VAI UM DESCONTO AI? Use o cupom SEMPLASTICO para ganhar 15% OFF na sua assinatura YVY

Alergias nas mãos: como evitar irritações na pele

Chamada alergias nas mãos: como evitar?

Alergias nas mãos incluem sintomas como coceira, descamação da pele, vermelhidão e inchaço.

Quando nossa pele entra em contato com uma substância agressora, nosso organismo reage mostrando que alguma coisa não está bem, por isso estar atento aos produtos e objetos que usamos é necessário para evitar o desenvolvimento ou agravamento de alergias.

Para te ajudar a evitar alergias nas mãos, criamos um conteúdo cheio de dicas bacanas, mas, antes de tudo, lembre-se: qualquer sintoma suspeito ou alterações na pele devem ser reportados a um médico, sendo o dermatologista e o alergologista os profissionais mais indicados para dar um diagnóstico preciso.

O que pode causar reações alérgicas nas mãos?

De modo geral as alergias não são causadas por episódios isolados, mas sim pelo acúmulo deles, ou seja, exposição a substâncias agressoras no médio ou longo prazo, fricção constante na pele, além da predisposição genética.

Dentre os agentes agressores mais comuns estão: produtos de limpeza petroquímicos – como detergentes e removedores -, tatuagem com henna, esmaltes, bijuterias que contém níquel (um dos maiores alérgenos da atualidade), materiais de borracha (látex) e cosméticos com substâncias sintéticas.

Esses produtos e objetos possuem chances elevadas de causarem alergia entre a população.

Caso tenha reação alérgica a alguma substância, evite coçar a área, já que nossas unhas podem estar contaminadas por bactérias.

Do mesmo modo, não passe nenhum produto ou pomada que não tenham sido previamente indicados por um especialista, assim você evita maiores complicações.

Quais os tipos de alergia nas mãos?

Existem alguns tipos de alergias nas mãos que podem ser causados por entrar em contato com alguma substância, mas que também podem se desenvolver a partir de predisposição  genética.

Quem tem mais tendência a desenvolvê-las são pessoas que têm contato frequente com produtos químicos que podem irritar a pele.

Neste caso, a derme fica mais suscetível à ação de microrganismos, pois a camada protetora fica comprometida.

Profissionais como cabeleireiros, trabalhadores de indústrias, pintores e domésticas são alguns exemplos de p profissionais que podem desenvolver alergias mais frequentemente.

Confira os principais tipos de alergias que podem surgir nas mãos!

Leia também: Dicas para melhorar a qualidade do ar dentro de casa

Dermatite de contato

A dermatite de contato é uma inflamação da pele que pode se desenvolver a partir do contato com uma substância em específico.

Algumas substâncias comuns que podem desenvolver alergia são metais, conservantes, plantas, fragrâncias, entre outras.

A alergia pode se desenvolver logo no primeiro contato ou ocasionar sensibilidade mesmo após vários usos.

Um caso muito comum de dermatite nas mãos é a alergia ao sulfato de níquel, que pode estar presente em anéis.

Dermatite atópica

A dermatite atópica a é uma alergia nas mãos ou em outras partes do corpo que deixa a pele seca e causa coceira intensa.

Ela pode ser desencadeada pelo frio, pelo contato com água muito gelada, pelos de animais de estimação e até pelo estresse.

Nestes casos, a hidratação da pele é um fator muito importante, portanto, a aplicação de cremes hidratantes e pomadas pode ajudar.

Psoríase

É uma doença de pele crônica que pode ter predisposição familiar e ocorrer em diversas partes do corpo, inclusive na mão.

Não há prevenção para a psoríase, mas este é um tipo de alergia que pode afetar as mãos.

Disidrose

A disidrose é uma alergia sazonal que pode afetar as mãos.

Consiste no aparecimento de pequenas bolhas com líquido que causam coceira intensa. Costuma desaparecer em cerca de 3 semanas.

Sintomas de alergia nas mãos

alergias nas mãos: como evitar?
alergias nas mãos: como evitar?

Os principais sintomas de alergias são:

  • coceira;
  • inflamação e inchaço no local;
  • descamação da pele nas palmas das mãos e entre os dedos;
  • vermelhidão.

Vale lembrar que nem sempre a pessoa que desenvolveu o eczema nas mãos, como também é chamado este problema, tem alergia a um produto em questão.

O que pode ocorrer é o contato frequente com alguma substância química que acaba causando essa irritação.

Como evitar alergias nas mãos?

Agora que você já sabe os principais fatores que influenciam no surgimento de alergias, é hora de saber como evitá-los. Confira:

  • Ao lavar as mãos, seque com delicadeza, não friccionando a toalha sobre a pele com força;
  • Dê preferência para esmaltes hipoalergênicos;
  • Use creme hidratantes específicos para as mãos, preferindo cosméticos com ingredientes naturais. Além disso, existem produtos específicos para peles sensíveis a alérgenos e pessoas com alergias;
  • Na cozinha, evite água quente, prefira morna ou fria. Isso vale para o banho, também. Água muito quente retira parte da barreira protetora da nossa pele, causando o ressecamento e ainda aumenta as chances do desenvolvimento de caspa capilar;
  • Use luvas sempre que for usar produtos químicos e abrasivos ou pintar alguma superfície, pois muitas tintas são tóxicas e podem causar irritações na pele;
  • Use produtos de limpeza naturais, eles não possuem substâncias petroquímicas e não agridem a pele.

E foi pensando em juntar eficiência com o seu bem-estar, que a YVY criou os melhores produtos de limpeza.

Nossa linha é livre de químicos nocivos e pode ser a chave para evitar crises alérgicas nas mãos.

Confira a linha de produtos naturais e sustentáveis da YVY e evite alergias. Adote um novo jeito de limpar!

Conclusão

As alergias nas mãos e irritações na pele podem ter diversas causas e causar bastante incômodo enquanto estão ativas na pele.

Geralmente, o uso frequente de produtos químicos pode ser um problema, pois eles podem retirar a camada protetora da pele e deixar a pele mais suscetível à alergias.

Por isso, o melhor é evitar ao máximo o contato com produtos químicos e tentar substituir o uso desses produtos por outros mais naturais e não agressivos à pele.

Cuidar da pele das mãos e mantê-las sempre hidratadas e bem cuidadas também é importante na prevenção das alergias.

E aí, gostou do tema deste artigo? Confira outros textos como este no nosso blog!

Leia também: Alergias dentro de casa: como fazer para evitar?