VAI UM DESCONTO AI? Use o cupom SEMPLASTICO para ganhar 15% OFF na sua assinatura YVY

Crianças na limpeza da casa: como incluir de forma saudável?

Chamada Crianças na limpeza da casa: como incluí-las de forma saudável? Ao fundo, imagem de uma mãe passando pano no chão da casa junto a sua filha.

Quer incluir as crianças na rotina de limpeza da sua casa, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe, no blog de hoje explicamos como os pequenos podem contribuir com as tarefas do dia a dia, quais as faixas etárias recomendadas para cada tipo de atividade doméstica e como garantir uma limpeza segura. Confira!

Cuidado! Você está sendo observado

Você provavelmente já ouviu a frase: “crianças aprendem observando”. Mas, o que isso significa? Bem, as crianças aprendem pelo exemplo e, a partir daquilo que veem, criam referências que moldam seus comportamentos e atitudes.

Dessa forma, o primeiro passo para incluir os pequenos na limpeza e organização da casa é atuando. Em outras palavras, seja um exemplo a ser copiado!

Trabalho em equipe e [muita] paciência

Incluir as crianças nas atividades domésticas é um passo importante e, sempre que possível, deve ser incentivado desde cedo. Assim, os pequenos moradores poderão desenvolver valores importantes, como o senso de colaboração, pertencimento, comprometimento, autonomia e disciplina.

Além disso, ao incluir as crianças nas tarefas domésticas, você possibilita que elas aprendam novas habilidades e desenvolvam consciência coletiva. Um aprendizado que vale para toda a vida!

Contudo, para que esse processo de inclusão seja o mais saudável possível, é preciso respeitar as faixas etárias das crianças, assim como entender que se trata de um trabalho em equipe.

Por isso, tenha paciência. Ensine, de forma simples e lúdica, como as crianças podem realizar as tarefas, ajude-as durante as primeiras vezes e esteja por perto para supervisionar quando elas realizarem sozinhas.

Desse modo, aos poucos as crianças conseguirão criar um ritmo e integrar as atividades domésticas em suas rotinas.

Adicionalmente, incentive os pequenos a darem um passo de cada vez e a apreciarem o resultado da atividade realizada. Valorize cada etapa e reforce que as tarefas desempenhadas contribuem com toda a casa.

Faça com que as crianças se sintam parte da equipe!

 Para cada atividade uma faixa etária

Sim, pode parecer óbvio, mas é preciso reforçar: para cada tarefa doméstica, existe uma idade recomendada. Essa classificação é fundamental, pois respeita as capacidades físicas e cognitivas das crianças.

Abaixo separamos alguns exemplos práticos de tarefas domésticas que podem ser desempenhadas de acordo com a faixa etária. Dá só uma olhada!

  • 2 a 3 anos: guardar os brinquedos e sapatos, colocar a roupa suja no cesto;
  • 4 a 5 anos: arrumar a cama, ajudar a alimentar o pet, levar o prato até a pia;
  • 6 a 7 anos: dobrar e guardar as roupas, regar as plantas, separar a roupa por cor, recolher folhas do quintal;
  • 8 a 9 anos: varrer o quarto, lavar e guardar a louça, trocar a roupa de cama, limpar os móveis;
  • 10 a 11 anos: preparar lanches rápidos, colocar e recolher a roupa do varal, colocar o lixo para fora;
  • 12 a 13: limpar o banheiro, preparar pequenas refeições, passar pano no chão, por a roupa para lavar.

Ah! E não se esqueça, para garantir que as crianças  realizem a limpeza com segurança, priorize o uso de produtos naturais. Com pH neutro e ingredientes de fontes vegetais, essa categoria de produto é  hipoalergênica e não causa irritações. Um cuidado a mais para proteger quem você ama!