VAI UM DESCONTO AI? Use o cupom SEMPLASTICO para ganhar 15% OFF na sua assinatura YVY

Cruelty Free: por que fazer parte do movimento?

Se levar um estilo de vida mais consciente faz parte das suas metas, conhecer e apoiar o movimento Cruelty Free precisa estar na sua lista de novos hábitos. Acesse!

Você sabe o que significa ser Cruelty Free? Adotar hábitos mais sustentáveis faz parte das suas metas? Quer investir em um consumo mais consciente e responsável? Então, você precisa conhecer a importância do movimento livre de crueldade!

Acompanhe a leitura que preparamos para você e descubra algumas informações-chave sobre o tema!

Cruelty Free: movimento para o bem estar e qualidade de vida dos animais.
Cruelty Free: movimento para o bem estar e qualidade de vida dos animais.

O que é Cruelty Free?

Antes de falarmos um pouco mais sobre o porquê fazer parte do movimento Cruelty Free, é importante definirmos este termo. Então, anota aí!

Em português, Cruelty Free significa “livre de crueldade” e faz referência a itens de consumo que não se valem de quaisquer tipos de testes em animais durante ou após sua produção.

Mas, vale estar atento! Para um produto ser realmente considerado “livre de crueldade” a marca, além de não usar cobaias, não deve comprar matéria-prima de fornecedores que testam produtos em animais.

Em outras palavras, toda a cadeia de produção deve ser livre de maus-tratos!

 Cruelty Free = Vegano?

Você saberia dizer se todo produto livre de crueldade é vegano?

Se não souber a resposta, tudo bem, a gente te explica!

É regra: todo produto vegano é Cruelty Free. No entanto, nem todo produto livre de testes em animais é vegano.

O que isso significa? Bem, o veganismo envolve uma relação mais profunda com a natureza e, consequentemente, os itens consumidos devem estar livres de testes em cobaias e de ingrediente de origem animal.

Por outro lado, uma empresa pode fabricar produtos e não usar cobaia, mas, ainda assim, utilizar ingredientes de origem animal, como o leite e a cera de abelha. Ficou mais claro agora?

Um novo hábito começa com um primeiro passo. Conheça YVY!
Um novo hábito começa com um primeiro passo. Conheça YVY!

 Por que escolher produtos Cruelty Free?

Os experimentos com animais, infelizmente, ainda são uma prática comum, sobretudo na indústria de cosméticos e produtos de higiene.

Segundo a organização Cruelty Free International, só em 2015,  mais de 190 milhões de animais foram usados ​​para fins científicos, dentre os quais cachorros, macacos, coelhos, porcos e gatos.

Além disso, de acordo com o levantamento realizado pela organização, o Brasil está na lista dos top 10 países que mais realizam testes em cobaias, ficando atrás apenas de nações como: China, Japão, Estados Unidos, Reino Unido e Canadá.

A missão do movimento Cruelty Free é justamente evitar que animais sofram e até mesmo morram em laboratórios ao redor do mundo, assim como conscientizar a população e estimular que empresas de diferentes setores busquem métodos alternativos de testagem.

Nesse sentido, todos podem e devem fazer parte do movimento! E, para te ajudar nesse processo, separamos 3 dicas de como fazer escolhas mais conscientes na hora de decidir qual produto levar para casa. Dá só uma olhada!

  1. Busque o selo Cruelty Free: os produtos que não se valem de testes em animais, em sua grande maioria, levam um selo em suas embalagens (normalmente ilustrado com um ícone de coelho) ou trazem essa informação em seus sites institucionais.
  2. Contraste opções: a marca que você gostaria de consumir faz testes em animais? Busque opções alternativas! Felizmente, há cada vez mais empresas sustentáveis surgindo no mercado brasileiro, principalmente quando falamos de cosméticos e produtos de cuidados com o lar.
  3. Se for vegano, melhor: aproveite o seu processo de pesquisa e verifique se as marcas disponíveis também são veganas, assim você une o útil ao agradável e desenvolve um consumo ainda mais ecológico e ambientalmente responsável.
YVY é cruelty free e vegana!
YVY é cruelty free e vegana!

 YVY é Cruelty Free?

Se você já se perguntou se os produtos YVY são Cruelty Free, mas não encontrou a resposta, aqui vai: sim, todos os nossos produtos são fabricados sem testes em animais.

Acreditamos que o respeito com a natureza é um valor inegociável e, por isso, além de sermos Cruelty Free, não utilizamos nenhum componente sintético ou petroquímico em nossos produtos. Um cuidado genuíno com a saúde das pessoas, dos animais e do planeta!

Quer saber mais sobre nossos valores? Acesse e conheça um novo jeito de limpar a casa!

Você também pode gostar de ler...