VAI UM DESCONTO AI? Use o cupom SEMPLASTICO para ganhar 15% OFF na sua assinatura YVY

O que são produtos orgânicos?

Chamada O que são produtos orgânicos? AO fundo, imagem de duas mãos segurando um montinho de terra, com uma muda de planta saindo do meio.

O que são produtos orgânicos? Como eles influenciam na adoção de um estilo de vida mais sustentável? Quais os benefícios para a saúde e para o meio ambiente?

Essas são algumas das perguntas que responderemos ao longo deste artigo. Por isso, separe papel e caneta, faça suas anotações e saiba por que investir em produtos orgânicos!

Produtos orgânicos e o consumo consciente?

Nos últimos anos a demanda por produtos ecológicos cresceu significativamente. Segundo estudo da Economist Intelligence Unit (EIU), a busca na internet por produtos sustentáveis aumentou em 71% desde 2016.

No Brasil, os resultados são ainda mais animadores, já que o país realizou o maior número de assinaturas em campanhas que atuam em prol do meio ambiente.

Um importante indicador de que o consumo consciente está, cada vez mais, ganhando espaço e atenção por parte dos brasileiros.

O que são produtos orgânicos?

De forma simples, podemos definir produtos orgânicos como aqueles cuja cadeia de produção é ecológica e sustentável.

Desse modo, para que um produto seja realmente orgânico, ele não pode advir de sementes transgênicas e tampouco contar com componentes tóxicos e sintéticos em sua formulação.

Além disso, todo o processo produtivo deve ser o mais sustentável possível. Ou seja, as etapas de produção, armazenagem, distribuição e comercialização precisam estar comprometidas com o meio ambiente, mitigando impactos. Alguns exemplos de produtos que podem adotar processos orgânicos são: legumes, frutas, cosméticos, vinhos, cervejas, queijos, café, pães e produtos naturais de limpeza.

Quais as diferenças entre produtos orgânicos e não orgânicos?

A principal diferença entre produtos orgânicos e não orgânicos é, como mencionamos anteriormente, o não uso de componentes químicos. No entanto, existem outros pontos de diferenciação a serem considerados.

Em primeiro lugar, os produtos orgânicos são por natureza comprometidos com a saúde e o bem-estar, tanto de quem produz, quanto de quem consome. Além disso, colaboram com a saúde do meio ambiente.

Por exemplo, ao não recorrer a pesticidas, fertilizantes sintéticos e petroquímicos, preservam os recursos hídricos e protegem a saúde daqueles que consomem ou usam determinado item.

Adicionalmente, essa categoria de produtos promove o uso sustentável do solo, não utilizando componentes ou desenvolvendo atividades que possam contaminar a terra e desencadear o processo de erosão.

 Benefícios de alimentos orgânicos

Quando falamos em produtos orgânicos é normal que nos venha à mente diferentes tipos de alimentos. Por isso, separamos alguns dos benefícios de consumir alimentos ecológicos. Dá só uma olhada!

  • Segurança alimentar: para evitar pragas, os produtores utilizam alternativas naturais, abandonando o uso de qualquer tipo de agrotóxicos e pesticidas sintéticos;
  • Mais sabor: por não serem modificados geneticamente, não conterem corantes ou conservantes sintéticos, os alimentos orgânicos costumam ser muito mais saborosos e aromáticos;
  • Respeito aos ciclos: a produção dos alimentos ecológicos respeita a sazonalidade de cada espécie, assim como os ciclos naturais;
  • Aplicabilidade: além de vegetais e legumes orgânicos, é possível produzir ovos, carne, frutas, óleos e bebidas de forma ecológica.

Benefícios dos produtos de limpeza naturais YVY

Você sabia que os produtos de limpeza YVY também contam com certificado ecológico?

Confira alguns dos benefícios dos produtos naturais para a limpeza da casa!

  • De origem vegetal: os produtos naturais utilizam o melhor da natureza, sem recorrer a químicos e petroquímicos nocivos à saúde;
  • Biodegradáveis: por contarem com uma formulação natural, são totalmente biodegradáveis;
  • Cadeia de produção sustentável: ao longo do processo produtivo, utilizam menos água e emitem menos CO2 na atmosfera;
  • Busca pelo equilíbrio: buscam o equilíbrio do ecossistema, adotando o uso racional dos recursos naturais e respeitando aspectos ambientais, sociais e econômicos.

Como saber se um produto é orgânico?

Os produtos ecológicos contam com certificações que atestam sua origem e qualidade. No caso dos alimentos orgânicos, o certificado deve ser reconhecido pelo Ministério da Agricultura, responsável por atestar o cumprimento das normas de produção sustentável.

Vale lembrar que todos os produtos orgânicos vendidos em lojas precisam apresentar o selo no rótulo da embalagem. O selo ecológico é a garantia de que aquele determinado produto tem uma cadeia produtiva sustentável e comprometida com a vida.

Quer saber mais sobre as vantagens de um consumo consciente? Conheça  caminhos para adotar um estilo de vida mais saudável e sustentável!