Melhores plantas para cultivar na varanda de casa!

Existem diversas formas de decorar a sua casa. Diferentes cores nas paredes, quadros, móveis vintage, esculturas e muito mais! Agora, se você está buscando um ar novo e natural para a sua casa ou apartamento, certamente deveria investir em jardinagem. Você pode escolher entre milhares de plantas de todas as cores possíveis, garantimos que existe uma ideal para o seu tipo de lar, seja apartamento ou casa, grande ou pequena. Ademais, ter plantas em casa também é uma forma de se conectar mais com a natureza, melhorar a qualidade do ar que respira e até melhorar a qualidade do sono se colocá-las no quarto.

É importante levar algumas coisas em consideração antes de começar a cultivar plantas na varanda de sua casa. A primeira delas é o peso. A terra e vasos (especialmente os de pedra como concreto) podem ser muito pesados. Sempre confira quando peso a sua varanda pode suportar. Além disso, opta por vasos de resinas leves ou plástico.

A segunda coisa é saber o quão exposta aos elementos a sua varanda é. Se você morar numa área com muito vento e não muito abrigado, você pode precisar criar algum tipo de abrigo para diminuir o impacto nas plantas que forem colocadas ali.

A última coisa a considerar é a quantidade de sol que bate na varanda. Se for sombreada a maior parte do tempo, opte por plantas que amam a sombra. Plantas em varandas muito ensolaradas correm risco de sofrerem queimaduras com o tempo. No caso de mais sol, plantas com folhagens prateadas como Lavanda e Artemísia, que refletem melhor a luz do sol, são opções mais seguras.

Depois de ler todas essas informações, acredito que você esteja pronto para escolher alguns tipos de mudas para florear a sua varanda. Se liga nessas recomendações!

 Begônias

Essas lindezas adoram um ambiente levemente sombreado, onde suas flores e folhas coloridas vão prosperar

Crisântemo

Conhecida por ser uma das flores mais famosas do mundo, essa planta possui diversas variações de cores, estilos e tamanhos. Estas flores precisam de espaço para crescerem. Como elas tendem a se expandirem bastante, uma ou duas mudas é mais que o suficiente para uma varanda de tamanho médio.

Samambaias

As samambaias são uma ótima escolha para áreas com sombras. Por crescerem e expandirem muito, ela não é recomendada para varandas muito pequenas e você nem precisa ter vários vasos. Um ou dois já basta.

Hortênsia

Uma flor cheia de beleza e textura! As Hortênsias criam uma bela forma esférica. Uma ótima opção para quem está com pouco espaço. A Hortência gosta de uma rega frequente e abundante, além de gostar de bastante sol. Os cachos dessa planta também ficam lindos em cima da mesa do jantar ou na sala de estar.

Suculentas

Essa é para aqueles que sempre esquecem de regar as plantinhas! As suculentas são plantas bem resistentes e que necessitam de pouca água. Além disso, elas prosperam em ambientes com bastante sol, como as varandas. A palavra suculenta vem do latin sucus, que significa suco ou seiva. Isso é muito interessante já que as suculentas retém água dentro de suas folhas!

 

Tá vendo? Mesmo com pouco espaço, você pode deixar a sua casa com um ar refrescante e natural. Existem milhares de espécies de plantas diferentes e com certeza você achará uma para o seu gosto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − 3 =