VAI UM DESCONTO AI? Use o cupom SEMPLASTICO para ganhar 15% OFF na sua assinatura YVY

O que são óleos essenciais? Entenda os benefícios desse produto

o que são óleos essenciais e para que servem

Você provavelmente já usou ou conhece algum produto que conta com óleos essenciais. Shampoos, sabonetes, maquiagem, cremes e até produtos de limpeza naturais podem contar com óleos essenciais!

As suas utilidades e aplicações são inúmeras e suas variedades ainda mais!

Os óleos essenciais têm deliciosas fragrâncias, auxiliam a reduzir o estresse, tratam infecções e fungos e ainda ajudam você a dormir melhor e a regular o ciclo do sono.

Quando utiliza produtos com óleos essenciais, independente da sua função, está optando por composições que prezam pelo natural.

Os benefícios aparecem de diversas formas, seja reduzindo alergias, minimizando o contato com químicos ou visando o bem-estar da pele que entra em contato com o produto.

Quer saber exatamente o que são óleos essenciais e os principais benefícios da substância?

Então, vem com a gente!

O que são óleos essenciais?

Óleos essenciais são extratos concentrados que são retirados de plantas, geralmente, através de um processo chamado de destilação.

Os óleos essenciais são comumente compostos de terpenos, substâncias que podem ser extraídas de diversas partes das plantas.

Basicamente, a técnica separa as substâncias da fonte, como as flores, por exemplo, transformando a essência de uma planta em um líquido para usos medicinais e recreativos.

Existe uma enorme variedade de óleos essenciais disponíveis no mercado hoje, e sua utilização começou a milhares de anos atrás.

Alguns óleos são apreciados por seu aroma incrivelmente agradável, enquanto outros podem proporcionar tratamentos curativos para dores crônicas, ansiedade, insônia, depressão, e muito mais! É interessante o poder que a natureza tem, né?

A produção dos óleos essenciais não é tão simples quanto pode parecer. Para se extrair 500 gramas de óleo essencial de lavanda, por exemplo, são necessários mais de 90 kg de flores de lavanda.

Muita coisa, não é mesmo?

Elas são extraídas por diferentes métodos, como:

  • hidrodestilação;
  • destilação a vapor;
  • prensagem (cítricos).

Para que servem os óleos essenciais?

De maneira geral, os óleos essenciais servem para produzir diferentes composições dentro da indústria, seja na fabricação de produtos de limpeza, de cosméticos, entre outros.

Eles também são usados de forma concentrada, como parte da aromaterapia e possuem diversos benefícios dentro da medicina alternativa.

Cada fragrância possui particularidades e é usada de acordo com suas propriedades. Seja para acalmar, desinfetar, estimular, afastar insetos e bactérias, entre outras funções.

Veremos sobre as propriedades de cada óleo essencial de forma mais completa logo adiante.

Nas plantas, os óleos essenciais produzidos por elas são utilizados ou para atrair insetos para sua polinização ou para afastar organismos indesejados, como fungos e predadores.

Quais as principais características dos óleos essenciais?

Os óleos essenciais são substâncias voláteis, com textura líquida e oleosa.

Eles costumam ter como solventes o éter e o álcool puro. As cores do líquido dependem do composto do qual foi extraído, mas costumam ser transparentes ou amarelados.

Já quanto à sua estabilidade, se caracterizam por ser instáveis na presença de luz, ar, umidade, calor e metais. Ou seja, eles podem ter sua natureza alterada na presença das substâncias citadas.

Qual é a diferença entre óleos essenciais e óleos vegetais?

A principal diferença está na sua composição e, consequentemente, no uso de cada tipo de óleo.

Enquanto, os óleos essenciais são usados na indústria cosmética, os óleos vegetais são usados na gastronomia.

Alguns exemplos de óleos vegetais amplamente conhecidos e utilizados são o óleo de girassol e de soja, por exemplo. Já os óleos essenciais são extraídos de plantas aromáticas como a lavanda e o eucalipto.

Os óleos vegetais também costumam ter mais viscosidade e são mais espessos, enquanto os essenciais são mais leves e voláteis.

E para terminar, os primeiros costumam ser extraídos da semente e dos frutos da planta, vide o óleo de oliva, por exemplo, extraído da azeitona que é o fruto da oliveira.

Já os essenciais vêm do caule, raízes, flores e folhas do vegetal.

