Dores de cabeça, espirros, coriza, ardor nos olhos, dificuldades para respirar, caroços em todo corpo, dedos enrugados, mãos vermelhas, descamando e até com pequenas feridas. Basta apresentar algum desses sintomas para se descobrir suscetível à alergia a produtos de limpeza. Afinal, são produtos altamente químicos que diariamente acabam entrando em contato conosco, diretamente ou indiretamente.
O maior órgão do corpo humano, a nossa pele, fica exposto ao elevado odor e toxicidade destes químicos. Para não comprometer sua saúde, é indicado substituí-los por produtos naturais, de base vegetal, sem químicos agressivos e hipoalergênicos. Abaixo, separamos algumas dicas para te ajudar a combater a alergia a produtos de limpeza e levar mais saúde para a sua casa. Confira!
Afinal, como surge a alergia?
As alergias são doenças bem comuns nos seres humanos. Segundo estudo publicado no The New England Journal of Medicine, só nos países desenvolvidos, quase 20% da população é afetada por rinite alérgica.
As alergias dermatológicas são reações do nosso organismo causadas por hipersensibilidade do sistema imunitário a alguma substância. Ou seja, ao entrar em contato com substâncias que nosso sistema imunológico vê como ameaçadoras, ele irá causar a reação alérgica. Os sintomas mais comuns são: pele e olhos vermelhos, manchas que provocam coceiras e descamações, secreção nasal, falta de ar, inchaço, tosse, espirros, entre outros.
Em geral, água sanitária, cloro, desinfetantes, sabão em pó, amaciantes e detergentes são os produtos químicos que mais causam alergias dentro de casa. O contato com a pele ou a inalação dos gases destas substâncias é que vão desencadear as reações alérgicas.
Como saber se eu tenho alergia a produtos de limpeza?
As alergias podem ser originadas por fatores genéticos e ambientais. É imprescindível procurar orientação médica para checar se você desenvolve algum tipo. Caso você apresente algum dos sintomas citados acima, procure ajuda profissional para fazer o diagnóstico preciso através de testes cutâneo-alérgicos e exames laboratoriais.
Mãos, braços, unhas, nariz e garganta podem ser os primeiros atingidos nas alergias dermatológicas e dermatites de contato causadas pelo cheiro forte dos produtos químicos de limpeza. Se não tratadas, as irritações podem desencadear doenças como rinite, bronquite, sinusite e asma.
A alergia ao cloro, por exemplo, é uma das mais comuns. Basta uma simples limpeza com ele para ficar com a pele da mão ressecada, não é verdade? O cloro tem como componentes vários agentes químicos que também podem irritar os olhos e ocasionar espirros durante o uso.
Dicas para prevenir a alergia a produtos de limpeza
Depois da faxina todo mundo quer aproveitar a casa limpa e organizada, não há dúvidas. Mas a alergia a produtos de limpeza pode causar justamente o contrário: mais dor de cabeça, literalmente. Como acabar com alergia a cheiro se manter as roupas, móveis, objetos e ambientes limpos é fundamental? É preciso evitar que as vias respiratórias fiquem expostas aos produtos químicos de limpeza para prevenir as reações alérgicas.
Uma limpeza caprichada é fundamental para o bem estar daqueles que têm alergia. O que faz com que as pessoas, em muitas das vezes, recorram aos produtos com altos níveis químicos sob a forma de perfume, que ao invés de colaborarem com a saúde vão gerar mais malefícios ao longo do tempo. Teve alguma reação na limpeza? Identifique imediatamente o produto que você usou e suspenda o uso.
Use produtos de limpeza naturais
De nada adianta dizer no rótulo que aquele item de limpeza tem ação bactericida, se ele contribui com o desenvolvimento de doenças respiratórias. Crie o hábito de ler o rótulo dos seus produtos de limpeza. Nele há informações importantes sobre os agentes químicos e se o produto foi testado ou não dermatologicamente. Quanto mais coloridos forem os produtos, mais corantes, perfumes e substâncias químicas eles podem apresentar.
É aí que entra em cena os produtos de limpeza naturais. Além de serem positivos para o meio ambiente, eles favorecem a saúde das pessoas, dos animais e das plantas. Busque manter a sua casa mais saudável e a sua família longe de ingredientes sintéticos e petroquímicos.
Não precisamos sujar o planeta para limpar a casa, isso é fato. É possível realizar uma limpeza poderosa, eficiente e natural com impacto mínimo. Através da tecnologia e da própria inteligência da natureza, os produtos naturais de limpeza reduzem o consumo de desnecessário de embalagens e diminuem o desperdício de recursos importantes do nosso planeta.
Muitas pessoas já aderiram ao uso de produtos naturais, hipoalergênicos e biodegradáveis com formulações do bem para evitar a sensibilidade com produtos químicos. E você? Faça parte desse movimento de mudança!