VAI UM DESCONTO AI? Use o cupom SEMPLASTICO para ganhar 15% OFF na sua assinatura YVY

Como limpar a casa? Dicas da YVY para deixar seu lar melhor!

como limpar o chão

Será que você sabe realmente como limpar a casa?

A realização da faxina não é uma tarefa fácil em qualquer ambiente, especialmente em grandes espaços, onde há acúmulo de móveis e utensílios, como aparelhos eletrodomésticos e decorações, mas ela é necessária para todos.

Depois da limpeza, os resultados são agradáveis para os olhos, o olfato, para o bem-estar e a saúde. Será mesmo?

E se a gente dissesse para você que a forma como você limpa pode estar fazendo mal à sua saúde e à de sua família, você poderia imaginar? Sim, isso é possível!

Se você utiliza produtos de limpeza à base de substâncias químicas pesadas, ao invés de a limpeza fazer bem, ela pode acabar prejudicando a saúde.

Por isso, um novo jeito de limpar a casa pode e deve ser adotado. Mas por onde começar? Listamos algumas dicas para ajudar na missão de iniciar a limpeza natural e se livrar dos produtos que podem fazer mal à saúde!

Além disso, neste texto nós vamos aprender:

  • como limpar o chão;
  • como limpar móveis, colchões e sofá;
  • como limpar banheiro;
  • Como limpar a cozinha rápido e corretamente, dentre muitos outros.

Vamos lá?

Breve história sobre a limpeza da casa

Antigamente havia casas muito simples, construídas com material rústico, como adobe e pau-a-pique, (que muitos chamavam de pau barreado) nas paredes, o piso era de chão batido ou de cimento grosso e a cobertura era de telhas simples ou, até, de sapé (espécie de gramínea), especialmente nas cidades do interior do país.

As pessoas varriam as casas de chão batido com vassoura feita de galhos de alecrim, o que deixava no ambiente um cheirinho agradável do campo.

Acredita-se que alguns produtos de limpeza, industrializados ou naturais, buscam hoje reproduzir o aroma aprazível das vassouras de alecrim utilizadas por nossos avoengos nas casas simples do interior.

Noutros tempos surgiram os escovões, as enceradeiras e, posteriormente, os aspiradores de pó para auxiliarem na tarefa de limpar a casa.

As ceras, com inúmeras marcas no mercado, vieram para emprestar brilho e perfume à casa e aos móveis da casa.

Mas o fato é que ninguém quer ficar o dia inteiro na tarefa de limpar a casa, mas todos querem a casa limpa, cheirosa e linda o tempo todo.

Aquele conhecido “cheirinho de limpeza”, que se junta à organização, ao cuidado e à beleza da casa é algo muito buscado para o bem-estar dentro de casa.

E o melhor é que não importa o tamanho do imóvel e não depende de luxo. Uma casa limpa e bem cuidada é o ambiente destinado à alegria de quem ali vive ou visita.

Por isso, os produtos de limpeza foram evoluindo e ficando cada vez mais mais potentes.

Os verbos do cotidiano presentes na tarefa de limpar a casa

As pessoas que cuidam da faxina, conjugam verbos simples do cotidiano, que vão se juntar à ação de limpar: varrer, espanar, lavar, esfregar, lustrar, encerar, aspirar, polir, carpir etc.

Sabemos que mais do que limpar, é importante não sujar. Esse importante segredo de limpeza quer dizer que, em todos os dias é muito mais fácil realizar a manutenção da limpeza e da organização da casa, com pequenas ações, como recolher o lixo, espanar os móveis, limpar o fogão e pia e, claro, lavar a louça, aguar as plantas  – e, se houver, as hortaliças.

Todos que vivem na casa têm a responsabilidade de cuidar da limpeza diária do ambiente e de dividir as tarefas da limpeza geral uma vez por semana.

A seguir, vamos mostrar todos os benefícios de adotar um novo jeito de limpar e também como limpar a casa de forma correta!

Limpar a casa sem descuidar da saúde

Não tem jeito de aprender como limpar a casa, sem descobrir sobre os impactos que os produtos de limpeza errados possuem sobre a saúde.

Adquirir um novo jeito de limpar um ambiente traz benefícios para a pele e para os pulmões, os maiores afetados pela química pesada dos produtos comuns.