Benefícios dos óleos essenciais

o que são óleos essenciais e para que serve cada um

Para entender o que são óleos essenciais por completo, também é preciso saber os benefícios e para que são usados, não é mesmo?

Cada essência tem propriedades particulares, mas de forma geral, separamos os principais benefícios dos óleos essenciais.

Confira:

  • bactericida de ambientes;
  • antinflamatório;
  • fungicida podendo ser usado em plantas e machucados;
  • purificação do ar, eliminando poluentes que podem prejudicar a saúde;
  • ajudam a melhorar a qualidade do sono e reduzir a insônia;
  • atuam como diuréticos e expectorantes;
  • auxiliam na cicatrização;
  • servem como estimulante ou relaxante, a depender das propriedades de cada substância.

Quais os principais óleos essenciais?

Para entender o que são óleos essenciais, é importante também conhecer as principais essências e seus principais usos.

Fizemos uma lista com os principais óleos. Confira!

Lavanda

A lavanda é um dos óleos essenciais mais utilizados em cosméticos devido ao seu aroma agradável.

Se caracteriza por ser um óleo doce e calmante e pode ter diversas utilizações. Uma delas, por exemplo, é o banho com o óleo de lavanda.

A planta já era utilizada desde a antiguidade, na Grécia Antiga, para compor banhos, pois acreditava-se que a substância é capaz de purificar corpo e mente.

E, de fato, hoje sabe-se que o óleo essencial de lavanda é capaz de auxiliar na saúde mental, insônia e depressão devido às suas características relaxantes.

Além disso, também é ótima para dores de cabeça e de dente, controlar irritações na pele e até ajudar a reduzir a queda de cabelo.

Agora imagina ter esse cheirinho presente na casa limpinha, após um longo dia de trabalho?

Não tem nada melhor, não é mesmo?

Alecrim

Não tem como falar o que são óleos essenciais, sem falar do alecrim.

O óleo essencial de alecrim é muito usado no tratamento de infecções devido às suas propriedades antissépticas e anti-microbianas.

Diferente da lavanda, que possui propriedades relaxantes, o alecrim é um estimulante natural.

Portanto, quando usado na aromaterapia ele auxilia a manter o foco durante o dia tanto no trabalho quanto nos estudos, pois ajuda a manter a concentração durante as atividades.

Ele também é conhecido por seus efeitos positivos à memória e por ter uma alta quantidade de antioxidantes, o que o leva a ser utilizado na indústria cosmética, no cuidado com a pele do corpo e do rosto e com os cabelos.

o que são óleos essenciais artigo

Melaleuca

O óleo de melaleuca é extraído da planta Melaleuca alternifolia, mas talvez você conheça ele pelo nome de tea tree.

Ele é muito usado contra a acne, pois além de ter anti-inflamatórias também inibe a proliferação de microorganismos.

Além disso, ele ajuda a acalmar a pele, tratar fungos e até repelir insetos.

Limão

O delicioso cheirinho cítrico do limão – em especial o siciliano – todo mundo já conhece, mas em formato de óleo esse aroma fica concentrado, assim como suas propriedades.

O óleo essencial de limão é ideal para ser utilizado na limpeza pesada, pois ajuda a dissolver gorduras, remover sujeiras de vidro e pisos e eliminar maus odores.

Isso sem contar no delicioso cheirinho de limpeza proporcionado pelo aroma cítrico da fruta.

Ele também é um ótimo inseticida e ajuda a afastar moscas e mosquitos de casa.

O limoneno, substância presente na fruta, também é um famoso bactericida e fungicida.

Graças a essas propriedades, o óleo da substância é muito utilizado em produtos de limpeza e perfumaria, inclusive aqui na YVY, por meio do nosso multiuso!

Hortelã

O óleo essencial de hortelã é um estimulante que ajuda a melhorar a concentração, reduzir o estresse e refrescar a mente.

Ele é muito usado em massagens, pois possui funções que auxiliam a aliviar dores dos músculos e reduzir inflamações.

Também ajuda a melhorar a circulação sanguínea e aliviar irritações na pele.

Eucalipto

O óleo de eucalipto é super versátil e tem fins medicinais, além de ser muito útil na limpeza de casa.

Na medicina, ele é usado para combater as inflamações do sistema respiratório, desobstruir vias, aliviar a inflamação além de ser um ótimo expectorante.

Sua ação terapêutica, auxilia contra dores reumáticas, de estômago e também contra a fadiga.

