VAI UM DESCONTO AI? Use o cupom SEMPLASTICO para ganhar 15% OFF na sua assinatura YVY

Maternidade Sustentável: práticas saudáveis para mães

Chamada Maternidade Sustentável: práticas para mães.

Está planejando ter um filho, virou mãe recentemente ou já tem mais de uma criança em casa e quer adotar novos hábitos para cuidar do futuro do seu bebê? Então, você precisa conhecer a tendência da maternidade sustentável!

Neste artigo separamos algumas informações-chave sobre esse caminho, sua importância e, claro, reunimos dicas simples e práticas para cuidar das crianças de forma mais natural e consciente. Começamos?

O que é a maternidade sustentável?

Em termos simples, podemos definir a maternidade sustentável como um modo maternal que considera, além das necessidades do bebê, aspectos ambientais.

Trata-se de uma forma consciente de, ao colocar mais uma pessoinha no planeta, se responsabilizar pelos impactos gerados, sejam estes diretos ou indiretos.

Além disso, a maternidade sustentável também envolve o processo educativo dos pequenos, ou seja, a capacidade de transmitir às crianças valores e ensinamentos que reforcem a importância de cuidar e proteger o meio ambiente.

Qual a importância da maternidade sustentável?

Se você já é mãe deve ter isso claro, mas se não, provavelmente tem uma leve ideia de que a maternidade vem acompanhada de uma longa lista de recomendações, novas hábitos e aprendizados.

Sem dúvidas, é um mundo novo que se abre e cada etapa é vivenciada de maneira única por cada mamãe. No entanto, algumas situações são bastante comuns, como, por exemplo, o consumo excessivo de itens para o bebê.

Roupas, lenços umedecidos, fraldas, brinquedos, móveis, decoração… O cheklist de compras para os pequenos, antes mesmo de nascerem, é extenso. E, infelizmente, o meio ambiente acaba pagando por esses excessos.

Estima-se que no Brasil, a cada um segundo 250 fraldas descartáveis são vendidas, originando, anualmente, cerca de 300 mil toneladas de lixo.

Um material comprado em segundos, usado em poucas horas e descartado mais rápido ainda, leva até 500 anos para se decompor no meio ambiente. Resultado? As fraldas dos seus filhos ainda estarão no planeta quando eles forem avós.

Infelizmente, um processo similar acontece com as toalhinhas descartáveis, as roupas usadas pouquíssimas vezes e produtos de higiene com embalagem de uso único.

É justamente diante deste contexto que a maternidade sustentável ganha destaque e passa a ser vista como um método consciente de cuidar dos filhos a curto, médio e longo prazo.

Dicas para adotar a maternidade sustentável?

Dica 1: enxoval

A gente sabe, é difícil resistir às roupinhas e itens para os bebês. As opções são tão fofas que é quase impossível sair de uma loja de mãos vazias.

Mas, com um pouquinho de esforço é possível vencer a vontade de comprar tantos itens. Afinal, frear o consumismo precisa ser prioridade na rotina de quem quer adotar a maternidade sustentável.

Por isso, na hora de preparar o enxoval, nada de estocar!

Planeje e invista em um enxoval mais minimalista, com peças coringas e realmente úteis. Pode parecer um desafio, mas você consegue!

Priorize peças que sejam realmente necessárias e compre em pouca quantidade, afinal, o seu bebê pode nascer com medidas maiores ou crescer mais rápido do que você imagina.

Outra opção possível e ainda mais sustentável é, após o nascimento, ir comprando aos poucos, dependendo da necessidade e estação do ano. Dessa forma, você evita excessos e garante que as roupinhas serão de fato utilizadas.

Dica 2: fraldas ecológicas

Atualmente existem várias opções de fraldas ecológicas disponíveis no mercado. Modelos com alta absorção, de fácil higienização e reutilizáveis surgem como uma excelente alternativa ao uso das fraldas descartáveis.

As fraldas da Fraldadinhos, por exemplo, são alternativas sensacionais às sintéticas, pois diminuem drasticamente no desperdício e contam com uma alta absorção e impermeabilidade de primeira.

Para um maior impacto positivo, recomendamos lavar as fraldas ecológicas com lava roupas natural e biodegradável, desta forma, evita-se que os resquícios do produto de limpeza acabem contaminando rios e mares.

Informação de ouro: quando lavada adequadamente, uma fralda sustentável pode durar até três anos – um período que corresponde ao uso de cerca de 6,5 mil fraldas descartáveis.

Dica 3: brinquedos

Sejamos sinceros, seu filho realmente precisa de um quarto cheio de brinquedos?

Como vimos anteriormente, a chave da maternidade sustentável é abrir mão dos excessos. Por isso, antes de comprar mais um brinquedo, se pergunte se ele será usado por um período considerável ou se será deixado de lado após algumas semanas.

Uma opção bacana é trocar brinquedos com outras mamães ou comprar brinquedos confeccionados com materiais ecológicos, como a madeira, o papelão e os tecidos orgânicos.

Dicas para uma maternidade sustentável!
Dicas para uma maternidade sustentável!

Dica 4: doe

Sejam roupas, móveis, brinquedos ou utensílios em geral, doar é sempre um ótimo caminho, já que, além de ajudar outras famílias com aqueles itens que não te servem mais, você também evita o descarte e mitiga os impactos na natureza.

Além disso, adotar o hábito de revisar os itens que possui para reciclar, reutilizar ou doar não só é um ato consciente e ambientalmente responsável, como também uma forma de dar exemplo e transmitir bons valores aos pequenos.

Dica 5: alimentação

Seu filho está crescendo e começando a descobrir os primeiros sabores? Aposte em uma dieta saudável, rica em alimentos orgânicos e livre de industrializados.

Investir em uma alimentação de origem natural e de produtores ecológicos é também uma forma de exercer a maternidade sustentável.

Dica 6: limpeza dos ambientes e tecidos

Não podemos nos esquecer: os cuidados com a saúde do bebê também envolvem uma correta limpeza e higienização dos ambientes da casa. E, uma vez que falamos de maternidade sustentável, precisamos mencionar a limpeza natural.

Além de serem ambientalmente responsáveis, os produtos naturais de limpeza não são tóxicos e, por essa razão, não comprometem a saúde e a segurança dos bebês.

Os produtos YVY, por exemplo, são hipoalergênicos e life friendly – respeitam a vida em suas mais distintas formas. Uma opção segura e eficaz para limpar a casa sem sujar o planeta e sem prejudicar o bem-estar dos moradores.

Quer saber mais? Fácil! É só acessar: Produtos Naturais YVY Brasil

E aí, quais outras práticas sustentáveis você tem adotado para cuidar do futuro dos seus filhos?