Nos últimos anos os hábitos e demandas dos consumidores se transformaram. Cada vez mais, as pessoas estão se conscientizando dos impactos que causam na natureza e querem se aliar a marcas que sejam genuinamente responsáveis por aquilo que produzem e, principalmente, por como produzem. Segundo pesquisa da consultoria Mckinsey, a sustentabilidade já é um fator que pesa na decisão de compra dos brasileiros, sendo que 85% dos entrevistados afirmam que se sentem melhor comprando produtos sustentáveis. É nesse contexto que termos como cruelty free surgem. Uma resposta contemporânea aos absurdos testes feitos em animais como coelhos, ratos, macacos e porquinhos-da-índia.
O que significa cruelty free?
Na tradução ao português, cruelty free significa “livre de crueldade”, ou seja, se refere a itens de consumo que não contam com quaisquer tipos de testes em animais durante ou após sua produção. Essas testagens geralmente objetivam verificar o desempenho de uma determinada substância, como, por exemplo, aquelas que compõem produtos cosméticos, de higiene e de limpeza. No entanto, essa “verificação” também significa maus tratos e danos irreversíveis aos animais. Assim como o nome claramente significa: uma crueldade.
Para um produto ser considerado cruelty free, não só é necessário que a marca não faça nenhum tipo de procedimento usando cobaias, como também não compre de fornecedores que o façam. Trata-se, portanto, de uma responsabilidade 360°.
Quer entender melhor como os animais são impactados pelos testes? Assista o curta-metragem “Salve o Ralph”, produzido pela Humane Society International.
Salve O Ralph – Curta com Rodrigo Santoro
Produtos cruelty free são veganos?
Produtos veganos são cruelty free, mas não necessariamente produtos cruelty free são veganos. Isto acontece porque o veganismo envolve uma relação mais profunda com os animais e com a natureza, na qual os itens consumidos não só devem ser livres de testes em cobaias, como também não podem conter nenhum ingrediente de origem animal, como, por exemplo, leite, mel e cera de abelha.
YVY é cruelty free?
Mas, afinal, YVY é cruelty free? Acreditamos que o respeito e o cuidado com a natureza devem ser a base de todas as nossas escolhas e ações. Afinal, cuidar do meio ambiente e limpar a casa sem sujar o planeta é o mínimo. Por isso, todos os nossos produtos de limpeza são cruelty free e veganos! Além disso, não utilizamos nenhum componente sintético ou petroquímico. A natureza nos dá os melhores ingredientes e é a ela que recorremos para criar produtos sustentáveis e genuinamente idealizados para cuidar da saúde do lar, dos moradores e do meio ambiente.