VAI UM DESCONTO AI? Use o cupom SEMPLASTICO para ganhar 15% OFF na sua assinatura YVY

Óleo essencial de Ylang Ylang: conheça os benefícios dessa flor para você e para as suas roupas

Chamda Óleo de Ylang Ylang. Conheça os benefícios. Ao fundo, imagem de recipiente escuto contendo óleo essencial, ao lado de um difusor de aromas.

Com aroma doce e suave, o óleo essencial de Ylang Ylang é conhecido por seus benefícios no alívio da ansiedade e depressão, sendo um poderoso calmante.

Ylang Ylang, do chinês “flor das flores”, é uma planta nativa dos países que circundam o Oceano Índico e é cheia de benefícios, amplamente utilizada em fragrâncias, perfumes sofisticados, cosméticos e produtos de limpeza, como o Lava Roupas YVY.

O óleo essencial de Ylang Ylang, extraído por meio do processo de destilação a vapor, tem um aroma suave e doce e é encontrado à venda em lojas especializadas.

Ele conta com benefícios à saúde comprovados pela ciência, além de ser popularmente conhecido como um óleo afrodisíaco.

Saiba mais!

Para que serve o óleo essencial Ylang Ylang?

Entre suas muitas funções, o óleo de Ylang Ylang serve para auxiliar em muitos tratamentos para a saúde.

Veja suas principais funções:

  • melhorar o humor;
  • diminuir a ansiedade;
  • ajudar no tratamento da depressão;
  • diminuir a frequência cardíaca;
  • redução de dores de estômago, cabeça e reumatismo;
  • melhorar a qualidade do sono.

Um estudo realizado com camundongos evidenciou que as moléculas de óleo essencial da flor seguem dois caminhos dentro do corpo: pelos pulmões e pelo cérebro.

A partir daí desencadeia-se um efeito físico que vai para a corrente sanguínea e consequentemente para todo o corpo.

Além disso, o óleo também passa pelos receptores do nariz, que são enviadas ao sistema límbico – estrutura responsável pelas emoções no cérebro dos mamíferos.

De acordo com o estudo, o óleo contém uma substância chamada de linalol. É ela que possui efeitos sobre os transtornos de humor, passando a aumentar a atividade simpática dos indivíduos e melhorando o bem-estar, a confiança, a autoestima e até o vigor físico.

Formas de uso do Ylang Ylang

O óleo essencial de Ylang Ylang pode ser usado via inalação, banhos, em difusores de aroma para ambientes ou aplicado diretamente na pele ou cabelo, desde que diluído em um óleo vegetal (carreadores) como, por exemplo, de coco, macadâmia, girassol, gergelim, jojoba e semente de uva.

Aromaterapia

Na aromaterapia, o seu óleo é utilizado para aumentar a sensação de bem-estar, pois melhora o humor e diminui a ansiedade, tensão nervosa e muscular, fobias e estresse.

Além disso, esse poderoso óleo tem propriedades sedativas, reduz a pressão sanguínea, diminui a frequência cardíaca e alivia a hiperpnéia – respiração anormalmente acelerada – podendo, inclusive, ser usado em massagens terapêuticas corporal e craniofacial.

Produtos de limpeza concentrados descubra os benefícios

Bactericida

O óleo essencial de Ylang Ylang é um bom antibactericida e antifungicida, dado a presença de linalol, um composto que possui eficácia no combate a alguns microrganismos e na desinfecção de feridas, facilitando o processo de cura e cicatrização, além de suavizar irritações na pele.

Estética

Com propriedades nutritivas, antioxidantes, rejuvenescedoras e tônicas, o óleo essencial de Ylang Ylang estimula a renovação celular e é comumente utilizado em produtos de cuidado com o cabelo e pele, bem como perfumes.

Cabelo

ylang ylang para que serve

Nos cabelos, deve ser diluído na máscara de hidratação.

Contudo, para pessoas com peles sensíveis é sempre recomendável consultar um profissional antes de aplicar o produto diretamente no couro cabeludo e na pele, a fim de evitar reações alérgicas.

Efeitos colaterais do Ylang Ylang

Os efeitos colaterais que a substância pode causar é, principalmente, a dermatite tópica.

Isso porque ele possui substâncias que podem conter alérgenos, como o isoeugenol.

Se você pretende utilizá-lo sobre a pele, precisa diluir o produto em outros óleos, como dissemos anteriormente no tópico que fala sobre as formas de uso.

O uso do óleo essencial diretamente sobre a pele não é recomendado para os humanos.

Além disso, a recomendação para animais de estimação também é válida. A substância é tóxica para eles e não deve ser usada em animais de estimação.

Apesar de não poder ser usado diretamente na pele, as composições de produtos com o óleo essencial não necessariamente terão o mesmo efeito.

É o que acontece com os produtos da YVY produzidos com a planta, por exemplo, que são hipoalergênicos. Veja mais sobre o assunto no próximo tópico!

Produtos com Ylang Ylang

Existem muitos produtos que contém o óleo essencial da flor e alguns deles são os de limpeza. Na YVY, por exemplo, utilizamos a essência natural da planta, com o objetivo de fazer um lava roupas extremamente perfumado e saudável.

Diferente dos produtos de limpeza tradicionais, os da YVY são feitos apenas com ingredientes naturais que não fazem mal nem à sua pele e nem ao meio ambiente.

O lava roupas YVY é capaz de oferecer às roupas:

  • mais maciez e facilidade no momento de passar e guardar as roupas, pois remove vincos e dobras;
  • mais eficiência na remoção de manchas;
  • melhor duração da cor e da durabilidade dos tecidos.

Além disso, ele é hipoalergênico e ainda dispensa o uso de amaciantes.

Conclusão

Agora que você já sabe mais sobre o óleo essencial de Ylang Ylang, seus benefícios e os produtos derivados dessa planta, já pode começar a aproveitar todas as vantagens.

Além de ser bom para a saúde, tendo efeito calmante e antidepressivo a flor é bactericida, combatendo microorganismos e ajudando no processo de cura da pele e cabelos.

Seu delicioso aroma e suas propriedades permitem que ele também possa ser usado com eficiência no ramo da limpeza.

E você, já experimentou os benefícios do óleo essencial da flor na sua casa e nas suas roupas?

Leia também: Citronela: conheça os benefícios da planta com a YVY!