Produtos de limpeza industrializados não são recomendáveis, uma vez que são claros os perigos que eles oferecem para a saúde das pessoas e dos animais domésticos.

Por trás de marcas famosas que oferecem facilidade de eliminar a sujeira e bactérias, boas fragrâncias e economia, estão líquidos nocivos às pessoas.

Alguns contêm substâncias tóxicas que causam irritação na pele, ardência nos olhos e outros incômodos mais graves.

Determinados produtos da indústria da limpeza de ambientes são fabricados à base de amônia, soda cáustica, bórax, ácido clorídrico e formaldeído, claramente prejudiciais à saúde.

Essas composições químicas estão presentes em sabonetes, desinfetantes, desengordurantes, detergentes, perfumes e desodorizadores para ambientes, utilizados com muita frequência na limpeza dos espaços domésticos, também em escritórios e outros espaços.

Por isso, nós apresentamos a YVY, uma revolução na limpeza da casa. Ao longo do texto, vamos indicar os produtos corretos da YVY para você saber como limpar a casa de forma correta e trazendo benefícios à saúde.

Instrumentos de trabalho para a limpeza geral

como limpar a casa

Mas antes de descobrir como limpar a casa, confira os instrumentos de trabalho que não podem faltar:

  • água, como essencial e imprescindível;
  • sabão;
  • pano;
  • vassoura;
  • rodo;
  • espanador (ou aspirador de pó);
  • escovas;
  • buchas;
  • esponjas de aço;
  • esfregão;
  • balde;
  • escada;
  • produtos para desinfecção, de preferência os naturais, que proporcionam saúde e bem-estar à família.

A tarefa de uma limpeza mais pesada do ambiente doméstico se inicia espanando os móveis, objetos de decoração, aparelhos eletrodomésticos, entre outros. Em seguida, recomenda-se a colocação desses no alto (em cima de mesas e pias, por exemplo), sempre que possível.

Limpa-se com vassoura apropriada o teto e as partes mais altas da casa e executa-se a varrição de todos os pisos dos ambientes.

Vidros e janelas necessitam de um cuidado especial com pano levemente umedecido em solução apropriada.  Pano de chão e rodo para a limpeza do piso e das paredes de azulejo, o famoso “passar o pano”.

Banheiros, cozinha e biblioteca necessitam de uma limpeza especial durante a faxina geral. Os dois primeiros, porque requerem higienização detalhada em locais onde se acumula sujeira e em que há incidência de insetos, fungos, bactérias etc.

O último, por ser um local onde se encontram objetos de grande importância para o saber, muitas vezes livros raros, documentos valiosos, peças de decoração. E toda essa limpeza deve ser realizada com criatividade e boa disposição.

Como limpar a casa? Dicas da YVY para te ajudar!

Descobrir como limpar a casa da maneira correta não é tão difícil quanto parece e nós vamos te ajudar em cada passo.

Utensílios para ajudar na limpeza

Além dos instrumentos já citados acima, você também vai precisar de roupas e proteção especial para realizar a limpeza e não se sujar.

Por isso, tenha sempre em mãos:

  • avental;
  • luvas de borracha;
  • botas de borracha ou sapatos impermeáveis;
  • roupas confortáveis que não atrapalhem no momento da limpeza.

Produtos biodegradáveis cumprem sua função de forma natural

A recomendação para a realização da limpeza de rotina e da faxina geral é que sejam utilizados produtos biodegradáveis diluídos em água.

A sugestão é que o sabão, o detergente, o desinfetante, os aromatizadores e outros produtos sejam naturais. Sua composição inclui matérias-primas 100% naturais, que não afetam a saúde das pessoas e dos animais, não prejudicam o meio ambiente e nem poluem a natureza.

Comprovada sua eficácia na ação de limpeza leve ou pesada, os produtos naturais não possuem compostos de petróleo e outras substâncias químicas, que acabam agredindo a natureza e dificultando a degradação desses materiais.

Muitos desses produtos não contém cheiro forte ou artificial, as temidas fragrâncias. Com uma fórmula do bem fica muito mais fácil e prazeroso adotar um novo jeito de limpar a sua casa!

