O que são recursos renováveis?

Chamada O que são recursos renováveis? AO fundo, imagem de uma muda de planta saindo da terra, com uma lâmpada acesa ao eu lado.

Antes de falarmos sobre o que de fato são recursos renováveis, precisamos entender melhor qual o problema do consumo atual. Não é nenhum segredo que o consumo tem aumentado drasticamente durante as últimas décadas. Diversos produtos, principalmente os produzidos de petroquímicos, plástico e que emitem quantidades enormes de carbono na sua produção afetam fortemente o meio ambiente e as vidas que habitam nele.

No entanto, junto com esse aumento de consumo prejudicial, também tem surgido, cada vez mais, pessoas que se empenham em criar uma rotina de consumo consciente, buscando diminuir o seu impacto no meio ambiente e na saúde. Frases como consumo consciente, sustentabilidade e responsabilidade social são frequentemente usadas como sinônimo, mas você sabe o que elas representam? O consumo consciente é um termo abrangente que significa se envolver na economia com mais consciência de como o seu consumo afeta a sociedade em geral. Comprar de forma sustentável é uma forma de preservar o meio ambiente e evitar que a situação global piore ainda mais.

No entanto, como podemos reduzir os impactos do consumo em excesso antes mesmo dos produtos e serviços chegarem às prateleiras? Por meio da utilização de recursos renováveis, claro!

O que são recursos renováveis?

De forma resumida, recursos renováveis são aqueles elementos presentes na natureza que podem ser consumidos ou utilizados e que não acabam, sendo possível se recompor dentro de um determinado período. Os principais exemplos de recursos naturais renováveis são a energia solar e eólica. A maioria dos metais preciosos também é renovável, uma vez que eles podem ser reciclados porque não são destruídos na sua extração e nem no seu uso.

Ao contrário dos recursos renováveis, os recurso não renovável não podem ser recuperados. À medida que a população humana continua crescendo rapidamente e os recursos não renováveis se esgotam, a demanda por recursos renováveis aumenta cada vez mais.

O que isso tem a ver comigo?

Embora pode não parecer algo que afeta a população diretamente, a verdade não é bem assim. Praticamente todos os produtos que compramos, desde alimentos, peças de roupas, medicamentos e produtos de limpeza, geram uma quantidade específica de carbono emitido durante a sua produção, sem falar no plástico ou outros materiais usados na sua composição. Até a carne que compramos no açougue gerou emissão de carbono para chegar no estabelecimento e depois na sua casa. Por isso, os recursos renováveis, além de hábitos de consumo mais conscientes são tão importantes. Quanto mais nos preocupamos com o nosso impacto no planeta, melhor pode ser o nosso futuro.

Qual o papel da YVY nisso tudo?

Um dos principais pilares YVY é que os produtos que entregamos sejam produzidos com o menor impacto possível. Afinal, a criação da YVY foi inspirada na sabedora Guarani, que fala sobre uma comunhão entre o homem e a natureza, cultivando uma terra sem males. Por isso, fazemos de tudo para reduzir o desperdício de qualquer recurso que utilizamos. As cápsulas ultra concentradas são uma forma de não levar água pra passear! Dessa forma, as embalagens de plástico (reciclável) são muito menores. Além disso, com os borrifadores reutilizáveis, reduzimos em 2/3 a quantidade de plástico usado para criar os nossos produtos.

Infelizmente, um mundo sem plástico não é possível. Porém, o que podemos fazer é utilizar somente o necessário reciclar/reutilizar aquilo que foi produzido. Quer fazer parte da mudança junto com a YVY? Conheça mais sobre os produtos de limpeza naturais e renove a forma de limpar a sua casa!