Livros na estante: como mantê-los limpos e organizados?

28 03 Livros na estante como mante los organizados e limpos

Quando o assunto é organização dos livros em casa, não há uma regra única. Já que os critérios de categorização são muito pessoais. Por isso, a melhor forma de organizar os exemplares é aquela que respeita as necessidades e hábitos de leitura dos moradores.

Contudo, quando falamos de limpeza dos livros e da estante, há sim métodos que facilitam o processo. E é disso que vamos falar neste artigo. Acompanhe a leitura para saber mais!

 Como limpar a estante de livros?

Para limpar a estante de livros, o primeiro passo é abandonar o uso de espanadores, visto que estes apenas espalham a poeira pelo ar, ao invés de removê-la completamente. Uma ação que, a médio e longo prazo, pode desencadear alergias respiratórias.

O que usar no lugar do espanador? Um pano limpo umedecido com Multiuso YVY, um produto natural, com pH neutro e que não causa danos às superfícies.

Uma vez realizada a limpeza do móvel, basta colocar os livros nas prateleiras outra vez. No entanto, tenha cuidado! Antes de colocar os exemplares de volta, certifique-se de que a estante está completamente seca.

Como manter os livros limpos?

Uma coisa é certa, para manter seus livros em bom estado por mais tempo é necessário realizar uma limpeza periódica, evitando, assim, o acúmulo excessivo de poeira.

Do mesmo modo, a conservação dos livros depende de fatores como a não exposição aos raios solares e à umidade excessiva.

Assim, para limpar os exemplares da estante da sua casa, basta seguir três passos:

  1. Lave bem as mãos, removendo sujeiras ou resquícios de gordura e suor.
  2. Para livros muito empoeirados, conte com o auxílio de um aspirador de pó – na configuração leve. Aspire, com cuidado, a lombada e as bordas das páginas. Dessa forma, você removerá toda a poeira superficial.
  3. Em sequência, passe um pano macio e seco pela capa, contracapa e bordas das páginas, removendo manchas ou sujeiras que não foram aspiradas.

Em caso de livros levemente empoeirados, basta seguir o primeiro e terceiro passo. Ou seja, não é necessário aspirar.

Adicionalmente, é importante que você repita o processo de limpeza em todos os volumes da sua estante, pois, caso um exemplar esteja com a capa ou contracapa suja, o livro ao lado também ficará manchado.

Outra boa dica para conservar a limpeza por mais tempo é deixar a estante em um espaço que não receba corrente direta de ar. Dessa maneira, tanto o móvel como os livros acumularão menos pó.

Atenção: atualmente, muitos livros são produzidos com capas plastificadas, estas, por sua vez, podem ser limpas com um pano levemente umedecido com o Multiuso YVY.

9 formas possíveis de organizar os seus livros

  1. Ordem alfabética dos títulos
  2. Ordem alfabética dos autores
  3. Ordem cronológica
  4. Tamanho
  5. Gênero
  6. Idioma
  7. Cor da capa
  8. Frequência de leitura
  9. Lidos e não lidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 16 =