Como limpar cada cômodo?

dicas de limpeza pesada

Para saber como limpar a casa, vamos detalhar cada um dos cômodos. Confira!

  • Cozinha

Existem dois tipos de limpeza de cozinha. Aquela que a gente organiza a bagunça do dia a dia (louças das refeições e o fogão) e a limpeza mais pesada que também é necessária de tempos em tempos.

O segundo tipo de limpeza pode ser feito de forma mais espaçada e inclui:

  • Geladeira

A limpeza mais pesada da geladeira pode ser feita de 15 em 15 dias. Nessa organização procure tirar todos os alimentos, descongelar o congelador, caso ele não seja frost free, e passar um pano úmido bem limpo com vinagre para que a limpeza dure mais tempo.

  • Armários

Com a correria do dia a dia, os armários costumam ficar mais bagunçados e também pode haver pó e restos de alimento.

Portanto, ao menos uma vez por mês, recomenda-se retirar todas as coisas dos armários, limpar com um pano úmido e bem limpo e forrá-los com cartolina, plástico ou revestimento adesivo.

  • Chão

A dúvida de como limpar o chão da cozinha pode ser respondida com base no tipo de piso escolhido. Cada revestimento possui um tipo de limpeza, como mostramos no texto “Produto para limpar piso: qual utilizar e cuidados em cada piso”.

Ou então, você pode utilizar o limpa pisos da YVY, que serve para todos os tipos de revestimentos laváveis. O período mínimo recomendado para a limpeza do piso é de duas vezes por semana, mas podem ser necessárias mais limpezas se o chão estiver sujo.

Os balcões e a mesa devem ser limpos todos os dias para evitar a proliferação de microorganismos.

O lixo também deve ser retirado todos os dias, pois pode trazer cheiros desagradáveis e também microorganismos prejudiciais.

Sempre que estiver fazendo a limpeza, verifique se a data de validade dos produtos não está vencida, ou se está prestes a vencer. Neste último caso, ainda dá tempo de utilizar e evitar jogá-los fora.

Banheiro

Quer aprender como limpar banheiro? Então confira nossas principais dicas!

  • Vaso sanitário

O vaso sanitário é um dos lugares mais sujos da casa. E também um dos que mais são utilizados.

Por isso, fazer a limpeza, pelo menos, a cada dois dias é essencial para manter a limpeza em dia e evitar maus cheiros.

Para limpar, borrife um pouco de desinfetante dentro do vaso e utilize a escovinha sanitária para esfregar.

Em um pano limpo e úmido, utilize também um pouco de desinfetante e realize a limpeza da tampa e do assento. Mantenha esse pano apenas para a limpeza do vaso sanitário.

  • Piso

O piso do banheiro também pode ser limpo com desinfetante ou com uma solução específica para limpar pisos.

Passe um pano úmido com o produto ao menos 1 vez por semana.

  • Pia

A pia e a torneira podem ser lavadas com uma esponjinha com detergente neutro ao menos três vezes por semana. Este recipiente também acumula muitas bactérias e agentes infecciosos que ficam nas nossas mãos.

Sempre que necessário, retire as sujeiras que se acumulam no ralo e finalize a limpeza com um pano úmido com desinfetante.

  • Box

O box pode ser limpo uma vez a cada 15 dias, mas se o material for de vidro pode ser necessária uma limpeza mais frequente, pois os respingos ficam bastante aparentes.

Além dos itens citados nesta lista, lembre-se de retirar os lixos todos os dias e também limpar o ralo do chuveiro após cada banho, para retirar os cabelos que se acumulam.

Quarto

Para saber como limpar a casa por completo, não podemos nos esquecer da limpeza dos quartos que, apesar de ser um pouco menos frequente quando comparada à cozinha e ao banheiro, por exemplo, também é muito importante.

  • Móveis

Os móveis devem ser limpos ao menos uma vez por semana, período em que se acumula pó. Comece passando um pano para retirar o pó da superfície. Limpe bem em todos os cantinhos.

Depois, utilize um produto para dar brilho e retirar outras impurezas. Nós recomendamos o multiuso da YVY, que possui deliciosos aromas de citronela e especiarias.

  • Armários

Os armários e guarda roupas costumam ficar bagunçados e também podem acumular poeira.

