Misturas perigosas dos produtos de limpeza sintéticos

Chamada Misturas perigosas dos produtos de limpeza sintéticos. Ao fundo, imagem de frascos de vidros com líquidos coloridos, estampados com símbolos de toxicidade.

Muitas pessoas acreditam que ao misturar diferentes produtos de limpeza obterão melhores resultados na hora da faxina. No entanto, não é bem assim, já que cada produto tem uma finalidade específica.

Água sanitária, amônia, álcool, vinagre, bicarbonato de sódio. Esses são alguns exemplos de produtos sintéticos que não devem ser misturados, posto que causam graves danos à saúde, uma vez que geram reações químicas tóxicas.

Confira o artigo que preparamos para você e saiba quais são as misturas de produtos de limpeza mais perigosas para a sua saúde!

Quais produtos de limpeza não podem ser misturados?

Água sanitária e álcool

Considerada uma das misturas de produtos de limpeza mais perigosas, a água sanitária e o álcool juntos produzem o composto químico clorofórmio e o ácido clorídrico, ambos altamente tóxicos quando aspirados, podendo causar intoxicação, tontura, perda de consciência e náuseas.

Água sanitária e amônia

A combinação destes dois produtos de limpeza forma vapores nocivos que podem causar sérios problemas no sistema respiratório, como, por exemplo, irritação nas mucosas, tosse, ardência e até mesmo queimaduras.

Água sanitária e vinagre

A mistura da água sanitária com o vinagre gera gases químicos que ocasionam queimaduras graves nos olhos e no trato respiratório. Além disso, estudos indicam que o vinagre não é um produto saneante, não sendo recomendado para a limpeza doméstica.

Vinagre e bicarbonato de sódio

Atenção! O vinagre quando misturado com o bicarbonato de sódio e armazenado em um recipiente fechado é uma verdadeira bomba química, gerando vapores tóxicos e podendo, inclusive, ocasionar uma explosão.

Vinagre e água oxigenada

Mais um exemplo do que não fazer com o vinagre: misturá-lo com água oxigenada. Uma combinação que gera o ácido peracético, que pode causar irritação na pele, olhos e vias respiratórias.

Misturas indiretas de produtos de limpeza

O perigo das misturas de produtos de limpeza sintéticos não está apenas na mescla direta, mas também nas indiretas que acontecem, por exemplo, quando se limpa uma superfície que foi limpa há pouco com outro produto ou quando se usa diferentes químicos em um mesmo pano ou recipiente (baldes, borrifadores e etc).

Como se proteger dos perigos dos produtos de limpeza sintéticos?

A melhor forma de se manter longe de alergias e problemas de saúdes como os mencionados acima, é utilizando produtos de limpeza naturais como YVY! Além de serem hipoalergênicos e seguros para todos que moram na casa, os produtos YVY também são biodegradáveis e super eficientes! Conheça a revolução e transforme a limpeza da sua casa.