Use o cupom SEMPLASTICO para ganhar 15% OFF 

Sustentabilidade: 5 produções audiovisuais sobre o tema

Sustentabilidade é um tema cada vez mais presente entre a sociedade. A preocupação com o meio ambiente e o futuro da humanidade é algo que vemos em todos os lugares, inclusive em produções audiovisuais, como filmes, documentários e séries.

Com a situação que o mundo está enfrentando no momento, com a pandemia, sabemos que é essencial encontrar maneiras de se distrair e relaxar quando temos um tempo livre. Nessa quarentena, estamos todos em casa em busca de algo que possa ajudar a fazer o tempo passar da maneira mais confortável e segura possível. Por causa disso, o serviço de streaming e a indústria do entretenimento online passou a ser a principal forma de consumo de conteúdo e lazer.

No blog YVY de hoje, preparamos uma lista de verdadeiras obras que não só vão te chamar a atenção pela produção e qualidade, mas também trazer à tona diversas discussões sobre sustentabilidade, conscientização com o meio ambiente e muito mais. Confira agora!

  • Amazônia Eterna

Criado pela GIROS e AGÊNCIA TUDO, essa obra levanta grandes pensamentos e reflexões sobre a maior floresta tropical do mundo, a sua importância para o ecossistema global e as ações que a sociedade tem causado na área. O documentário parte de diversas visões, como política, econômica e social. Além disso, a produção também coloca em foco as populações indígenas, moradoras na floresta amazônica, e ressalta as práticas milenares que eles herdaram, de exploração da floresta sem causar impactos ambientais. Empresários, ambientalistas e moradores falam da sua relação com um dos maiores patrimônios naturais do planeta e discutem soluções para os sérios dilemas da região, evidenciando novos experimentos que comprovam a possibilidade de desenvolver a Amazônia economicamente sem destruir o seu ecossistema.

É possível assistir Amazônia Eterna em alguns sites pela internet, além de estar disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

  • Oceano de Plástico (2017)

Produzido pela Plastic Ocean Foundation, uma organização inglesa que visa promover consciência e criar soluções para os impactos do lixo plástico no planeta, o documentário explora as áreas mais devastadas por conta da poluição por plástico. O jornalista Craig Leeson se junta a mergulhadora e ativista Tanya Streeter e uma equipe internacional de pesquisadores e especialistas. Juntos, eles percorrem diversos locais ao redor do planeta para explorar o estado frágil em que o nosso oceano se encontra, devido à poluição por plástico. O filme levanta questões importantes que tratam tanto de sustentabilidade, da fauna e da flora. Além disso, mostram como certas populações estão sendo afetadas mais que outras pela poluição. Atualmente, Oceano de Plástico está disponível para assistir na plataforma de streaming Netflix.

Falando na poluição de plástico, você sabia que na YVY, a gente economiza 2/3 do plástico utilizado para fabricar nossos produtos, transformando-os em cápsulas? Além disso, com a logística reversa, os consumidores podem devolver as cápsulas usadas para que a gente possa reutilizá-las. Conheça mais sobre o processo aqui.

  • Seremos história? (Before the flood, 2016)

Indicado ao prêmio Critics’ Choice e narrado pelo ator Leonardo di Caprio, essa obra audiovisual nos mostra como a mudança climática está, de fato, afetando o nosso meio ambiente e o que a sociedade pode (e deve) fazer para evitar a destruição de milhares de espécies da fauna, ecossistemas e até comunidades nativas ao redor do planeta. O documentário conta com a participação de figuras proeminentes na causa, como Barack Obama, John Kerry, Bill Clinton e o Papa Francisco. Uma obra essencial quando tratamos de sustentabilidade.

Seremos História está disponível em diversos portais de streaming, como o YouTube e Disney+.

  • 2040 (2019)

Produzido pelo documentarista australiano Damon Gameau, essa obra levanta soluções práticas e importantes para as preocupações com o ecossistema e a sustentabilidade, trajando um caminho de melhoria no futuro do nosso planeta. De forma lúdica, atraente e ao mesmo tempo educacional, Damon coloca em reflexão as ações atuais que os governos têm tomado (ou não) para cuidar de desastres causados pelas ações dos homens. No entanto, o filme aborda que, ao invés de um governo que reaja a desastres após acontecerem, precisamos começar a tomar precauções que evitem os desastres a ocorrerem, como um todo. Damon Gameau nos faz refletir sobre a vida que queremos que as próximas gerações tenham, falando de sua própria filha (que, em 2040, terá 21 anos de idade), na esperança de que ela e muitos outros tenham um futuro promissor à sua frente.

2040 pode ser adquirido através da Google Play.

  • Uma verdade inconveniente (2006)

Produzido e estreado pelo político e jornalista, Al Gore, esse documentário nos apresenta, de forma direta e educacional uma análise profunda de questões como aquecimento global, mudança climática e sustentabilidade, mostrando mitos e verdades a cerca desses temas. O filme nos entrega, a partir de pesquisas e estudos internacionais, dados estatísticos que comprovam que as calotas polares estão derretendo e o nível do oceano está subindo, resultando em fenômenos “naturais” como furacões, enchentes, seca e epidemias. Além disso, a obra também levanta possíveis cenários catastróficos para o futuro do planeta e o que a sociedade como um todo deve fazer para que essas não se tornem realidade nas próximas décadas.

Uma Verdade Inconveniente pode ser comprado ou alugado através do YouTube ou Google Play.

A importância da preservação dos ecossistemas do nosso planeta é inquestionável. Mesmo no mercado de cinema e entretenimento, há diversas produções que são verdadeiras obras de arte quando se trata de educação e conscientização. Há muitas outras, além das mencionadas aqui no blog, basta dar uma breve pesquisada e terá uma pletora de informações à sua disposição!

A YVY traz a você uma proposta de mudar a sua rotina em casa, prezando pela sustentabilidade e saúde, sem perder a eficácia. Que tal conhecer um novo jeito de limpar?

Você também pode gostar de ler...