com o Dr. Bactéria, essa preparação elimina quase 80% dos ácaros que “moram” por lá.

Confira a matéria completa do Fala Brasil sobre o assunto com a participação do Dr. Bactéria neste vídeo:

 

Com água oxigenada

A água oxigenada também é responsável por matar diversos tipos de microorganismos, inclusive os ácaros.

Por isso, essa é uma ótima solução para ser usada para a limpeza de colchão.

  • o primeiro passo é passar o aspirador de pó para retirar partículas e impurezas maiores;
  • depois, coloque em um borrifador água oxigenada e algumas gotas de sabão líquido;
  • a mistura não rende muito então certifique-se de que o borrifador espalha bastante o líquido. Neste caso, é bom que a quantidade de água oxigenada espirrada não seja muito grande para não molhar muito o colchão;
  • deixe agir por 30 minutos e depois esfregue com uma escovinha de limpeza;
  • e, por fim, passe um pano úmido com água para limpar.

Deixe o colchão secar, de preferência com janelas bem arejadas e dias quentes. Essa dica vale sempre que você molhar o colchão.

A secagem é essencial para não haver ainda mais acúmulo de microorganismos, que gostam de ambientes úmidos e quentes, como o colchão.

A seco

A limpeza de colchão a seco é muito fácil e dá para fazer isso em casa!

Ela é ideal para os dias de chuva ou de muita umidade que você não quer molhar o tecido, pois sabe que ele vai demorar muito para secar ou não vai secar direito.

Ela é feita com bicarbonato de sódio e aspirador de pó, mas diferente da primeira receita que mostramos aqui, nessa não é preciso aplicar vinagre.

O primeiro passo para limpar a seco é retirar toda a roupa de cama e espalhar o bicarbonato no colchão.

Depois, deixe agir por 12 horas. Como o tempo de espera é longo, o ideal é fazer isso pela manhã, logo após acordar para dar tempo do produto agir.

Neste vídeo, é possível conferir como fazer a limpeza. Veja só:

 

Como limpar o colchão com produtos YVY em 5 passos!

Além de todas essas técnicas caseiras, existe ainda como limpar o seu colchão com produtos naturais e que não fazem mal à saúde.

Afinal, estamos falando do local onde você vai dormir! Além de limpo, ele não pode contar com substâncias que vão fazer mal à sua pele e à sua saúde, certo?

A fórmula da YVY é super concentrada e totalmente, portanto limpa sem prejudicar. Utilizamos tecnologia de ponta para garantir que as melhores fórmulas fossem produzidas a partir de ingredientes 100% vegetais.

Todas aquelas fórmulas químicas que prejudicam a pele e fazem mal à saúde não fazem parte de nenhum produto YVY.

Para você ter uma ideia, produtos de limpeza como a água sanitária, por exemplo, contém cloro que pode fazer muito mal às pessoas e aumentar a frequência de doenças respiratórias.

Pelo menos foi o que constatou um estudo feito na Europa com 9 mil crianças.

Os estudiosos descobriram que as crianças que tinham contato frequente com ambientes limpos com água sanitária, desenvolveram maior risco de gripe, amigdalite e outras infecções recorrentes.

Outros produtos podem conter amônia, que também é prejudicial e pode causar irritação na pele e nos olhos e até dificultar a respiração ao liberar gás tóxico.

Você pode conferir mais sobre o assunto no nosso texto aqui do blog: Amônia: entenda os efeitos prejudiciais do uso deste elemento.

Agora vamos às dicas de como fazer a limpeza de colchão com os produtos YVY! Confira!

Quais materiais são necessários?

limpeza de colchão a seco

Para começar a limpeza do colchão, você vai precisar dos seguintes materiais:

Passo 1

Retire do colchão todas as roupas de cama, incluindo lençol, fronhas, capas e edredons.

Coloque os tecidos para lavar na máquina com o seu Lava Roupas YVY enquanto você faz a limpeza do colchão.

Lembre-se: é importante fazer a troca e lavagem da roupa de cama semanalmente para evitar deixar as sujeiras passarem dos tecidos para o colchão.

Além disso, nunca coloque de volta as roupas de cama se ainda estiverem molhadas. A umidade é o lugar perfeito para bactérias e fungos se proliferarem.

