VAI UM DESCONTO AI? Use o cupom SEMPLASTICO para ganhar 15% OFF na sua assinatura YVY

Amônia: entenda os efeitos prejudiciais do uso deste elemento

amônia para limpeza

A amônia é um gás altamente tóxico para a saúde humana e também corrosivo para diversas superfícies.

É por isso que dependendo da sua concentração e da forma que está sendo utilizado, ele pode até causar riscos maiores, como o de explosão.

Já os efeitos do gás na pele, nos olhos e vias respiratórias podem gerar irritação e queimaduras.

Mas se ele é tão prejudicial assim, porque ele ainda é tão utilizado nas indústrias e até em produtos com os quais temos contato próximo, como os de limpeza e os cosméticos?

Bem, existem várias respostas para essa pergunta, mas elas dependem da cada função para as quais ela é utilizada. E não são poucas.

Uma de suas principais funções é atuar como catalisador, ou seja, é uma substância que pode acelerar uma reação química.

A boa notícia é que em algumas ocasiões, como a produção de produtos químicos e cosméticos, já existem soluções que substituem o uso da amônia, tornando o seu uso muito mais seguro para a saúde.

Quer conhecer mais sobre os efeitos prejudiciais deste componente e ainda descobrir produtos de limpeza alternativos a ele?

Então, vamos lá!

O que é e pra que serve a amônia?

Conhecida por muitos brasileiros, a amônia (NH3), também chamada de amoníaco, é um produto químico em forma de gás incolor altamente corrosivo e tóxico.

A maior parte de sua produção é destinada para uso na agricultura em fertilizantes, além de ser comumente usada como um gás de refrigeração, purificação de água, produção de plástico, explosivos, pesticidas, tinturas e em outros produtos químicos.

É importante mencionar que ela está presente em quantidades variadas e para propósitos diferentes no ecossistema.

A partir da decomposição de matérias orgânicas como plantas e animais, é liberado na atmosfera o amoníaco, tornando-a essencial para processos biológicos.

Para propósitos comerciais, a amônia é facilmente encontrada em diversos produtos de limpeza de nível doméstico e industrial.

Por sua característica altamente corrosiva, está presente em desengordurantes, alguns multiusos, tira manchas e outros produtos.

Nos produtos de limpeza doméstica, o composto químico, geralmente, compõem de 5 a 10% do produto. No entanto, é possível encontrar à venda produtos com mais de 20% composto pela substância, aumentando cada vez mais o seu poder corrosivo e intoxicante.

Há relatos dos perigos que ela representa tanto na limpeza doméstica quanto em escala industrial.

Você tem ideia dos efeitos nocivos que ela pode ter na sua saúde ao limpar a casa com produtos absurdamente tóxicos?

Yvy é o novo jeito de limpar sua casa! Nossos produtos possuem fórmula ultraconcentrada com ingredientes naturais, conheça! 

Onde é usada a amônia?

Como vimos, a substância está presente naturalmente na natureza, mas ela também é muito usada como componente de processos químicos.

Inclusive, ela faz parte de diversos processos químicos que são prejudiciais ao meio ambiente.

A oxidação da amônia, por exemplo, faz parte de seu ciclo biogeoquímico, mas os efeitos são prejudiciais, pois contribuem para a produção de gases do efeito estufa.

Quando isso acontece em rios e outros ambientes aquáticos, vemos a morte de peixes e algas e um desequilíbrio no ecossistema local.

Além disso, quando combinada a outros componentes da atmosfera, como o dióxido de enxofre, por exemplo, juntos eles contribuem para a má qualidade do ar e podem até contribuir em fenômenos como a chuva ácida.

Cosméticos

amônia para que serve

Um dos produtos que possuem um cheiro bem forte e característico é a tinta de cabelo.

Entretanto, existem outros produtos cosméticos nos quais ela é utilizada, como em alisamentos e descolorante para os cabelos.

A amônia para cabelo é usada, pois acelera a coloração no caso das tintas e relaxa o fio no alisamento. Entretanto, sua ação acaba maltratando o cabelo, deixando-os ressecados e, em longo prazo, até ocasionando a queda.

Os efeitos que ela pode causar no momento da aplicação são o ataque às vias aéreas, ardência na pele e nos olhos, falta de ar, tosse e queimação.

