Com que frequência você costuma desinfetar os ambientes e as superfícies da sua casa?
Na limpeza de manutenção, a sujeira superficial dos cômodos é removida, o que costuma ser suficiente no dia a dia. No entanto, quando falamos de limpeza pesada, é sempre necessário desinfetar a casa.
Acompanhe a leitura e entenda mais sobre o porquê esse processo é tão importante para manter a saúde do lar e dos moradores!
Diferença entre limpar e desinfetar a casa
Antes de tudo, precisamos relembrar: limpar não é o mesmo que desinfetar. Enquanto o primeiro processo remove a sujeira superficial, ou seja, a sujidade visível, o segundo elimina os microrganismos — como germes e fungos.
Por isso, em ambientes como a cozinha, o banheiro e o quarto do bebê, é aconselhável que, após a limpeza, as superfícies sejam desinfetadas. Dessa forma, evita-se possíveis infecções e contágios.
Por que desinfetar a casa?
Proteger a saúde dos moradores é um argumento de peso quando o assunto é desinfecção dos ambientes domésticos.
Por exemplo, em casas com bebês, a limpeza deve ser periódica. Isso porque o sistema imunológico dos pequenos ainda não está totalmente desenvolvido, o que torna-os mais vulneráveis às infecções causadas por microrganismos.
O mesmo se aplica para idosos ou pessoas com doenças graves. Devido à baixa imunidade, esses grupos tendem a estar mais suscetíveis aos contágios.
Nesse sentido, desinfetar a casa corretamente é fundamental para mitigar riscos à saúde e ao bem-estar da família.
Como desinfetar a casa?
A desinfecção da casa deve incluir tanto as superfícies dos móveis, quanto os outros objetos que são tocados com frequência, como, por exemplo, maçanetas, puxadores de armários e interruptores.
Em todo caso, antes de desinfectar, é preciso limpar. Ou seja, remover toda a sujeira acumulada, como pó, manchas de gordura e restos de alimentos.
Em seguida, recomenda-se aplicar o desinfetante e deixá-lo agir durante o período indicado no rótulo da embalagem.
Lembre-se: seguir as orientações de uso estabelecidas pelo fabricante é fundamental para garantir a correta desinfecção dos ambientes.
Do mesmo modo, por motivos de segurança, deve-se evitar as misturas de produtos sintéticos, elas são realmente perigosas!
Desinfecção Natural
Para desinfetar a casa com segurança, a melhor opção é apostar em produtos naturais de limpeza.
Com fórmulas baseadas em ingredientes naturais, de origem vegetal, e óleos essenciais, esta categoria de produto não compromete o bem-estar de quem realiza a faxina.
Os produtos YVY, por exemplo, são hipoalergênicos, pet friendly e têm pH neutro.
E quando se trata de desinfecção, YVY conta com o único desinfetante natural do mercado reconhecido pela Anvisa.
Com duas fragrâncias suaves, lavanda e madeiras nobres, o desinfetante natural YVY tem alto poder de limpeza, elimina microrganismos, tira limpo e acaba com os maus odores.
Como usar o Desinfetante YVY?
O desinfetante YVY usa a tecnologia das cápsulas concentradas. Por isso, para utilizá-lo basta seguir três passos:
Passo 1: complete o borrifador com água até a marcação lateral (cada cápsula do produto rende 540ml no borrifador).
Passo 2: encaixe a cápsula no suporte do borrifador, com o lacre virado para baixo.
Passo 3: rosqueie a tampa do borrifador e pronto. Agora é só desinfetar a casa!