Passo 2

Com o seu aspirador, aspire toda a superfície do seu colchão, até nos lados. Preste bastante atenção nos cantos mais difíceis de limpar e nas costuras para tirar toda a sujeira e poeira que possam estar ali.

O aspirador de pó consegue retirar um pouco do pó e das impurezas que se acumulam internamento no tecido.

Passo 3

Pegue o pano úmido ou a esponja e borrife uma quantidade razoável de Desinfetante YVY no utensílio escolhido, mas não a ponto de ficar ensopado (quanto menos umidade para o colchão, melhor).

Após isso, esfregue sem força toda a superfície do colchão. Essa é uma das partes mais importantes da limpeza do colchão, pois é com o Desinfetante YVY, único natural aprovado pela Anvisa, que você vai acabar com as bactérias, germes, óleos e outras sujeiras.

Quando terminar, deixe o desinfetante agir por mais ou menos uma hora.

Não se preocupe, pois o desinfetante YVY não causa manchas, pelo contrário! Os ingredientes naturais contidos na composição ajudam a remover manchas e bactérias mais resistentes.

Isso sem contar no perfume! Nossos produtos são feitos com óleos essenciais, os mesmos que são utilizados na aromaterapia e possuem efeitos fitoterápicos.

Um de nossos desinfetantes é o de lavanda, que ajuda a combater a ansiedade, a insônia e a depressão.

Ou seja, além de limpar o desinfetante pode ajudar no seu sono! Já imaginou?

Passo 4

Volte com o pano seco, e passe-o no colchão, de novo, em todas as áreas, especialmente em cantos, costuras e dobras.

Dessa forma, você vai garantir que o colchão esteja o mais seco possível.

Passo 5

Depois de fazer toda essa limpeza, encontre uma área que seja bem ventilada e deixe o colchão secar por completo antes de voltar a colocar as roupas de cama.

Pronto! O seu colchão está limpinho e pronto pra te dar uma noite de sono de qualidade, além de proteger a sua saúde contra microrganismos que possam te causar alergias, doenças ou até pior.

Dicas de Ouro

limpeza de colchão

Proteja-se com capas impermeáveis

Quer deixar o seu colchão ainda mais protegido e fácil de lavar? Existem capas impermeáveis para colchão e travesseiro!

Elas funcionam como uma segunda camada de proteção por baixo da fronha ou lençol. Mesmo sendo impermeáveis, são de materiais bem flexíveis e não incomodam na hora de dormir.

Não arrume a cama ao acordar

Se você é dessas pessoas que não sai de casa sem arrumar a cama, talvez seja hora de repensar os hábitos.

Apesar de, provavelmente, a sua mãe dizer o contrário, arrumar a cama logo depois de levantar não é uma boa opção, pois à noite liberamos suor e umidade.

É preciso dar um tempo para o colchão respirar e para a umidade secar antes de cobri-la.

Preste atenção na validade do colchão

Por mais que façamos a limpeza de colchão no período certo e mantenhamos todos os cuidados com a higiene indicados, o colchão possui uma data de validade. Veja:

  • Colchão de mola – 7 anos
  • Colchão de espuma – 3 anos

E aí, gostou das dicas de como fazer a limpeza de colchões?

Os kits de produtos YVY te ajudam a limpar a casa toda de forma fácil, segura e eficaz, contando com toda a tecnologia da natureza.

Sem falar que nossos produtos contribuem para um meio ambiente melhor, produzindo 2/3 a menos de plástico.

Quer conhecer mais? Veja as opções de assinaturas e faça parte da revolução!

Conclusão

Agora que você é expert em limpeza de colchão, não deixe de enviar essa dica para outras pessoas que você conhece!

Muitas vezes, nós não sabemos que estamos dormindo com o inimigo, não é mesmo? Por isso, nunca é demais lembrar e cuidar da saúde de quem a gente gosta.

Apesar de adorarmos deitar e relaxar à noite, o colchão – ou mais especificamente o que tem dentro dele – pode ser um vilão para a saúde quando não o item não é limpo corretamente e quando o seu prazo de validade não é respeitado.

Então fique atento(a) e não deixe que esse vilões da saúde prejudiquem a sua!

E é claro, se precisar, conte sempre com a YVY!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 11 =