Por isso, separe uma horinha ao menos uma vez por mês para organizá-los, retirar todos os utensílios de dentro e passar um pano úmido com o multiuso para realizar a limpeza.

  • Piso

No piso, você pode varrer ou passar pano, mas certifique-se de que o pano úmido seja passado ao menos uma vez por semana, junto com o limpa pisos da YVY.

Já as varridas podem acontecer de forma mais frequente, sempre que você notar necessidade.

  • Colchão

O colchão é um item que junta ácaros, bactérias e outros micro-organismos que podem fazer mal à saúde.

Para realizar a limpeza coloque bicarbonato de sódio sobre o colchão e deixe por algumas horas. Use o aspirador para retirar o pó e em seguida passe um pano umedecido com vinagre e deixe secar bem.

Faça essa limpeza, pelo menos, a cada dois meses.

Sala de estar

Entender como realizar a limpeza da sala de estar faz parte do aprendizado de como limpar a casa. Confira!

  • Chão

O piso da sala deve ser varrido sempre que necessário. Já a limpeza com um pano úmido pode ser feita ao menos uma vez na semana.

Se o piso for de taco ou de madeira, não há como lavar o chão da sala, portanto nunca jogue água diretamente. Apenas a limpeza com o pano é suficiente.

Caso possua um tapete, realize a limpeza com o aspirador de pó pelo menos uma vez na semana.

  • Móveis

Assim, como os móveis do quarto, na limpeza da sala de estar, retire o pó uma vez por semana e use o multiuso da YVY para deixar tudo brilhando!

  • Sofá

É preciso tomar muito cuidado com a limpeza do sofá, pois geralmente o móvel é feito de tecido e precisa de cuidados especiais.

Um bom utensílio neste momento é o aspirador de pó que pode ser usado 1 vez por mês para retirar impurezas e evitar que a sujeira se fixe no tecido.

Uma dica de limpeza pesada é passar um pano úmido com multiuso da YVY, que não mancha o tecido e nem estraga a superfície. Isso pode ser feito de seis em seis meses com o auxílio de um pano úmido.

Exterior

Neste tópico, nós vamos te contar o que passar no chão para limpar graxa, terra e sujeiras que se acumulam na garagem.

  • Garagem

Se você tem uma garagem em casa, deve saber que esse é um cômodo que suja com muita facilidade, certo?

O piso da garagem deve ser lavado ao menos uma vez por semana. Se houver graxa, utilize detergente neutro para lavar.

Se o ambiente estiver com terra ou muito pó, uma dica é passar o aspirador antes de jogar água para facilitar a remoção da sujeira.

  • Calçadas

No mesmo dia que você fizer a limpeza da garagem, já pode aproveitar para jogar água também nas calçadas.

As dicas são as mesmas, você pode usar detergente neutro ou o limpa pisos da YVY, que remove manchas e é indicado para todos os tipos de pisos laváveis.

Dica de limpeza pesada: deixe a para limpar a parte externa toda no mesmo dia. Assim você economiza tempo.

Para cada tipo de limpeza da casa, existe um produto YVY para te ajudar!.

YVY é a revolução que acontece dentro da sua casa! Com os nossos produtos, prejudicar a saúde com a limpeza da casa não vai mais ser uma realidade!

Todos os nossos produtos de limpeza são 100% naturais e, por isso, a YVY criou um novo jeito de como limpar a casa.

E o melhor é que a eficiência não fica de lado, pelo contrário! A YVY é a única empresa de produtos naturais reconhecida pela Anvisa!

Quer fazer parte da revolução da limpeza e se livrar para sempre dos produtos tóxicos para realizar a limpeza de casa?

Então conheça agora mesmo os produtos da YVY e descubra como a limpeza pode ser mais leve!

Conclusão: como limpar a casa

Agora você já sabe como limpar a casa da maneira correta, com produtos que trazem a natureza para dentro de casa e não causam mal à saúde.

Com a prática e também com os produtos certos, realizar a limpeza da casa não precisa ser um serviço pesado e difícil.

Mas lembre-se de realizar um pedacinho de cada limpeza durante a semana e não deixar acumular tudo em um dia só.

Dessa forma você vai obter mais eficiência e tempo livre.