VAI UM DESCONTO AI? Use o cupom SEMPLASTICO para ganhar 15% OFF na sua assinatura YVY

Melaleuca: o que é e quais os benefícios?

Utilizada na forma de óleo essencial, a melaleuca traz benefícios para a saúde e promove a sensação de bem-estar. Acesse!

Utilizada principalmente em forma de óleo essencial, extraído das folhas da árvore, a melaleuca possui propriedades fungicidas e bactericidas, razão pela qual é considerada um excelente antisséptico natural.

Confira o artigo que preparamos para você e saiba mais sobre as características desta planta!

O que é a Melaleuca?

 Nativa da Austrália e com um aroma marcante, a melaleuca, também conhecida como árvore-chá (tea tree), é uma planta de folhas longas e cujos benefícios se estendem desde cuidados com a pele até a eliminação de maus odores.

Dada suas propriedades, é amplamente utilizada na produção de produtos farmacêuticos, cosméticos, itens de higiene e limpeza doméstica.

Produtos de limpeza concentrados descubra os benefícios 1

Quais são os benefícios da Melaleuca?

Abaixo listamos os principais benefícios do óleo essencial da planta. Dá só uma olhada!

  • Tratamento da acne: combate a bactéria Propionibacterium acnes, causadora das espinhas e inflamação dos folículos pilosos. Além disso, controla a oleosidade da pele, tonifica e dá um aspecto mais saudável.
  • Tratamento contra a caspa: limpa, purifica e desobstrui os folículos capilares, reduzindo a descamação e a vermelhidão no couro cabeludo.
  • Tratamento de micose: ação fungicida, combate micoses das unhas dos pés e das mãos, além de aliviar as coceiras.
  • Eliminação de maus odores: a propriedade antibacteriana da melaleuca elimina os cheiros desagradáveis de forma natural.
  • Combate o mau hálito: o óleo essencial da planta, quando usado como enxaguante (diluído em água), elimina o mau hálito, bem como combate os microrganismos que causam infecções e irritações na boca.
  • Alivia a congestão nasal: quando inalado, contribui na liberação das vias respiratórias.
  • Reduz irritações após depilações: com efeitos anti-infamatórios, acalma a pele e diminui as chances de foliculite.
  • Limpeza da casa: os benefícios se estendem também na hora de limpar os espaços domésticos. Com ação bactericida, o óleo essencial de melaleuca (diluído) evita a proliferação de microrganismos pelos ambientes da casa.

Como usar o óleo essencial de Melaleuca?

De modo geral,  para a aplicação na pele, é recomendável diluir o  óleo de melaleuca.

Uma opção de diluição é, em um recipiente de vidro, colocar três gotas de melaleuca para cada 10 ml de óleo vegetal, como o de jojoba, abacate, coco ou amêndoas.

Para a diluição simples, o máximo aconselhado é uma gota de melaleuca para cada 1 ml de água.

Por outro lado, para usar no cabelo, um caminho possível é diluir algumas gotas do óleo diretamente no shampoo, facilitando o processo.

Igualmente, é sempre importante consultar um dermatologista antes de iniciar algum tratamento, ainda que seja natural. Um profissional será capaz de prescrever a rotina de cuidados ideal para cada tipo de pele.

Ah, não podemos esquecer, para a purificação do ar, vale a pena diluir algumas gotas do óleo em um difusor, criando um espaço mais aconchegante e fresco nos ambientes da casa.

Atenção: o uso oral desse óleo essencial não é recomendado, dado que pode ser nocivo ao sistema nervoso. Da mesma maneira, é fundamental evitar o contato com os olhos.

Agora que você já conhece as características da melaleuca, saiba mais sobre a aromaterapia e seus benefícios para a saúde!

Você também pode gostar de ler...

Chamada YVY é cruelty free? Ao fundo, imagem de um coelho de cor clara em frente a um fundo amarelo.

YVY é cruelty free?

O respeito e cuidado com a natureza devem se estender a todo o ecossistema, sem exceções. Saiba mais sobre a importância de cruelty free.

Leia mais »