Cuidados com o meio ambiente

Chamada destaca Cuidados com o meio ambiente. Ao fundo uma camiseta verde co cápsulas de lava roupas sobre ela.

Contribuir para a preservação do meio ambiente não precisa ser uma tarefa complexa que exige grandes esforços. Podemos adotar ações de cuidado a partir da nossa casa, atitudes individuais com potencial de impactar o coletivo de maneira positiva.

Confira agora 7 ações que você pode adotar para contribuir com nosso planeta.

1- Hora da compra? Use sacolas retornáveis!

Segundo a organização sem fins lucrativos Funverde, ao utilizar uma sacola retornável durante um ano, você deixa de usar aproximadamente 500 sacolas descartáveis. Além disso, uma sacola plástica demora cerca de 500 anos para se decompor, muito tempo, certo? Então, agora você já sabe, na hora de ir fazer aquela compra, não esqueça de levar sua ecobag.

2- Olho no óleo

Não descarte o óleo usado no ralo da pia, após esfriar a gordura endurece e se fixa nas paredes das tubulações, causando entupimentos, além é claro de poluir o meio ambiente. A solução correta é armazenar o óleo em garrafas e enviar para centros de tratamento especializados neste tipo de material.

3- Banho sem enrolação

Tomar banhos rápidos é uma maneira simples porém eficaz de fazer uso sustentável de água e de energia. Positivamente, a conta no final do mês virá mais barata. Outra forma de aproveitar melhor os recursos hídricos é reutilizar a água da máquina de lavar para limpar quintais, por exemplo.

4-  Cada lixo na sua lixeira

Separe o lixo orgânico do reciclável e garanta a correta destinação de cada material, assim você contribui com o processo de reciclagem e diminui a quantidade de lixo no meio ambiente. Lembre-se: nada de jogar lixo na rua! Cada lixo na sua respectiva lixeira.

5- Não compre animais silvestres

Ao comprar animais silvestres, muitas vezes originários de atividades ilegais,  você contribui com o tráfico de animais, um problema que impacta diretamente a biodiversidade e contribui, em alguma medida, para a extinção de determinadas espécies.

6- Adote o consumo consciente para cuidar do meio ambiente

Não compre apenas por comprar. Avalie a real necessidade de consumir um produto e só depois decida se vale a pena comprar ou não. A conta é simples: quanto mais consumimos, mais lixo produzimos e, consequentemente, maior o impacto negativo no meio ambiente.

7- Escolha produtos sustentáveis e naturais

Na hora de escolher qual produto levar para casa, dê sempre preferência para aqueles que são sustentáveis, com ingredientes naturais e que não fazem testes em animais. Como é o caso dos produtos de limpeza YVY que, além de serem biodegradáveis e life friendly, reduzem a emissão de CO2 na atmosfera em todo o processo de produção, graças a sua fórmula ultraconcentrada.

Viu só? É possível começar pequenas ações em sua casa para ajudar nos cuidados com o meio ambiente, aqui na YVY a gente também tá dedicado a limpar a casa sem sujar o planeta.