Dia do Consumidor: principais tendências de consumo consciente

Para além das promoções da famosa Black Friday, no mês de novembro, o calendário anual do varejo conta com uma outra data especial cheia de ofertas e oportunidades: o Dia do Consumidor. É no dia 15 de março que muitas empresas colocam em jogo seus melhores descontos, buscando atrair consumidores de diferentes perfis, uma estratégia que tem dado cada vez mais certo. Em 2019, por exemplo, o volume total de vendas realizadas no Dia do Consumidor foi 76,5% maior do que a média dos outros dias do primeiro trimestre do ano.

Como tudo começou

Apesar do Dia do Consumidor ser uma boa ocasião para comprar aquele item que você tanto desejava e encontrar boas ofertas, a data foi criada para lembrar e reforçar os direitos do consumidor, tendo origem nos Estados Unidos, no ano de 1962, sob orientações do presidente John Kennedy. Porém, apenas em 1985 foi reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) como um dia internacional, no qual reafirma-se os direitos fundamentais do consumidor, dentre os quais: o direito à informação, o direito à escolha e o direito a ser ouvido.

No Brasil, desde 1991 os consumidores são protegidos pela Lei nº 8.078, o Código de Direitos do Consumidor, que além de regulamentar pontos relacionados a toda a jornada de compra, como proteção contra publicidade enganosa, ainda conta com o apoio do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), um órgão da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos que tem por missão informar, orientar e defender os consumidores brasileiros, mediando situações de conflito entre fornecedores e compradores.

Principais tendências

Agora que você já sabe como surgiu o Dia do Consumidor, conheça as principais tendências de consumo, para aproveitar esse dia 15 de maneira mais consciente e assertiva, sempre com foco na qualidade de vida e no bem-estar.

 

  • De olho na alimentação: um levantamento da Hibou, empresa de pesquisa de mercado, revelou que 67% dos brasileiros dizem possuir uma alimentação saudável, mas querem melhorar ainda mais, consumindo menos produtos nocivos à saúde. Adicionalmente, estudos da Nielsen apontam que cerca de 55% da população reduziu o consumo de itens como sal, gordura e açúcar. Por isso, empresas que investem no segmento de soluções alimentares mais saudáveis e orgânicas, tendem a ganhar maior relevância no mercado.

 

  • Músculos em ação: A prática de exercícios físicos também faz parte das tendências de consumo dos brasileiros, já que a indústria fitness se reinventou e já não é mais necessário frequentar apenas academias para levar um estilo de vida mais saudável. As opções para colocar os músculos em movimento perpassam diferentes ambientes físicos, formatos e modalidades, além de contar com distintas faixas de preço, possibilitando que consumidores de variados perfis tenham acesso. Nesse sentido, além dos novos espaços reservados para atividades físicas e das novas soluções de suplementos e alimentos, há ainda empresas que investem em aplicativos e aulas online, para que o público possa praticar exercícios em casa – uma tendência que se intensificou durante o período de isolamento social, como consequência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

 

  • Beleza natural: A indústria cosmética com o decorrer dos anos tem se transformado e está cada vez mais natural e acessível. Seguindo a demanda dos consumidores por produtos orgânicos e sustentáveis, já é possível encontrar cosméticos nacionais veganos, naturais e livres de componentes que recorrentemente causam reações alérgicas. Ademais, há um maior foco e preocupação com a diversidade, produzindo-se, por exemplo, itens de maquiagem para diferentes tonalidades de pele.

 

  • Clubes de assinatura: as assinaturas de produtos e serviços estão entre as tendências e preferências do consumidor, um mercado que já movimenta mais de 1 bilhão de reais no Brasil e, segundo artigo da Vindi, em 2023 aproximadamente 75% das empresas oferecerão assinaturas como uma das opções de venda. Uma tendência que já é seguida pela YVY desde sua fundação, uma vez que a startup oferece assinatura de produtos naturais de limpeza para que o consumidor receba os produtos desejados recorrentemente na comodidade do lar.

Quer descobrir como YVY pode te ajudar a transformar a sua vida com a limpeza natural? Conheça os produtos de limpeza naturais!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + quatro =