VAI UM DESCONTO AI? Use o cupom SEMPLASTICO para ganhar 15% OFF na sua assinatura YVY

Por que e como separar o lixo da sua casa?

Separar o lixo dentro de casa ajuda a criar hábitos mais conscientes e contribui para um meio ambiente mais saudável. Confira como aqui no blog YVY!

Você sabia que separar o lixo da sua casa pode ter impactos enormes para o meio ambiente e a saúde do planeta? Muitos pensam que a responsabilidade pela triagem dos resíduos fica somente para os lixeiros. A verdade é que a nossa contribuição é necessária.

Por que separar o lixo em casa?

Separar o lixo da sua casa é importante porque pode aumentar o número de resíduos reciclados no futuro, reduzindo assim o número de lixo que vai parar nos grandes aterros e no meio ambiente. Os resíduos mistos que vão parar na natureza podem apresentar ameaças para o planeta. Uma boa parte do nosso lixo (especialmente por conta dos produtos de limpeza sintéticos e cosméticos) contêm ingredientes tóxicos e extremamente agressivos e prejudiciais para a nossa saúde e também para a fauna e flora.

Pensando nisso, o blog YVY de hoje vai te mostrar como separar o lixo e outros resíduos do seu lar de forma prática e simples. Confira!

Como separar o lixo dentro de casa?

Como separar o lixo de casa?

Um dos métodos mais fáceis para a separação de resíduos é ir por tipo de resíduo, conforme a lista abaixo:

  1. Molhados

Isso inclui itens como cascas de frutas, sobras, cascas de vegetais, alimentos crus, borra de café, entre outros. Mantenha esses itens num recipiente ou lixeira. Se quiser aproveitar ainda mais, você pode usar esse lixo para criar uma composteira!

  1. Secos

Esse você pode dividir em dois: recicláveis e não recicláveis. Itens como toalhas de papel usadas, embalagens de produtos de limpeza tóxicos ou recipientes de cosméticos são exemplos de itens que não podem ser recicláveis. O lixo que pode ser reciclável inclui garrafas pet, sacolas plásticas, jornais, talheres de plásticos, papelão, vidro e muito mais.

Divida esses dois tipos de lixos e quando tiver enchido o seu espaço respectivo, descarte em locais que recebem recicláveis, como ONGs.

  1. Resíduos Sanitários

Fraldas, absorventes, produtos de higiene e preservativos são exemplos de resíduos sanitários. Esses resíduos são classificados por conterem fluidos corporais.

Esse lixo deve ser descartado separadamente dos demais para não contaminarem ninguém no processo de reciclagem ou descartes.

Separar o lixo dessa forma ajuda a contribuir para a reciclagem, assim como a higiene das pessoas que trabalham nesse ramo e que entrarão em contato com os seus resíduos mais pra frente. Além disso, você ajuda a criar hábitos mais conscientes e saudáveis dentro e fora de casa.

Gostou dessa dica? Confira mais conteúdos para levar uma vida mais responsável no blog YVY!

Você também pode gostar de ler...

Chamada Conheça as 100 startups to watch. Ao fundo, figura gráfica de um homem usando óculos de realidade virtual, em frente a um fundo claro.

100 startups to watch: YVY BRASIL

Você já deve conhecer a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, mas você sabe o que é a lista das 100 startups to watch? Confira mais sobre startups que estão à frente quando o assunto é inovação.

Leia mais »