Produtos de limpeza

A substância é usada nos produtos de limpeza devido ao seu alto poder corrosivo. Por isso, ela é conhecida por ser um bom desengordurante e desincrustante de sujeiras.

O problema é que para a pele e para as vias respiratórias, este produto pode ser tóxico e causar irritação.

O gás liberado pelo componente químico pode causar danos à saúde humana e até dificuldade para respirar. Se misturado com outros produtos, como a água sanitária, por exemplo, o efeito é ainda pior.

Outra característica da substância em produtos de limpeza é que apesar de remover sujeiras e gorduras, a amônia também pode causar problemas nos móveis, tecidos e superfícies nas quais ela seja aplicada.

Isso porque a substância é corrosiva e ela pode reagir mal com algumas superfícies, causando danos e manchas.

Fertilizantes

amônia para limpeza

A amônia é bastante usada em fertilizantes na agricultura há pelo menos 50 anos. Para as plantas, a substância não costuma apresentar riscos quando usada da forma correta.

O fertilizante com amônia é utilizado para reposição de nitrogênio e enxofre dos solos cultivados.

O nitrato de amônio, por exemplo, recebe um tratamento industrial que o torna seguro e estável.

Mas dependendo da finalização da substância, do armazenamento e do contato com outros produtos inflamáveis, ele pode ser explosivo.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incape) garante que a substância é inofensiva a partir do tratamento que recebe e o risco de explosão é baixíssimo.

Plásticos e resinas

A substância também é usada na indústria, como por exemplo, como matéria-prima para fabricação de plásticos e de resina.

Dentro das indústrias, o material deve ser manipulado com cuidado, pois envolve a segurança dos colaboradores.

Perigos da amônia

Nas indústrias, o perigo do contato com a substância se dá por meio do vazamento de gás e inalação do componente tóxico.

Apesar de ter um cheiro bastante forte e característico, para pessoas que têm contato com a amônia diariamente em pequenas quantidades, a liberação do produto em uma quantidade maior acaba passando despercebida.

A própria sensibilidade olfativa é afetada em trabalhadores que têm contato com a substância frequentemente.

Quando o gás é liberado em alta concentração, ocorrem as chances de explosão e os perigos do contato sobre os quais falaremos no próximo tópico.

Mas não é só nas indústrias que pode ocorrer a liberação desse gás corrosivo. Quando entramos em contato com as substâncias, em produtos de limpeza e cosméticos, os mesmos problemas de saúde podem ocorrer.

Apesar da menor quantidade e concentração da substância, não podemos esquecer que o produto é altamente tóxico e prejudicial.

Problemas de saúde

amônia no cabelo

Confira os principais riscos e problemas de saúde que a amônia pode causar quando inalada, ou em contato com olhos e pele.

Inalação

A inalação do componente químico, principalmente em ambientes úmidos, torna a respiração mais pesada do que o oxigênio.

Os efeitos que ela pode causar são os danos ao tecido respiratório, como as vias aéreas, podendo até chegar aos pulmões.

Além disso, a pessoa pode apresentar tosse convulsiva, dor para respirar e até risco de morte em casos mais graves.

Contato com a pele

O contato com a pele pode causar irritação e queimaduras. As alergias que são resultado da substância podem ocasionar ardência e coceira na pele.

Já as queimaduras quando muito extensas também podem levar à morte.

Quando em seu estado líquido, a substância só pode ser encontrada em baixíssimas temperaturas e, por isso, o contato da pele pode causar o congelamento dos membros.

Leia também:  Sulfato e os produtos de limpeza sintéticos

Contato com os olhos

Assim como na pele, a substância nos olhos pode causar irritação, queimaduras e em casos mais graves a cegueira.

O contato com os órgãos da visão deve ser evitado a todo custo, principalmente porque os olhos são extremamente sensíveis a substâncias corrosivas.

Prejudicial ao meio ambiente

A poluição com amônia pode ocasionar ao meio ambiente:

  • liberação de gases do efeito estufa;
  • lixiviação de nutrientes do solo (extração de nutrientes que podem gerar a erosão);
  • morte de peixes e plantas aquáticas;
  • eutrofização (aumento de algas e redução da fotossíntese);
  • contribuição para a formação da chuva ácida.

