5S: organize sua casa com essa técnica japonesa!

Chamada 5S: organize sua casa com essa técnica japonesa.

Limpar e manter a casa organizada é um desafio para você? Entao, é muito provável que a técnica dos 5s te ajude!

Um método simples, mas com resultados eficazes, replicáveis e contínuos. Então, separe papel e caneta, faça suas anotações e confira as informações que preparamos para você.

Boa leitura!

patrick perkins 3wylDrjxH E unsplash

O que é o método 5S?

Criado no Japão e conhecido principalmente no meio dos negócios, o método 5s é uma técnica de gerenciamento baseada em cinco princípios que buscam alcançar locais mais organizados, limpos e, consequentemente, mais produtivos.

O principal objetivo da técnica 5s é estabelecer um sistema de melhorias no ambiente como um todo. Por isso, além de ser aplicado em espaços corporativos, pode ser incorporado na rotina de limpeza doméstica.

Ademais, os 5s  seguem o princípio de que as melhorias devem ser consistentes e contínuas, de modo que haverá sempre um ponto a ser trabalhado. Um progresso constante!

  1. Seire: Classificar e descartar

O primeiro S está focado em separar aquilo que é desnecessário e eliminar excessos, liberando mais espaço nos ambientes.

Uma boa dica para eliminar os acúmulos é dedicar 10 minutos de cada dia para separar aquilo que é útil daquilo que não é. Desta forma, você poderá, progressivamente, se desfazer do que sobra.

Nesta etapa, vale categorizar itens para enviá-los à reciclagem, doar ou vender.

A regra é simples: dê espaço na sua casa somente para aquilo que realmente usa.

nathan fertig FBXuXp57eM0 unsplash

  1. Seiton: organizar

Esta etapa centra-se em deixar, de maneira eficiente, cada coisa em seu devido lugar para encontrá-las facilmente quando necessitar.

Assim, tudo aquilo que foi classificado como “necessário” na primeira etapa, deve ser devidamente acomodado em um espaço propício.  

Um exemplo de como aplicar esse S é deixar os itens que são usados frequentemente ao alcance da mão.

Uma das vantagens dessa etapa é otimizar o tempo, dado que ao saber exatamente onde está cada coisa, não é necessário gastar longos minutos em busca do objeto perdido.

  1. Seiso: limpar

Tudo devidamente classificado e em seu lugar? Hora de limpar.

A limpeza é uma etapa fundamental, tanto para criar espaços mais aconchegantes, quanto para evitar problemas de saúde.

No seiso você deve livrar-se de toda a sujeira da casa, como poeira, manchas, pelos, focos de mofo e afins. Por isso, para facilitar o processo, conte com produtos naturais de limpeza.

Além de limparem com eficiência, os produtos ecológicos, como os da YVY Brasil, deixam o aroma agradável dos óleos essenciais pelos cômodos, não causando reações alérgicas ou irritações nas vias respiratórias dos moradores.

becca tapert mDOGXiuVb4M unsplash

  1. Seiketsu: visualizar e padronizar

Após a realização das 3 primeiras fases dos 5s, é preciso visualizar o ambiente e identificar pontos de melhoria.

Neste sentido, você precisa realizar revisões regulares para garantir que não deixou nenhum cômodo da casa de lado.

Revise e garanta que armários, eletrodomésticos, azulejos e utensílios culinários permanecem limpos e organizados.

Para facilitar, crie uma padronização. Estabeleça algumas regras simples que devem ser seguidas por todos os membros da família. Desta forma, conseguirá atingir o objetivo de manter a casa em perfeito estado por mais tempo.

  1. Shitsuke: disciplina

A última etapa do 5s é dedicada à manutenção das outras 4.  Ou seja, não basta seguir o método uma vez, é necessário incorporá-lo na rotina, criar um hábito.

A disciplina é fundamental para evitar que a casa volte a ficar “de pernas pro ar”.

Igualmente, uma vez que cada elemento da sua casa esteja limpo e ordenado, você impulsionará sua sensação de bem-estar, pois ambientes organizados trazem tranquilidade, foco e satisfação.

Agora que você já sabe conhece o método 5s, aprenda outros truques de limpeza acessando o Blog YVY!