Antes de abordarmos o que são produtos hipoalergênicos e qual a sua importância, é necessário falar sobre a situação que enfrentamos acerca das alergias, em si. Infelizmente, é perceptível o número crescente de pessoas que são afetadas por reações alérgicas. Estudos do começo de 2020, realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que 20% da população mundial sofre de alergias que vão desde reações na pele ao entrar em contato com certos produtos nocivos, até ataques mais severos que comprometem o sistema respiratório.
Além disso, dados divulgados pela CDC (Center for Disease Controle) correlacionam a pandemia do novo coronavírus ao aumento de reações alérgicas a produtos de limpeza químicos. Durante o primeiro semestre de pandemia, o número de ligações a centrais de envenenamento e ataques alérgicos por produtos de limpeza sintéticos mais do que dobrou. Isso se dá por conta do aumento drástico de produtos de limpeza químicos que estamos consumindo, ao longo do avanço da pandemia, como forma de se proteger contra novo coronavírus. No entanto, é notado que grande parte dos produtos comumente encontrados nos lares, como a água sanitária, são os principais responsáveis por causar reações alérgicas na derme e também respiratórias. Além disso, a mistura desses produtos de limpeza é responsável por uma grande porção desses ataques alérgicos também, entre outros perigos à nossa saúde.
O que são produtos hipoalergênicos?
São chamados de produtos hipoalergênicos aqueles cujos ingredientes foram cuidadosamente escolhidos a fim de minimizar a probabilidade de uma reação alérgica, retirando de sua fórmula os componentes chamados de alérgenos. Para uma empresa determinar que o seu produto é hipoalergênico e assim, legalmente divulgar isso aos consumidores, é necessário que sejam feitos testes de sensibilização dérmica (fotoalergia e fototoxicidade cutânea). Os testes são aplicados a um grupo determinado de pessoas e as suas reações na pele com o produto são documentadas, a fim de determinar se os componentes presentes são capazes de provocar alergias.
Principais sintomas de reações alérgicas
É estimado que 1 em cada 3 pessoas possua alergia a pelo menos um tipo de alérgeno. Entre os principais sintomas presentes estão: olhos lacrimejando e coçando, nariz irritado, falta de ar, erupções na pele, coceiras generalizadas, vermelhidão e dores de cabeça. Em casos mais extremos, a reação pode evoluir para um estado de choque anafilático, que inclui sintomas como inchaço da boca, olhos e nariz, dores abdominais, náuseas e vômitos, taquicardia, suores intensos e confusão. O choque anafilático é uma reação grave que pode colocar a sua vida em risco. Se você apresentar sintomas como este, chame uma ambulância imediatamente.
Devo substituir produtos químicos pelos produtos hipoalergênicos?
Se você é uma pessoa propensa a reações alérgicas como as mencionadas no tópico acima ou possui alguém em seu círculo familiar que seja, é extremamente recomendado recorrer a produtos de origens naturais e hipoalergênicos. Isso te ajudará a diminuir os episódios alérgicos.
Se você não é uma pessoa com pele sensível e nem costuma ter ataques de alergia, ainda assim é válido considerar incluir produtos hipoalergênicos em sua rotina. Os alérgenos presentes nos produtos químicos aumentam o risco de irritar os poros da pele. Usar um produto hipoalergênico poder ser a chave para ficar longe das inflamações da pele.
Com aumento da preocupação com a nossa saúde, existem marcas disponíveis hoje no mercado que são comprometidas a nos proporcionar condições de vida mais saudáveis. Os produtos de limpeza YVY, por exemplo, são naturalmente seguros e hipoalergênicos, além de serem eco-friendly e cruelty-free.
Que tal experimentar #umnovojeitodelimpar e ficar longe dos absurdos dos produtos de limpeza tóxicos? Leia mais sobre os kit de produtos YVY.