Não é novidade que os produtos de limpeza sintéticos estão na lista dos principais vilões quando o assunto é poluição do meio ambiente e impactos à saúde humana. Seja por conta dos componentes químicos altamente nocivos ou pelas embalagens de uso único, os malefícios que geram são grandes e precisam ser imediatamente reduzidos. Como? A gente te conta no artigo de hoje. Confira!
Produtos de limpeza sintéticos e seus impactos
Quando falamos sobre os impactos dos produtos de limpeza sintéticos, é impossível não começar pelo fato de que são altamente prejudiciais à diversas espécies da fauna e da flora. Um exemplo prático? Os detergentes e sabões sintéticos quando chegam aos rios criam uma camada de espuma na superfície que impede a penetração de luz e oxigênio na água, comprometendo o desenvolvimento da vida marítima e favorecendo o fenômeno da eutrofização.
Do mesmo modo, a água quando contaminada por produtos de limpeza sintéticos causa impactos diretos à saúde humana, como doenças e intoxicações – sobretudo se utilizada para a irrigação de alimentos agrícolas.
Por falar em alimento, é sempre importante lembrar que rios e oceanos poluídos – tanto por produtos de limpeza sintéticos quanto por outros agentes petroquímicos – também significam animais aquáticos constantemente expostos a substâncias tóxicas. Ou seja, quem se alimenta de frutos do mar também pode estar exposto a todos esses componentes nocivos.
Impacto em números
Para além dos impactos no ecossistema causados pelos componentes tóxicos utilizados na formulação dos produtos de limpeza sintéticos, não podemos deixar de citar o número absurdo de embalagens de uso único descartadas diariamente no meio ambiente. Estima-se que até 2050 haverá mais plástico nos oceanos do que peixes. Precisamos fazer algo a respeito imediatamente, certo?
Segundo relatório da WWF, o Brasil é o quarto país que mais produz lixo plástico no mundo. Anualmente são mais de 11 milhões de toneladas de embalagens descartadas. E o pior? Deste total, apenas 1,28% são reciclados. Um percentual que faz com que o país ocupe a primeira posição no quesito nações que menos reciclam.
Adicionalmente, de acordo com a Revista Galileu, 75% de todo o plástico produzido até hoje já não tem mais serventia, ou seja, apenas poluem o meio ambiente. Mais um alerta sobre o perigo do plástico de uso único e de uma sociedade em que o descartável ainda predomina.
Como reduzir os impactos?
Para aqueles que desejam reduzir os impactos causados no meio ambiente por conta dos produtos de limpeza sintéticos, além de adotarem hábitos de consumo mais conscientes e ações sustentáveis, a solução é apostar em produtos ecológicos.
Desde 2018, a YVY investe em tecnologia e reúne o melhor da natureza para criar produtos de limpeza 100% naturais, de origem vegetal e de fontes renováveis, com o objetivo de oferecer aos lares uma limpeza altamente eficiente, mas que não prejudique nem a saúde dos moradores, nem a do meio ambiente.
Por meio de um sistema inteligente de cápsulas ultra concentradas retornáveis e embalagens permanentes, os produtos de limpeza YVY dizem adeus aos absurdos da limpeza e abraçam o propósito de um mundo mais sustentável, no qual é totalmente possível limpar a casa sem sujar o planeta.
Quer saber mais? Conheça YVY e faça parte desse novo jeito de estar no mundo, livre de produtos de limpeza sintéticos!