Gastos com produtos de limpeza: como planejar?

Chamada Gastos com produtos de limpeza: como planejar? Ao fundo, imagem de duas pessoas sentadas em uma mesa, escrevendo.

Produtos de limpeza são itens indispensáveis na despensa de qualquer casa. Afinal, limpar os ambientes domésticos é também cuidar e proteger a saúde dos moradores. Mas, sem um bom planejamento, no final do mês esses produtos podem pesar no bolso.

A boa notícia é que é possível economizar e controlar os gastos com produtos de limpeza, basta seguir algumas dicas valiosas. Quais? A gente te conta neste artigo.

Confira!

Como economizar produtos de limpeza?

Para controlar os gastos com produtos de limpeza, o primeiro passo é entender como economizar no consumo, assim, consequentemente, será necessário comprar cada vez menos produtos.

Abaixo você confere 4 pontos de atenção que te ajudarão a economizar em produtos de limpeza desde o momento da compra até o uso diário. Dá uma olhada:

  1. Crie uma lista com os produtos de limpeza [realmente] necessários: liste quais são os produtos usados na sua casa e qual a quantidade aproximada de uso, considerando o ritmo de vida da sua família.

Pergunta de ouro: você realmente precisa de um produto específico para cada superfície ou um bom multiuso já seria suficiente? Investir em produtos eficientes e capazes de limpar diferentes itens, é o primeiro passo para cortar gastos.

Para saber qual a aplicação de determinado produto de limpeza, leia o rótulo e identifique tanto o modo de uso, quanto a composição.

  1. Não faça estoque: antes de ir às compras, verifique quais produtos de limpeza você ainda tem armazenados. Em seguida, liste apenas os que faltam. Deste modo, você não corre o risco de voltar para casa com mais produtos do que deveria e não cria um estoque desnecessário.

Adicionalmente, fique de olho na validade dos produtos adquiridos. Os mais antigos devem sempre ser usados primeiro.

  1. Invista em concentrados: produtos de limpeza concentrados rendem mais e ajudam na hora de reduzir os gastos. No entanto, para que a economia aconteça, é necessário seguir as instruções de diluição estabelecidas pelo fabricante.
  2. Utilize borrifadores: coloque os produtos de limpeza em frascos borrifadores, deste modo você não só controla a quantidade de líquido que

sai e evita desperdício, como também diminui as chances de causar manchas nas superfícies. Ademais, os frascos são reutilizáveis e, neste sentido, você pode passar a comprar apenas o refil dos, economizando ainda mais.

Por outro lado, como nem todo produto de limpeza pode ser utilizado em um borrifador spray, uma boa opção é utilizar também a válvula pump, especialmente para substâncias mais viscosas, como detergentes e sabões líquidos.

gastos com produtos de limpeza como planejar

 

Como planejar os gastos com produtos de limpeza?

Agora que você já sabe como economizar no uso de produtos de limpeza, é chegada a hora de planejar financeiramente o valor a ser investido nas compras mensais ou bimestrais (segundo as demandas da sua casa).

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que não basta apenas fazer um comparativo de marcas e preços, mas atentar-se à relação custo-benefício. É como diz o ditado, “às vezes o barato sai caro”.

Como para outras categorias de produtos, nem sempre o item de limpeza mais barato é o mais eficiente, ou seja, no fim das contas você acaba usando uma maior quantidade de produto para obter o resultado desejado.

Do mesmo modo, é importante ler os rótulos das embalagens e verificar a composição dos produtos de limpeza. Muitos contam com componentes sintéticos altamente prejudiciais à saúde humana e também dos pets. Uma “falsa economia”, já que custa o bem-estar dos moradores.

Com base nestes pontos, crie o seu comparativo de preço e verifique quais produtos possuem melhor custo-benefício. Assim você poderá economizar sem abrir mão de uma casa realmente limpa e higienizada.

Quer conhecer o comparativo de preço entre os produtos naturais YVY e os produtos de limpeza tradicionais encontrados no mercado brasileiro? Confira o nosso blog e saiba como economizar ainda mais na hora de adquirir os produtos para a sua casa!