No mês dos pais queremos reforçar a importância da divisão das tarefas domésticas entre os moradores, já que, segundo o IBGE, mulheres dedicam cerca de 10 horas por semana a mais que os homens nas atividades de organização e limpeza da casa. Uma diferença bem grande, né? Assim, para que ninguém fique sobrecarregado e os ambientes sigam sempre limpos e em ordem, separamos algumas dicas que podem te ajudar a dividir de forma equilibrada cada tarefa, contando com a ajuda de todos. Confira!
Quem fica com o quê?
A primeira dica é também o primeiro passo para uma divisão justa das tarefas de limpeza da casa entre pais, mães e filhos. Quem vai varrer os quartos? Quem vai tirar o pó e colocar o lixo para fora? Quais tarefas são diárias, semanais e mensais? Conversem e estabeleçam, juntos, quem ficará responsável por cada atividade. Aqui vale até mesmo respeitar as preferências individuais, por exemplo, se você gosta mais de lavar o banheiro do que limpar o quintal, adicione esta tarefa na sua listinha de responsabilidades e deixe a outra para outro morador. Lembre-se, não existe tarefa doméstica que é para homem ou para mulher, todo mundo pode contribuir!
Por isso, use sempre do diálogo para encontrar pontos de acordo e tomar decisões em conjunto. É como diz o ditado popular: “o combinado não sai caro”. A comunicação clara e sincera é a chave!
Revezamento de tarefas domésticas
E quando ninguém gosta de lavar a louça? De limpar os azulejos ou até mesmo de organizar os armários? Neste caso, o melhor caminho é fazer um rodízio semanal das tarefas domésticas. Assim, ninguém fica sobrecarregado com aquelas atividades consideradas desgastantes e a limpeza da casa fica sempre em dia.
Lembre-se de ser flexível e compreensivo(a), se hoje outro morador preparou as refeições, lave as louças – mesmo que essa não seja sua tarefa do dia. Além disso, ajude a manter os ambientes sempre organizados – estenda a toalha após o banho, coloque a roupa suja no cesto, não deixe calçados espalhados pela casa, troque o rolo do papel higiênico ou do papel toalha quando acabarem, abasteça os potes de açúcar, café, sal e etc.
Planejamento semanal
Você prefere fazer a limpeza da casa em um único dia da semana ou dividi-la em pequenas tarefas ao longo dos dias? Quais serão esses dias? Revise a rotina de cada morador e estabeleça um calendário semanal ou mensal com as tarefas domésticas que precisam ser executadas naquele período de tempo por cada um, como, por exemplo, limpar o banheiro, varrer ou aspirar os cômodos, lavar as roupas, limpar as janelas, regar as plantas e higienizar os eletrodomésticos e superfícies. Anote em uma agenda ou em uma folha avulsa e deixe em um local onde todos tenham acesso.
Aprendizado em conjunto
Não sabe como usar a máquina de lavar? Não entende qual produto de limpeza utilizar em cada ambiente da casa? Peça ajuda. A divisão das tarefas domésticas também pode levar a divisão de saberes, compartilhe suas habilidades e conhecimentos com os outros moradores e, da mesma forma, aprenda com eles novas técnicas de limpeza e organização.
Um gesto de amor
A divisão das tarefas domésticas não só é essencial para criar um equilíbrio e bem-estar entre todos da casa, como também é um gesto de amor e cuidado pelo outro. Já que desta forma todos conseguem ter tempo livre para descansar ou dedicar a outras atividades e não apenas aos afazeres domésticos.
Como têm sido a divisão de tarefas domésticas no seu lar?