Experiência Olfativa: curiosidades sobre o sentido das emoções

Experiência Olfativa: curiosidades sobre o sentido das emoções

Dos cinco sentidos essenciais, o olfato é o mais emocional, já que respirar é uma ação que nos acompanha 24 horas por dia. Assim, sempre que sentimos algum cheiro vivenciamos uma experiência olfativa diferente, uma vez que o aroma entra pelo nariz, alcança os receptores olfativos e uma mensagem é enviada ao cérebro.

É nesse processo de transmissão de mensagens que o cérebro identifica e classifica o odor, podendo este ser agradável ou não, além de ativar as regiões emocionais e se relacionar com alguma memória. Em outras palavras, sabe quando você sente um cheiro específico e lembra da sua infância, ou quando entra em algum ambiente e o aroma te causa uma sensação de bem-estar? Bom, é bem por aí. Estamos sempre a construir memória olfativa. Os bebês recém-nascidos, por exemplo, identificam a mãe nos primeiros dias de vida pelo odor, antes mesmo de enxergá-la.

Segundo Martin Lindstrom, 75% de todas as nossas emoções diárias são resultado dos aromas que sentimos, sendo que somos capazes de armazenar em nossa memória até 35% dos cheiros que sentimos ao longo da vida, enquanto só podemos nos lembrar de 5% de tudo que vemos.

No entanto, vale lembrar que a experiência olfativa é completamente individual, sendo que um mesmo aroma pode causar diferentes memórias em diferentes pessoas e ocasiões, tal como uma foto ou uma música. Adicionalmente, cada pessoa tem um cheirinho próprio, a soma das substâncias odoríferas liberadas através da pele.

Por outro lado, a falta de experiência olfativa pode levar a outros problemas, estando associada a alguns casos de depressão e até mesmo desnutrição, pois o olfato é responsável pelo nosso apetite. É por isso que dizem que metade do sabor é cheiro, já que o paladar só classifica os alimentos em: salgado, amargo, doce e azedo, porém a diferença que sentimos quando comemos um bolo de chocolate e um bolo de laranja é dada pelo cheiro de cada um. Agora ficou mais fácil de entender por que você não sente direito o gosto da comida quando está com o nariz congestionado, certo?

Assim, entendendo a importância do odor e como ele tem o poder de causar bem-estar, a YVY investiu em fragrâncias que propiciem uma experiência olfativa agradável e causem uma sensação de conforto, com base em óleos essenciais da natureza escolhidos a dedo por renomados perfumistas.

Greenwashing: o que significa e qual a sua ameaça?

O termo greenwashing se refere a prática de tentar enganar consumidores sobre os benefícios ambientais de serviços ou produtos. Bora falar sobre greenwasshing?

Limpeza com vinagre: testes comprovam que não funciona

Ao contrário do que se imagina, o vinagre não é um bom produto para limpeza doméstica, aponta estudo da Abralimp. Venha saber mais no blog da YVY.