Na limpeza da casa, associado a produtos de limpeza, o eucalipto tem o poder de remover fungos e bactérias, desinfectar e deixar tudo brilhando.

Aqui na YVY nós temos um desinfetante natural que tem como aliado o poder do eucalipto. É como levar o cheirinho de natureza para dentro da sua casa!

Ylang Ylang

O óleo essencial de Ylang Ylang tem uma fragrância como nenhuma outra.

Seu aroma doce e marcante possui benefícios calmantes, auxilia na ansiedade, reduz a pressão sanguínea e acalma a respiração.

Unido à sua função bactericida, a substância se torna ideal para ser usada em produtos como lava roupas.

Dessa forma, é possível se beneficiar de suas principais funções de uma só vez.

Ao lavar roupas, você aproveita os benefícios de desinfecção e quando usá-las vai poder ser acompanhada pelo delicioso aroma de Ylang Ylang!

Como usar os óleos essenciais?

Agora que você já sabe o que são óleos essenciais, descubra quais são os principais usos das substâncias.

Antes disso, vale lembrar que os óleos essenciais são concentrados, então, é recomendado usá-los em pequenas quantidades.

Além do mais, é importante não usar um óleo específico todos os dias porque, assim como com outros produtos, o nosso corpo pode se acostumar com eles e perder o efeito desejado ao longo do tempo.

Dito isso, que tal algumas dicas de como incluir óleos essenciais em sua rotina de forma saudável e natural? Confira!

Aromaterapia

A aromaterapia envolve cheirar os óleos essenciais para melhorar a nossa saúde.

O nosso olfato é ligado diretamente com a parte do nosso cérebro responsável pelo bem-estar através de um nervo que começa no nosso nariz, chamado de nervo olfatório.

Conforme você inspira, o aroma do óleo estimula imediatamente o sistema nervoso central, desencadeando uma resposta emocional.

Cheirar os óleos essenciais é uma ótima maneira de equilibrar o nosso humor e proporcionar alívio e bem-estar de forma rápida e natural.

Entretanto, evite o contato do óleo diretamente com o nariz, para evitar alergias e efeitos colaterais.

Existem diversos métodos de usufruir da aromaterapia. Você pode contar com um difusor de ambiente, que solta vapores leves no ar para preencher a casa ou quarto com a essência do óleo.

Além disso, você pode usar algodão! Coloque algumas gotas do óleo essencial e inspire a essência enquanto ela dispersa e seca na bolinha de algodão.

Produtos de Limpeza Naturais

o que são óleos essenciais

Os óleos essenciais podem ser encontrados nos mais diversos produtos que usamos no dia a dia.

YVY possui linhas de produtos de limpeza naturais que contam com vários óleos essenciais.

O Lava Roupas YVY proporciona o frescor da natureza com o óleo essencial de ylang ylang.

O Desinfetante YVY, único natural aprovado pela Anvisa, conta com óleos de Lavanda, uma das flores mais famosas quando se trata de aromaterapia.

Além de você estar limpando a casa com produtos que não prejudicam a sua saúde ou o meio ambiente, você conta com as essências refrescantes e benéficas dos óleos essenciais, que deixarão a sua casa com aromas incríveis, contando com todo o poder que a natureza pode oferecer.

Que tal fazer parte da revolução da limpeza? Conheça os kits YVY agora mesmo!

YVY. Não é limpar. É revolucionar!

Conclusão

Neste texto, pudemos descobrir o que são óleos essenciais e quais as suas funções e benefícios.

Essas substâncias são extraídas das plantas e, portanto, são totalmente naturais!

Os óleos essenciais podem ser usados de forma concentrada na aromaterapia ou utilizados na área cosmética e em produtos de limpeza – como os da YVY!

Suas propriedades são inúmeras! Corpo, mente e até a nossa casa se beneficiam das vantagens dos óleos essenciais.

Existem diferentes essências e cada uma possui suas particularidades, seja para serem usadas como bactericida, anti-inflamatório, repelente, calmante e muitos outros usos!

Quando utilizados da forma correta, os óleos essenciais podem até ajudar a eliminar dores e prevenir contra algumas doenças.

Só benefícios, não é mesmo?

Ainda assim, vale lembrar que ao utilizar o óleo ao natural de forma concentrada, é importante verificar com o fabricante a maneira mais indicada de utilização!

E você já conhecia o que são óleos essenciais? Se a resposta foi positiva, conta pra gente quais os principais usos que você faz da substância. Estamos curiosos!