A limpeza do banheiro é essencial para qualquer casa. Agradável ao olfato e aos olhos, a limpeza proporciona aos ambientes domésticos uma atmosfera de saúde e satisfação. Afinal, quem não gosta de chegar em casa sentir o “cheirinho de limpeza”? Não é por acaso que usamos a expressão para exaltar uma boa faxina no cômodo.

Tem aqueles que até acham um pecado colocar os pés no chão limpo, debruçar os cotovelos nos móveis, usar a cozinha e banheiro depois de uma super limpeza. Fato é que a cozinha e o banheiro de uma casa necessitam de uma higienização constante, por se constituírem de ambientes em que há maior probabilidade dos chamados inimigos da limpeza (e da saúde): insetos, fungos, germes, bactérias etc.

Pensando nisso, resolvemos esclarecer algumas dúvidas comuns sobre a limpeza de banheiro. Este espaço da casa que nos é de grande utilidade o tempo inteiro. A higienização total deste ambiente, o cuidado constante e a manutenção dessa limpeza são temas importantes aqui tratados. Leia mais a seguir!

Tenha cuidado com os produtos na limpeza de banheiro

Estar em ambientes que recendem à higiene é o cuidado que se deve ter para com a família e todos que os visitem. A atividade doméstica consiste em ocupação constante para que a casa esteja limpa e torne-se sempre um lugar agradável. Entretanto, não deve ser tarefa desconfortável, pelo contrário, que seja prazerosa cujos resultados beneficiam a todos da casa – motivo pelo qual constitui em responsabilidade de todos que puderem executá-la.

A limpeza de banheiro, por exemplo, deve ser constante e minuciosa e algumas partes necessitam de ação mais criteriosa no uso da água, do sabão e dos demais produtos de higiene. O mercado oferece uma infinidade de produtos para limpeza em geral da casa e de seus ambientes. Há muita propaganda para mostrar a eficiência de determinados produtos, evidenciando o poder da limpeza através dos seus químicos e a quantidade de fragrância.

Muitos desses preparados químicos, no entanto, são nocivos à saúde das pessoas e agridem de maneira desmedida o meio ambiente. Além das alergias mais comuns, certos produtos industrializados, vendidos nos supermercados e mercearias, contêm substâncias tóxicas que causam irritação na pele, ardência nos olhos e outras situações mais graves, em pessoas, plantas e animais.

Muitos deles são feitos à base de amônia, soda cáustica, bórax, ácido clorídrico e formaldeído, claramente prejudiciais à saúde. Essas composições químicas estão presentes em sabonetes, desinfetantes, desengordurantes, detergentes, perfumes e desodorizadores para ambientes, fartamente utilizados na hora da limpeza dos espaços domésticos.

Limpeza do banheiro eficiente e agradável

A limpeza de banheiro não deve ser tratada como uma tarefa complicada, desagradável e, muito menos, uma atividade impossível de se realizar. Por mais que o banheiro seja uma área com a propensão a estar suja, a limpeza não precisa ser necessariamente algo de extrema dificuldade. Tenha à mão objetos como: balde, vassoura, pano de chão, escova, bucha macia, esponja de aço, rodo e os produtos para desinfecção, de preferência os naturais, que proporcionam mais saúde e bem-estar à sua família.

A limpeza de banheiro deve ser iniciada com a retirada de todo os objetos móveis próprios deste ambiente, como toalhas, tapetes, papel higiênico, escovas de dentes, sabonetes, xampus, cremes, pasta dental, saboneteiras, buchas de banho etc. A limpeza deve começar pelo espaço do banho, no box, com um cuidado especial para a parte de baixo, onde se acumulam gordura e fungos.

Neste ponto podem ser utilizados os produtos de higiene biodegradáveis diluídos em água e, claro, escovas, pano e vassoura dura para tirar a sujeira do piso, dos ralinhos, das torneiras e das paredes. Na parte dos vasos, pias, armários, porta-toalhas, porta-papel higiênico, recomenda-se também a utilização de detergentes, desinfetantes naturais e álcool, além das escovas apropriadas, esponjas e vassoura para o piso e azulejos. Feito isso, o pano de chão, lavado em água e desinfetante, deve ser passado em todo o piso do ambiente. Por fim, os objetos móveis devem ser recolocados.

Frequência da limpeza

A limpeza mais pesada deve ocorrer semanalmente, mas a manutenção do banheiro deve ser diária. Essa manutenção ocorre com o recolhimento do lixo, desinfecção do vaso sanitário, bem como da pia, onde se lavam as mãos e se escovam os dentes frequentemente.

A pessoa responsável pela faxina geral do banheiro que se preocupa com a sua saúde e das pessoas que convive pode utilizar os produtos de limpeza naturais e biodegradáveis, que são fabricados com matérias-primas 100% naturais, que não afetam a saúde de pessoas e animais, não prejudicam o meio ambiente e nem poluem a natureza.

A limpeza natural, além de serem altamente eficientes, não faz uso de compostos de petróleo e outras substâncias químicas, que acabam agredindo a natureza e dificultando a degradação desses materiais. Sem contar que os produtos naturais não contém cheiro forte e artificial, como acontece com os preparados industrializados.

Espero que tenha gostado das dicas de hoje e até a próxima!