Por que não se deve misturar produtos de limpeza sintéticos?

25 10 Produtos de limpeza Toxicos por que nao misturar produtos sinteticos

Quem não quer uma casa sempre limpa e bem higienizada? Para isso não há fórmula mágica. É preciso adotar uma rotina de limpeza, contar com a colaboração de todos os moradores, utilizar os produtos corretos e, principalmente, abandonar a ideia de que para limpar as superfícies é necessário misturar produtos de limpeza sintéticos.

O perigo por trás dos produtos de limpeza sintéticos

Máxima eficiência e mínimo esforço. Esse é o combo que muitos procuram em um produto na hora da limpeza da casa. Mas, como a maioria dos produtos de limpeza sintéticos são compostos por 90% de água, fica difícil alcançar o efeito desejado. Por essa razão, as pessoas geralmente acabam recorrendo às misturas, pois creem que assim irão potencializar os resultados.

Um pouquinho desse produto, um pouco daquele outro. Alerta! Perigo! Muitas vezes as misturas dos produtos de limpeza sintéticos não só interferem na ação – anulam a eficiência do produto -, como também desencadeiam reações químicas, liberando gases nocivos e altamente prejudiciais à saúde dos moradores e dos pets.

Dentre as misturas mais comuns e mais perigosas está o uso de água sanitária combinado com outros produtos de limpeza sintéticos. Uma verdadeira bomba caseira! Misturas que podem formar compostos químicos que causam queimaduras nas mucosas do trato respiratório, intoxicação e asfixia. Além disso, essas misturas também são causadoras de reações alérgicas e dermatites.

Misturas caseiras: perigo!

Para além dos produtos de limpeza sintéticos, as misturas caseiras também são populares. Quem nunca ouviu falar sobre a “poderosa” combinação entre vinagre e água oxigenada? Um mito! Estes dois itens, quando misturados, geram um ácido chamado peracético, uma substância potencialmente tóxica e que pode causar irritações na pele e nos olhos, além de afetar o sistema respiratório.

Outra misturinha famosa, mas totalmente sem eficiência é a de vinagre com bicarbonato de sódio. Essa, por sua vez, além de não ter ação de limpeza e higienização, se armazenada em um local fechado pode causar uma explosão.

Ainda tem dúvidas sobre os mitos que envolvem o uso de vinagre na hora da faxina? Confira o artigo sobre os testes que comprovam a ineficiência deste item alimentício para a limpeza da casa.

Adeus as misturas de produtos de limpeza sintéticos

A melhor solução para evitar problemas graves à saúde na hora da faxina é abandonar de vez o costume de misturar produtos de limpeza sintéticos e escolher apenas um para limpar e higienizar as superfícies. Para isso, é preciso ler os rótulos dos produtos, identificar o modo de uso e entender as aplicações possíveis.

Por outro lado, uma alternativa melhor ainda é investir em produtos de limpeza naturais, como os da YVY.  De origem vegetal e fontes renováveis, eles são uma opção mais sustentável e, sem dúvidas, essencial para aqueles que desejam cuidar tanto da saúde de todos os moradores, como também do meio ambiente.

Ficou interessado? Conheça agora os benefícios dos produtos naturais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 18 =