Consumo Consciente no Dia do Consumidor: 06 caminhos

O dia 15 de março é mais comumente conhecido como Dia Internacional do Direito do Consumidor. Na prática, é o Dia do Consumidor e chovem promoções nessa data ganha que cada vez mais relevância com o crescimento do comércio eletrônico. Na sua origem a data remete ao presidente norte-americano John Kennedy, que defendeu a importância do direito à segurança, à informação e à escolha.

Na YVY, você já sabe, jogamos limpo com os consumidores e com o planeta. A gente acredita na importância de ajudar o consumidor a refletir antes de realizar qualquer consumo, todos os dias. Afinal, você precisa mesmo disso? Qual o impacto que esse produto tem no planeta?

Somos do time que acha que não dá mais pra limpar a casa e sujar o planeta. Para nós, ser sustentável é o mínimo. Nossas fórmulas ultra concentradas em cápsula são de ingredientes naturais e não causam mal para o planeta.

Sabendo que o dia do consumidor está aí bora falar mais sobre consumo e sobre o que  se perguntar antes de comprar?

Fomos consultar os conteúdos do Akatu, que é especialista em consumo consciente há muitos anos, e trouxemos aqui para o blog as perguntas que eles nos ensinaram a fazer para um consumo mais limpo e consciente;

Partiu dicas para uma limpeza eficiente, econômica e natural? Separamos algumas reflexões especiais nesse quesito que conhecemos bem afinal, queremos desejar um feliz dia do consumidor para quem está nesse movimento de mudança por uma terra sem males, como (e com) a YVY!

  1. Por que comprar no dia do Consumidor?

Em dia de chuva de promoção – nessa data comercial que é o dia do consumidor, é mais um dia em que as promoções chovem mesmo-  escolher o que comprar é sempre a maior dificuldade. A gente recebe milhões de ofertas e acaba comprando um monte de coisa que nem precisava. Tá bom que as datas comemorativas do comércio nos ajudam a encontrar preços melhores, mas essa é a hora de segurar o impulso e avaliar se essa propaganda de fato oferece um benefício real.

Quando se fala de limpeza, todo mundo sabe que é fundamental cuidar de saúde e da higiene de casa, certo? Então escolha bem o volume de produtos que você é levado a comprar, e pense se eles de fato cuidam da sua saúde e da saúde da sua família.

  1. O que comprar?

Já que não dá para comprar por comprar, pense bem   se precisar mesmo de tanta coisa! As informações e propagandas chegam sem parar até todo mundo, e não só no dia do consumidor. Se você é do tipo de pessoa que deixa aquela listinha fácil para lembrar o que de fato precisa comprar, você escapa das artimanhas que instigam você à consumir, consumir, consumir. A gente a-do-ra uma listinha de compra!

Cada vez mais, o espaço que temos em casa é menor, então na hora da limpeza a pergunta é: por que ficar enchendo eles de embalagens plásticas? Ah, por aqui nós preferimos comprar produtos que ocupem o menor espaço e nos ajudem a otimizar nosso tempo! Bom, vale dizer que aqui é hora de pensar na quantidade mas também na qualidade, né? Não vá cair em qualquer pegadinha, então faça uma limpa nesse monte de propaganda e escolha apenas o que for mesmo eficiente para sua vida.

  1. Como devo escolher o que comprar no dia do consumidor?

A gente vai ter que falar de sacolinha de plástico? Ainda faz sentido comprar itens que vem com um monte de embalagem? E sair de casa para pegar filas enormes toda a semana? A YVY deu adeus às filas gigantescas na hora de comprar, para nós toda economia importa, inclusive a de combustível e estacionamento.. O planeta agradece que você produza menos CO2 também, né?

Priorize nas suas escolhas, todos os dias e não só no dia do consumidor, as marcas que se relacionam diretamente com clientes e evite intermediadores, assim você compra evitando um monte de desperdício ao longo do seu consumo, sendo mais jogo limpo e consciente!

Com YVY é assim mesmo, já que dá pra comprar sem sair de casa, garantindo que a entrega seja responsável e com mais eficiência energética.

Vai sair de casa, tenta ir de transporte público ou bike. Agora, tem que ir de carro, tenta dividir a viagem com alguém e prioriza combustível de fonte renovável.

  1. Como escolher de quem comprar no dia do consumidor?

É muito importante avaliar quem vende. Como essa empresa cuida dos seus empregados? Ela olha para os objetivos de desenvolvimento sustentáveis da ONU? É uma empresa que se preocupa em ser mais responsável e também ajuda você a ser mais responsável e consciente?  Sugerimos essa premissa para você, todos os dias, e não só no dia do consumidor: fuja dos gigantes globais, evite trabalho escravo e mal remunerado! Olhar as marcas importa!

  1. Como usar?

O produto ou serviço que você quer comprar, te ajuda a tornar o mundo um lugar melhor? Você vai ter que ficar trocando e contando com a assistência técnica por que o produto é ruim?  Temos umas dicas fundamentais, pergunte-se: o produto faz bem pra sua saúde ou para o planeta? Bora ser econômico, usar a medida necessária, ler bem o material da empresa que produz e aprender a usar da forma correta para que o produto tenha uma longa vida.

  1. Como descartar?

Você sabe o que é logística reversa? É quando a empresa que vendou o produto te ajuda a realizar o descarte do que ela te vendeu. Além da logística reversa, vale sempre avaliar: quanto lixo isso que estou comprando produz? Preciso dessa embalagem? Existem opções mais sustentáveis para este mesmo produto? Posso produzir menos lixo? Se você não conseguiu optar nenhuma destas alternativas o ideal é se responsabilizar o produtor pelo melhor descarte.

Evite lixo desnecessário, evite a contaminação invisível, o plástico de uso único ou materiais de fontes não renováveis!

E aí, gostou das dicas que demos para você ser mais consciente no dia do consumidor?! Avante, defenda seus direitos e escolha com cuidado! Quer saber conheça 12 princípios do consumo consciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =