Desinfetante convencional: o que usar no lugar?

Desinfetante convencional: o que usar no lugar?

O desinfetante e outros produtos de limpeza convencionais podem causar danos irreversíveis à saúde e não cansamos de alertá-los sobre isso por aqui. A Secretaria da Saúde adverte que o uso contínuo e sem proteção de algumas substâncias pode desencadear alergias de pele e respiratória, principalmente para aqueles que abusam de detergentes, água sanitária, sabão em pó e amaciantes.

Os desinfetantes são uma mistura de vários produtos químicos e a composição vai variar de fabricante para fabricante. Por isso, a escolha deve ser feita de forma criteriosa. Mas o que usar no lugar do desinfetante? Você pode (e deve!) substituir o uso do desinfetante convencional. Não sabe por onde começar? Confira nossas dicas a seguir!

 

O que é de fato um desinfetante?

É um produto indicado para desinfetar e desodorizar ambientes. Ele não pode ficar fora da lista de compras, pois é capaz de destruir microrganismos e faz com que o local fique isento de bactérias. Um produto essencial para limpeza de banheiro e um bactericida nato! No entanto, o produto não pode ser aplicado em excesso e muito menos em qualquer tipo de superfície.

O desinfetante garante uma boa limpeza no vaso sanitário, que com certeza é uma das áreas mais sujas da casa. Diariamente ele precisa ser higienizado e a limpeza pesada deve ser realizada com uma certa frequência, cerca de uma vez por semana.

Quais os riscos que eles trazem?

Do mesmo modo como a maioria dos produtos bactericidas, os desinfetantes devem ser utilizados apenas na limpeza de superfícies laváveis. Sem contar que ao ser despejado sobre o piso, ele irá evaporar e uma parte pode ser lixiviada.

Agora, o contato frequente com a pele, sem o uso de luvas, pode desencadear ressecamento e irritações ao longo do tempo, inclusive nos olhos. Vale mencionar que ele jamais deverá ser ingerido, pois pode desencadear diversos problemas gastrointestinais, náuseas, vômito e dores de cabeça. Por isso, deixe o desinfetante bem longe das crianças!

Tenha muita atenção aos desinfetantes clandestinos, que são comercializados por ambulantes em garrafas de refrigerante sem a autorização do Ministério da Saúde. Eles são produtos que não têm comprovação de qualidade e segurança, podendo causar ainda mais problemas se comparados aos outros desinfetantes químicos. Sem contar que eles não contam com rótulo, data de fabricação, prazo de validade e número de lote do produto.

Recentemente, a Anvisa fez algumas recomendações enfáticas para que a população evite produtos caseiros na prevenção contra o Coronavírus.

O que usar no lugar do desinfetante?

Temos a resposta para a pergunta do título: o desinfetante natural! Ele tem alto poder de limpeza no combate aos fungos e bactérias, limpa limo dos cantinhos úmidos e ainda pode deixar a louça brilhando, tudo sem agredir sua saúde e prejudicar o planeta. Use o produto em sanitários, pias, azulejos ou pisos.

O Desinfetante Natural da YVY é o primeiro e único desinfetante natural reconhecido pela Anvisa e ainda tem um maravilhoso cheirinho que vai fazer você se sentir no meio de uma floresta. O desinfetante pode ser usado em todas as superfícies, mata 99,9% das bactérias e gera economia no bolso.

Uma cápsula rende 540 ml de produto. Você vai ocupar menos espaço no armário – afinal, só é necessário um produto para limpar, matar as bactérias e perfumar seu banheiro. O nosso desinfetante natural ainda atua como um poderoso aliado no combate a proliferação do Coronavírus durante e após a quarentena.

O que tem no Desinfetante Natural?

90% dos produtos de limpeza são feitos de água. Mas a YVY concentrou sua fórmula verde em uma cápsula, usando o mínimo de água necessária. Não queremos que você leve água para passear.

Terpenos cítricos são compostos 100% naturais que estimulam a atuação dos princípios ativos do nosso desinfetante. Já os tensoativos naturais estimulam a atuação dos princípios ativos de nosso produto e são derivados de gordura vegetal. Nossas cápsulas contam ainda com corantes naturais, extraídos de frutas, legumes, especiarias, ervas e outros elementos naturais.

Por fim, os óleos essenciais, que são provenientes exclusivamente das plantas, têm a função de agentes de limpeza, com poder antisséptico e antibacteriano. A ciência da natureza presente nos óleos essenciais proporciona inúmeros benefícios através da aromaterapia.

 

Quem usa um desinfetante natural não quer mais usar água com cheiro de petroquímico. Os produtos naturais são bem eficazes no combate a germes e bactérias sem prejudicar sua saúde. Se você estava com dúvidas sobre o que usar no lugar do desinfetante, esperamos que tenha aprendido muitas dicas com esse artigo!

No Dia da Terra dê adeus aos Absurdos da Limpeza

No dia da terra a YVY te convida a pensar sobre o absurdo mundo dos absurdos da limpeza e no mal que ele faz à você e ao planeta.

Coifa do fogão: conheça a melhor forma de limpar

A coifa do fogão é uma ótima aliada para filtrar o ar da cozinha e absorver a gordura e odores durante o preparo dos alimentos. Você sabe como manter esse equipamento devidamente higienizado? Confira no blog YVY!