Separar o lixo plástico para reciclagem já é rotina de muitos brasileiros, mas, infelizmente, a quantidade de pessoas conscientizadas ainda está longe de ser o suficiente, pois, segundo dados da WWF, das mais de 11 milhões de toneladas de lixo plástico produzidas anualmente no país, apenas 1,3% é reciclada. Um percentual que está 7,7% abaixo da média mundial.
Ao mesmo tempo, os números alarmantes revelam que não se trata apenas de se conscientizar quanto à importância de reciclar os resíduos plásticos, mas também de rever os hábitos de compra e reduzir consideravelmente o consumo. Pensando nisso, separamos 5 dicas práticas de como substituir e evitar o plástico de uso único no cotidiano.
Confira!
Adeus garrafas plásticas
No mundo todo, a cada minuto cerca de 1 milhão de garrafas de plástico são compradas e, posteriormente, descartadas. Um verdadeiro absurdo!
Neste caso, não há dúvidas que a melhor opção é investir em garrafas reutilizáveis, cujo material permita a higienização e, principalmente, que seja térmica – assim a temperatura do líquido se mantém por muito mais tempo.
Ah, e claro: não basta ter a garrafa reutilizável, é necessário criar o hábito de sempre que sair de casa colocá-la na bolsa, assim não haverá necessidade de comprar uma descartável na rua. Ou seja, aqui o maior desafio não está na aquisição da garrafa reutilizável, mas sim no hábito a ser criado.
Ecobags
Na hora de fazer as compras, leve suas próprias bolsas reutilizáveis. Desta forma, não será necessário utilizar as sacolas plásticas descartáveis.
Cada vez mais populares, é possível encontrar ecobags para todos os gostos e estilos. Um investimento necessário para quem deseja dar um passo além na luta pela preservação do meio ambiente.
Compras a granel
Bandejas para frutas, legumes e verduras são realmente necessárias? Acreditamos que não.
Além do plástico utilizado para fechar a bandeja, o isopor também demora cerca de quatro séculos para se decompor. Não vale a pena! Prefira descascar os alimentos e compre a granel.
Da próxima vez que for às compras, leve sua ecobag para guardar as frutas e verduras e evite consumir embalagens plásticas de uso único. A natureza agradece.
Shampoo e condicionador em barra
Substitua as convencionais embalagens de shampoo e condicionador líquidos pelas opções sólidas. Normalmente, além de não contarem com plástico de uso único, esses tipos de cosméticos são elaborados com ingredientes naturais e menos nocivos ao meio ambiente, como os fabricados pela B.O.B, uma startup brasileira que leva a premissa do plastic free (produtos livres de plástico).
Produtos de limpeza ultra concentrados
Aposte nos produtos de limpeza ultra concentrados, eles rendem mais e demandam muito menos plástico, devido a embalagens menores. Além disso, dê preferência às marcas que contam com programa de logística reversa para fazerem a reciclagem das embalagens que produzem, como os produtos naturais e ultra concentrados da YVY.
O meio ambiente precisa de você!
Lembre-se de que os hábitos vão mudando pouco a pouco até virarem rotina. Desta forma, não deixe para amanhã, comece hoje mesmo a revisar quais plásticos de uso único você pode eliminar do seu cotidiano. O meio ambiente precisa da sua ajuda, faça parte da mudança!