Já os principais causadores da liberação do componente na atmosfera e nos rios são os processos de combustão.

Eles se originam de atividades como a incineração de resíduos, motores de combustão, a queima de combustíveis fósseis e da biomassa e a fertilização dos solos.

Quais os efeitos da amônia na saúde?

Ao usar um produto tão perigoso para a limpeza doméstica, é importante levar em consideração os efeitos nocivos que esse composto pode causar na nossa saúde e dos nossos familiares.

Quando inalada, ela pode levar a queimação no nariz, garganta e trato respiratório. Em casos mais graves, pode causar edema bronquiolar e alveolar, além de danos às vias aéreas, resultando em dificuldade em respirar ou insuficiência respiratória.

A exposição a baixas concentrações no ar ou em soluções pode também causar irritações rápidas na pele e aos olhos.

Concentrações mais altas podem causar ferimentos graves, como queimaduras. Além disso, podem acarretar danos permanentes aos olhos ou até cegueira, em casos extremos.

Aliás, são muitos os produtos que podem fazer mal a sua saúde quando o assunto é limpeza, um outro exemplo é a água sanitária.

Qual a opção para limpar a casa com segurança?

Ao invés de usar amônia para limpeza e produtos absurdos e altamente tóxicos, que colocarão a sua saúde e a da sua família em risco, que tal optar por alternativas mais responsáveis e naturais?

Os produtos da YVY são 100% seguros, naturais, e possuem o melhor que a tecnologia da natureza pode oferecer, sem falar que os produtos contam com o mínimo de plástico possível.

Nossos ingredientes são todos naturais de origem vegetal e vão te ajudar a cuidar da saúde da sua família e do planeta!

Conheça os principais ingredientes de nossos produtos:

Lava-louças: Água, Terpenos Cítricos, Alquil Poliglicosídeo, Glicerina, Lauril sulfato de sódio, Derivados de álcois laurílicos, Cocoamidopropil betaína, Essência Laranja Doce

Lava Roupas Natural YVY: Água, Terpenos Cítricos, Derivados de álcoois laurílicos, Alquil Amina Etoxilada, Derivado de Amina Graxa, Álcool Etílico, Blend de Enzimas, Essência Ylang Lang;

Limpa pisos YVY: Água, Terpenos Cítricos, Álcool Etílico, Ricinoleato de sódio, Derivados de álcoois laurílicos, Terpeno de Pinho, Peróxido de Hidrogênio, Essência Flores e Sonhos;

Limpeza pesada YVY: Água, Terpenos Cítricos, Derivados de álcoois laurílicos, Alquil Amina Etoxilada, Derivado de Amina Graxa, Essência Laranja Doce;

Desinfetante: Água, Terpenos Cítricos, Alfa Terpineol, Derivados de álcoois laurílicos, Álcool Etílico, Corante Natural, Essência Madeiras Nobres ou Lavanda;

Multiuso: Água, Terpenos Cítricos, Álcool Etílico, Lauril Éter Sulfato de Sódio, Derivados de álcoois laurílicos, Alquil Amina Etoxilada, Corante Natural, Essência Citronela ou Spyce (especiarias).

Venha conhecer #umnovojeitodelimpar.

YVY. Não é limpeza. É revolucionar!

Nossos produtos possuem fórmula ultraconcentrada com ingredientes naturais, conheça! 

Conclusão

Agora que você já sabe para que serve a amônia e o quanto ela é prejudicial à saúde, já pode tentar substituir os produtos que você compra que ainda fazem uso da substância.

Além de causar riscos à saúde, o seu potencial efeito prejudicial pode ser ainda pior se combinado com outras substâncias como o cloro.

Apesar de ser uma substância naturalmente encontrada na natureza, vários processos químicos e industriais causam aumento da liberação da substância.

Dessa forma, a sua liberação causa maior poluição do ar e potencializa o efeito estufa, podendo causar desequilíbrio nos ecossistemas, morte a peixes e algas, desequilíbrio no solo e vários outros problemas.

Já à saúde os efeitos são ardência, irritação na pele e nos olhos, tosse, irritação nas vias aéreas e, em casos mais graves, até a morte.

E você, já conhecia os efeitos prejudiciais da substância para a saúde e para o meio ambiente?

Leia também: Amônia faz mal pra saúde?