VAI UM DESCONTO AI? Use o cupom SEMPLASTICO para ganhar 15% OFF na sua assinatura YVY

Dicas para diminuir o plástico da sua rotina

Chamado Dicas para diminuir o plástico da sua rotina. Ao fundo, imagem dos braços de uma boneca de plástico.

Metade do plástico que usamos diariamente é de uso único, como embalagens de bebidas, alimentos e de produtos cosméticos. Segundo a organização não governamental WWF, o plástico que manuseamos e descartamos em questão de minutos demora mais de 450 anos para se decompor no meio ambiente.

Deste modo, reduzir o uso de plástico  não é só uma necessidade de consumo consciente, mas também uma medida para mitigar os impactos a longo prazo na natureza. Por isso, para te ajudar a diminuir o uso deste material, altamente nocivo à saúde humana e do meio ambiente, e substituí-lo por opções que sejam mais sustentáveis ou reutilizáveis, preparamos este artigo com algumas dicas práticas. Confira!

Menos plástico na cozinha 

Em muitas casas a cozinha é o local onde mais se concentram os plásticos de uso único, já que estes são comumente utilizados na fabricação de embalagens para alimentos.

Nestes casos, a melhor alternativa é comprar alimentos a granel, como frutas, legumes, grãos e temperos. Além disso, para embalar itens alimentícios, uma dica de ouro é trocar o plástico filme (filme de pvc) por papel ou tecido encerado, opções bem mais sustentáveis.

Não se esqueça: ao ir às compras, leve sacolas de pano para evitar o uso das versões plásticas.

Menos plástico no banheiro

Na hora de escolher os produtos de higiene e cosméticos, como sabonetes e condicionadores, prefira as versões em barra, cujas embalagens são de papel. Outra opção possível, é investir em produtos de refil, de modo a consumir ainda menos plástico no dia a dia.

Menos plástico nas celebrações

Substitua os balões nas festas por decorações que possam ser reutilizadas, como, por exemplo, bandeirinhas de papel reciclado e cordões de luzes. Adicionalmente, abandone o uso de itens descartáveis como copos e talheres. Utilize, sempre que possível, materiais que possam ser lavados, armazenados e utilizados em outro momento.

Menos plástico na limpeza

Use esponjas vegetais para lavar a louça, detergentes ecológicos e produtos de limpeza naturais para limpar a casa, evitando que componentes petroquímicos acabem nos rios e mares.

Adicionalmente, dê preferência às opções concentradas, elas não só usam menos plástico nas embalagens dos produtos, como também são feitas com o uso racional da água, sem desperdícios.

Sabemos que, infelizmente, muitos produtos essenciais usam plástico em alguma medida. Assim, para os casos em que não é possível substituir, a opção é reciclar. Confira o nosso artigo sobre o tema e saiba como separar o lixo doméstico de maneira correta!