VAI UM DESCONTO AI? Use o cupom SEMPLASTICO para ganhar 15% OFF na sua assinatura YVY

Autocuidado: 4 formas de incluir na sua rotina

Chamado 4 dicas para incluir o autocuidado na sua rotina. Ao fundo, imagem de uma mulher bebendo água de uma garrafa em um parque.

Quem nunca falou a famosa frase: “estou sem tempo”, que atire a primeira pedra! Vivemos em uma sociedade na qual tudo acontece muito rápido, corremos de um lado para o outro tentando equilibrar as diversas responsabilidades do cotidiano e, frequentemente, esquecemos de desacelerar e olhar com carinho para nós mesmos. Esse processo de autocuidado é  essencial para repor as energias, recuperar o foco e aumentar o bom-humor. Por isso, separamos 4 dicas para te ajudar a incluir o autocuidado na sua rotina e alcançar o equilíbrio necessário entre saúde mental, física e emocional com as demandas do dia a dia.

Permita-se desacelerar

O primeiro passo para iniciar uma rotina de autocuidado é incluir momentos de pausas ao longo do dia, nos quais você consiga respirar com calma e se desconectar dos problemas recorrentes. As pausas podem ser em momentos que já fazem parte do seu cronograma diário, como ao tomar café da manhã, por exemplo. Faça um detox das redes sociais e e-mails, volte sua atenção para o momento presente, eliminado distrações, esvaziando a mente e concentrando-se unicamente no agora – mindfulness.

Invista em experiência olfativa

Em um mundo que corre sem parar, fica cada vez mais difícil manter o equilíbrio emocional. Por isso, uma boa opção para acalmar a mente é investir em experiência olfativa, ou seja,  contar com o auxílio de aromas e fragrâncias para elevar o estado de espírito, aumentar o bom-humor e, consequentemente, ser conduzido a um estado de relaxamento. Os benefícios da  aromaterapia podem ser incorporados na sua rotina de autocuidado por meio do uso de óleos essenciais, aromatizadores de ambiente, incensos, velas aromáticas e até mesmo produtos naturais de limpeza.

Use protetor solar

E quando o assunto é autocuidado, Pedro Bial adverte: “se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro, seria esta: usem o filtro solar”. Faça sol ou faça chuva, o uso do protetor é indispensável para o cuidado e saúde da pele, já que até mesmo as luzes artificiais (lâmpadas e telas) emitem radiações e podem causar manchas e favorecer o envelhecimento precoce. Assim, não pense duas vezes, adicione à sua lista de autocuidado o uso diário do protetor solar.

Movimente-se

Coloque o corpo em movimento. Caminhe ou faça algum outro tipo de exercício que te agrade ao menos três vezes por semana. Utilize o momento para se desconectar do exterior e focar naquilo que o seu corpo tem a te dizer. Respeite o seu ritmo e, se possível, exercite-se ao ar livre. Adicionalmente, incorpore uma dieta mais saudável na sua rotina de autocuidado, pois, ao fazer alimentações balanceadas, o seu corpo terá mais energia e disposição para desenvolver as demais tarefas.

 

Quer conhecer mais dicas sobre como manter uma rotina saudável? Entre no blog YVY e descubra!