Entenda os símbolos nas etiquetas das roupas e saiba como lavar

Chamado O que significa os simbolos das etiquetas das roupas?

Para além da indicação do tamanho da peça, já se perguntou o que significa todos aqueles símbolos impressos nas etiquetas das roupas, lençóis e toalhas? Uma dica: instruções de uso que te ajudarão a manter os tecidos em bom estado por muito mais tempo.

Confira o que significa cada símbolo e saiba qual a melhor maneira de limpar cada tipo de roupa.

Lavagem com água

O símbolo de uma bacia com água é comum nas etiquetas, mas você sabe o que ele significa? Basicamente, a representação icônica indica que aquele tecido pode ser lavado normalmente na máquina e em qualquer ciclo. Mas, é preciso atentar-se às variações simbólicas:

  • Bacia com um traço embaixo: lavar no ciclo delicado;
  • Bacia com dois traços embaixo: lavar no ciclo delicado e não torcer;
  • Bacia com o número 40: não lavar em temperatura superior a 40ºC. O mesmo ocorre com os números 50 e 60;
  • Bacia com a mão dentro: lavagem manual;
  • Bacia com um “X”: não molhar.

Lavagem a seco

Quando as etiquetas das roupas contam com o símbolo de um círculo significa que aquele determinado tecido precisa ser lavado a seco. Por outro lado, caso haja um “Xdentro do círculo, a indicação é oposta: a roupa não deve ser lavada a seco.

Alvejantes

O símbolo de triângulo representa os cuidados a serem tomados em relação aos alvejantes. Quando há apenas o triângulo, é permitido o uso de alvejantes. Caso dentro do triângulo esteja o “X”, uso proibido.

Secagem

As instruções de secagem são representadas nas etiquetas com o ícone de quadrado. Quando há, no centro do quadrado, um traço na horizontal (-) significa que a secagem deve ser feita neste sentido. Já quando há três traços na vertical (III) a instrução é deixar que a roupa seque por gotejamento.

Se há, na parte superior do quadrado, um risco curvado, a secagem pode ser feita no varal. Mas, se o símbolo dentro do quadrado for um círculo, é preferível secar a roupa na centrífuga ou na máquina.

Em contrapartida, se o “X” está presente, a secagem mecânica não é recomendada.

Ferro de passar

Para conhecer a maneira adequada de passar determinado tecido, a dica é se atentar ao ícone de ferro presente nas etiquetas. Quando no centro do ferro de passar há apenas um pontinho, aconselha-se que a temperatura máxima seja de 100ºC.

Para as etiquetas que contam com dois pontinhos no centro do ferro, a temperatura utilizada deve ser de até 150ºC. Por fim, caso sejam três pontinhos, a temperatura pode alcançar os 200ºC.

Vale lembrar que, em caso de um “X” em cima do ícone de passar, o significado é apenas um: não utilizar o ferro.

Como lavar roupas com YVY?

Agora que você já sabe como interpretar os símbolos das etiquetas das suas roupas, confira o passo a passo para usar o Lava Roupas Natural YVY e preserve a qualidade dos tecidos por mais tempo.

Passo 1: despeje o conteúdo da cápsula diretamente no dispenser da máquina. Uma cápsula lava até 16kg, então, se você for lavar menos roupa, dose a quantidade e armazene o restante do produto para uma próxima lavagem.

Passo 2: deixe a máquina trabalhar. Afinal, o Lava Roupas YVY dispensa o uso de amaciantes e deixa um aroma suave nas roupas, preservando a fibra de todos os tipos de tecidos.