VAI UM DESCONTO AI? Use o cupom SEMPLASTICO para ganhar 15% OFF na sua assinatura YVY

YVY é natural de verdade?

Chamada YVY é natural de verdade? Ao fundo, imagem de um borrifador YVY cercado de laranjas e pedaços de canela.

A essa altura do campeonato, ficou clara que a demanda por produtos naturais está cada vez maior entre os consumidores. Você sabia que, em 2019, a YVY foi apontada pela Euromonitor como uma das empresas em tendência de consumo em Green Cleaning e limpeza natural?

Hoje, se andarmos pelos corredores de qualquer supermercado, vamos encontrar a palavra natural diversas vezes entre os rótulos. Itens que vão desde cosméticos até produtos de limpeza utilizam esse adjetivo para afirmar que contam com ingredientes seguros e que são desprovidos de substâncias agressivas e irritantes. Mas, eles são naturais de verdade?

O que significa ser natural?

A palavra natural vem da palavra em latim naturalis e significa “feito ou dado pela natureza”. Sendo assim, tudo o que vem da natureza é considerado natural, seja de fonte animal ou vegetal. Em contrapartida, produtos não naturais ou sintéticos, são produtos de origem, majoritariamente, de fonte petroquímica.

O conceito natural foi introduzido em produtos de consumo para trazer à tona a questão da segurança e eficácia

Os produtos YVY, por exemplo, são naturais, pois contém apenas ingredientes de origem vegetal que respeitam rigorosos critérios de extração sustentável, impactando muito menos o meio ambiente.

Quem garante que um produto é natural?

Infelizmente, não há uma definição legal no Brasil que garanta ao consumidor que um produto que se diz natural seja, de fato, natural. Entretanto, há algumas maneiras de uma empresa conseguir comprovar tal informação ao seu público, caso ela queira. No caso da YVY, foi obtendo a certificação ABNT de Qualidade Ambiental.

O que é uma Marca de Qualidade Ambiental?

O Programa de Rotulagem Ambiental é uma iniciativa da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que visa promover um esforço constante de melhoria da qualidade ambiental através da redução de consumo de energia e de materiais, assim como a regularização dos processos internos e externos de empresas, a fim de reduzir o seu impacto no meio ambiente.

Trata-se de uma das iniciativas pioneiras para a regulamentação deste conceito dentro de diversos setores.

YVY é certificada pela ABNT

Para uma marca como a YVY obter a licença para uso da Marca ABNT de Qualidade Ambiental (Rótulo Ecológico para Produtos de Limpeza), são estabelecidos requisitos que a empresa deve obedecer, como: o mínimo de impacto ambiental, redução de gastos energéticos, ingredientes de origem vegetal e não tóxicos, redução do consumo de água e muito mais!

Como ainda não existe uma forma de regularização de todos os produtos naturais do mercado, é extremamente necessário a obtenção de uma Marca de Qualidade Ecológica como da ABNT. Dessa forma, os consumidores YVY podem ter a certeza de que os produtos que estão usando são realmente naturais, seguros, eficazes e ecológicos.

Gostou de saber mais sobre o que significa ser natural? Que tal conferir mais informações sobre o que são produtos hipoalergênicos?