VAI UM DESCONTO AI? Use o cupom SEMPLASTICO para ganhar 15% OFF na sua assinatura YVY

Laranja: do suco aos produtos de limpeza

Chamada laranja: do suco aos produtos de limpeza. AO fundo, imagem com fundo claro e laranjas cortadas ao meio.

Por incrível que pareça, a laranja, fruto que vem da árvore laranjeira, é nativa da Índia! É uma fruta presente em praticamente todas as culturas como alimento, pois possui diversos benefícios para a saúde humana. Isso se dá por sua alta concentração de vitaminas A, B e C, além de ser fonte de cálcio, fibras e até ferro. Ao longo dos anos, foram descobertos diversos tipos dessa fruta cítrica, como a laranja-lima, laranja-pera, laranja da terra e muitas outras, cada uma com suas próprias características e propriedades.

Por mais que a laranja seja super benéfica na alimentação dos humanos, o seu uso vai muito além. Quer saber mais sobre suas utilidades e quais produtos derivam da laranja? Continue lendo!

Dia Nacional do Agricultor: 28 de julho

Todos os anos desde 1960, quando o presidente Juscelino Kubitschek em comemoração aos 100 do Ministério da Agricultura, assinou um decreto oficializando a comemoração, dia 28 de julho se tornou o Dia do Agricultor. A data foi criada a fim de celebrar a importância dos agricultores, sendo parte de um dos mercados mais primordiais para o crescimento econômico do Brasil. Muitas pessoas não percebem, mas a agricultura está presente em quase todas as áreas da nossa vida. Desde o algodão das nossas roupas, o combustível em nossos carros e transporte público, até o pão quentinho que comemos toda manhã. Além da laranja, que é uma grande parte da produção brasileira, temos inúmeras outras preciosidades que o nosso país exporta para todo o mundo.

Produtos feitos da laranja

O Brasil é um dos principais produtores de laranja, limões, lima e tangerinas. As frutas cítricas sempre fizeram parte da cultura brasileira, seja na sua forma natural ou em formato de sucos, sobremesa, bebidas e muito mais. Você sabia que o Brasil é líder na exportação mundial do suco da laranja? Pois é! Segundo a CitrusBR, o Brasil responde por cerca de 79% do suco comercializado no mundo.

A laranja possui utilidades bem diversas, atingindo tanto o mercado alimentício quando outros, como higiene pessoal, cosméticos, e até o de limpeza. A partir do suco de laranja, por exemplo, pode ser feito o vinagre, o vinho de laranja e os licores de alta qualidade. Das flores da laranjeira, são extraídos composto extremamente aromáticos para o uso em cosméticos. Os óleos aromáticos dessa fruta são usados para bolos, balas, perfumes e até sabonetes.  Além disso, a casca e o bagaço servem para elaborar peletizados para ração bovina e é matéria prima para a confecção de iscas tóxicas para formigas.

Terpenos e a Laranja

A partir das laranjas são extraídos os terpenos. Também chamados de terpenoides, eles são ativos naturais, substâncias provenientes de frutas, ou de árvores como as coníferas. Os terpenos possuem diversas aplicações e propriedades. Para a YVY, por exemplo, os terpenos são especialmente importantes para as fórmulas dos produtos de limpeza naturais. Eles são substâncias bactericidas, fungicidas, solvente de gorduras, inseticida e até mesmo anti-inflamatórias! Por essas razões, eles funcionam muito bem como uma alternativa saudável e não abrasiva para a limpeza doméstica, além de deixar um aroma refrescante de natureza em casa.

Como você pode ver, a laranja é uma fruta especial, usada por completo ao longo da cadeia produtiva, desde a polpa até a casca, para as mais variadas funções. Além disso, ela é um componente importante na agricultura e na economia de exportação brasileira.

Gostou de saber mais sobre a laranja? Entre no blog YVY e descubra mais!

YVY. Não é limpar. É revolucionar!