VAI UM DESCONTO AI? Use o cupom SEMPLASTICO para ganhar 15% OFF na sua assinatura YVY

Sulfato e os produtos de limpeza sintéticos

Saiba quais são os perigos do sulfato e de outros produtos de limpeza sintéticos. Acesse o Blog YVY!

Você sabe o que é o Sulfato de Sódio? Frequentemente falamos sobre a importância, os benefícios e as características da limpeza natural. Hoje, por outro lado, queremos alertar para os perigos do sulfato, presente em muitos produtos do dia a dia, e dos produtos de limpeza sintéticos em geral.

Acompanhe a leitura e saiba mais!

 O que é o Sulfato de Sódio e quais os seus perigos?

Presente em produtos cosméticos, de limpeza e de higiene, o sulfato é uma substância química cuja principal característica é sua capacidade de modificar as propriedades da superfície de um líquido, reduzindo a tensão e permitindo a interação com outros elementos.

Explicando de uma maneira mais simples, o sulfato atua na remoção de resíduos, produz  espuma, quebra a barreira oleosa, permitindo a penetração da água, etc.

O problema? Trata-se de uma substância danosa à saúde que causa sensibilidade, ressecamento e irritação na pele. Além disso, dependendo da concentração, pode causar reações alérgicas graves.

Não por acaso, cada vez mais marcas investem em produtos sem esse componente, como é o caso de shampoos que apostam na técnica low poo.

Já para os cuidados da casa, surgem as opções de produtos ecológicos, eficientes substitutos dos produtos de limpeza sintéticos.

Sulfato de sódio e os produtos de limpeza sintéticos.
Sulfato de sódio e os produtos de limpeza sintéticos.

Quais os perigos dos produtos de limpeza sintéticos?

Quando o assunto é impactos à saúde humana e poluição do meio ambiente, assim como o sulfato de sódio, os produtos de limpeza sintéticos em geral estão no topo do ranking.

O motivo? Componentes químicos altamente nocivos e tóxicos, formulações não biodegradáveis e sistemas de produção que liberam toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera.

Ah, e claro, não podemos esquecer que a maioria dos produtos convencionais de limpeza são adeptos das embalagens de uso único, ou seja, são usados e descartados em sequência. Um amontoado de plástico cada vez maior no meio ambiente!

Para você ter uma ideia do impacto das embalagens, estudos estimam que, se seguirmos nesse ritmo irresponsável de consumo, até 2050 haverá mais plástico nos oceanos do que peixes. Um absurdo!

Produtos de limpeza concentrados descubra os benefícios 1

Produtos de limpeza sintéticos que você precisa evitar

Abaixo deixamos alguns exemplos de produtos de limpeza sintéticos que você deve evitar levar para dentro do seu lar. Confira!

  • Água sanitária (alvejantes): irritações nos olhos e no nariz, dificuldade para respirar e alergia na pele são alguns dos malefícios causados pela água sanitária.
  • Amônia: produto tóxico e que pode desencadear problemas de saúde como, por exemplo, a asma.
  • Ácido clorídrico: extremamente volátil e, por essa razão, é inalado facilmente, causando danos às vias respiratórias. Além disso, pode ocasionar inflamações e queimaduras na pele.
  • Soda cáustica: substância extremamente perigosa e corrosiva. Pode causar danos irreversíveis na pele, nos olhos e no sistema respiratório.
  • Boráx: causa efeitos negativos no sistema hormonal, além de desencadear irritações na pele e nas mucosas.
  • Desodorizadores de ambiente sintéticos: são normalmente elaborados com substâncias químicas que quando inaladas excessivamente causam problemas respiratórios. O ideal é substituir estes itens por óleos essenciais.

 Qual é a opção mais segura?

É inegável que os produtos de limpeza sintéticos e o sulfato causam graves danos a nossa saúde e ao meio ambiente. Mas, você sabia que é fácil acabar com esse problema?

A solução está nos produtos naturais de limpeza! Uma categoria de produtos que limpa com eficiência sem comprometer o bem-estar dos moradores, pets e, claro, sem causar danos irreversíveis ao ecossistema.

Os produtos YVY, por exemplo, têm origem 100% natural, de origem vegetal e fontes renováveis, não causam alergias, irritações nas vias respiratórias ou nos olhos. Além disso, não são abrasivos e preservam o acabamento das superfícies. Ah! E não contam com sulfato de sódio.

Adicionalmente, visando o menor impacto no meio ambiente, utilizam cápsulas ultraconcentradas – com ⅔ a menos de plástico que os produtos convencionais -, reduzindo as emissões de CO2 ao longo de todo a cadeia de produção.

Felizmente, o compromisso dos produtos YVY com a saúde não param por aí! Com o sistema de logística reversa, as cápsulas são recicladas e reutilizadas. Um processo pensando para quem sabe que limpar a casa sem sujar o planeta é o mínimo.

Abandone o uso de produtos de limpeza sintéticos, conheça os benefícios dos produtos naturais, conheça a YVY Brasil!

 

Você também pode gostar de ler...