VAI UM DESCONTO AI? Use o cupom SEMPLASTICO para ganhar 15% OFF na sua assinatura YVY

Limpeza e saúde mental: benefícios de uma casa limpa e organizada

Chamada Limpeza e saúde mental: benefícios de uma casa limpa. Ao fundo, imagem de uma sala de estar, com sofá de cor clara e uma mesa de centro de madeira.

Já percebeu que tendemos a nos sentir mais tranquilos em ambientes organizados e limpos? Isso acontece porque existe uma clara associação entre limpeza e saúde mental, assim como o nosso ânimo e bem-estar

Acompanhe a leitura e entenda como uma organização eficaz pode te ajudar a otimizar tempo, reduzir o estresse, aumentar a criatividade e, principalmente, promover a sensação de bem-estar.

Redução do estresse e alívio da ansiedade

É quase unanimidade, ambientes bagunçados e cheios de informações causam desconforto e estresse. A explicação se deve ao fato de que esses espaços geram um excesso de estímulos que sobrecarregam nosso cérebro. Uma espécie de poluição visual.

Não é de se espantar que estudos comprovam que casas sujas e desorganizadas podem aumentar consideravelmente o nível de cortisol, hormônio do estresse, no organismo dos moradores.

Por outro lado, limpar os cômodos coloca o corpo em movimento, queima calorias, libera endorfinas e outras substâncias químicas que promovem a sensação de bem-estar e reduzem a ansiedade.

Por isso, um dos melhores caminhos para você relaxar em casa é garantir a limpeza dos ambientes. Afinal, nossa mente fica muito mais confortável em espaços higienizados, organizados e com um aroma agradável.

Limpeza e otimização do tempo

Você sabia que manter a casa organizada facilita a faxina? Isso porque ao não acumular tarefas e conservar cada item em seu respectivo lugar, o tempo utilizado na hora de limpeza é otimizado.

Nesse sentido, para um maior aproveitamento do seu tempo, vale a pena criar um planejamento de limpeza semanal. Desse modo, você pode definir prioridades, distribuir as tarefas domésticas em dias distintos e garantir que nenhum cômodo ou superfície seja esquecido.

A melhor parte de planejar e manter a limpeza da casa? Ter mais tempo para dedicar a outras atividades que te façam feliz e, assim, cuidar ainda mais da sua saúde mental!

Aumento do foco e da criatividade

Ambientes limpos aumentam a sensação de satisfação e motivação, contribuindo com a saúde emocional. Por isso, se a casa está em ordem, você consegue ter mais foco e rendimento para executar outras tarefas.

De igual modo, limpar a casa contribui para desacelerar a mente e clarear os pensamentos, o que acaba favorecendo a criatividade.

Segundo a neuro arquitetura, os espaços domésticos podem ser modelados para promoverem bem-estar mental e físico. Por essa razão, a distribuição de móveis e objetos na casa também são fatores que influenciam no processo criativo e auxiliam a manter a concentração.

Assim, além de realizar a limpeza da sua casa, vale a pena rever os itens que você possui, eliminar excessos, redecorar os espaços e reorganizar os móveis, criando ambientes mais confortáveis e agradáveis. Sua saúde mental agradece!

Uma limpeza saudável e ecológica

Se você quiser ter uma casa limpa, saudável e melhorar a sua qualidade de vida, conte com produtos de limpeza naturais! Os produtos YVY são biodegradáveis, não possuem nenhum tipo de ingrediente sintético tóxico e ainda conta com 2/3 a menos de plástico para a sua composição. Conheça YVY e entre hoje para a revolução!