Dia do Meio Ambiente: por que a natureza não aguenta mais produtos de limpeza tóxicos?

Chamada Dia do Meio Ambiente. Ao fundo, mão com luva de latex segurando um borrifador.

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1974, o Dia Mundial do Meio Ambiente é um dos eventos mais importantes quando se fala na preservação do nosso planeta. Ao longo dos últimos anos, esse dia tem se tornado uma referência global na luta pelo meio ambiente, sendo celebrado em mais de 100 países. Além disso, o dia 5 de junho também serve para lembrarmos de fazer algo positivo para o meio ambiente, engajando ações individuais em um poder coletivo que realmente possa fazer a diferença para a Terra e refletir sobre a nossa relevância e o que podemos fazer de melhor para nós mesmo e para os outros.

O nosso consumo

Não só no Dia do Meio Ambiente, mas durante todo o ano, é super necessário levar em consideração os hábitos de consumo, produtos que consumimos e o papel que estes tem na nossa jornada de vida e na preservação do meio ambiente. Não há como negar que substâncias químicas, sejam elas naturais ou não, são extremamente importantes no nosso dia a dia. Pode ser um medicamento, um produto dermatológico, o combustível do nosso carro ou até um “simples” produto de limpeza que incluímos na rotina do lar.

Entretanto, temos que nos perguntar quais desses produtos são realmente necessários e quais estão fazendo mais mal do que bem à nossa saúde e ao meio ambiente.

Produtos tóxicos e o planeta Terra

Pode ser novidade para alguns, mas diversos produtos de limpeza que usamos quase que diariamente possuem um efeito extremamente maléfico ao meio ambiente, principalmente devido aos ingredientes químicos em sua composição e o uso exacerbado de recursos naturais para a sua fabricação e comercialização.

Por isso, pensando no Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano, a YVY decidiu trazer algumas informações mega importantes sobre os efeitos negativos que produtos de limpeza convencionais podem causar a natureza. Há uma série de coisas que você precisa considerar ao decidir limpar a sua casa, apartamento ou escritório de forma ambientalmente responsável. Vem com a gente!

  • Aquecimento Global acelerado

Uma boa parte dos produtos de limpeza convencionais possuem em sua fórmula ingredientes químicos prejudiciais a humanos, animais e o planeta. A Agência de Proteção Ambiental classifica muitos desses ingredientes como compostos orgânicos voláteis (conhecidos também como VOCs). Além do efeito negativo na saúde, que discutimos em outras matérias aqui do blog, diversas pesquisas evidenciam que esses compostos dispersados na atmosfera podem atuar como gases de efeito estufa, contribuindo para a destruição da camada de ozônio (que nos oferece proteção essencial contra os males dos raios solares prejudiciais) e o aquecimento global;

  • Vegetação Impactada

Algumas dessas substâncias vilãs que encontramos em produtos de limpeza tóxicos, como dióxido de enxofre, triclosan e dióxido de nitrogênio se acumulam em grande quantidade na atmosfera, entrando em contato direto com a flora. A vegetação acaba absorvendo grandes quantidades desses poluentes, tornando-as perigosas para o consumo humano ou apenas as envenenando e atrapalhando o seu crescimento;

  • Plástico, plástico pra todo lado!

Além da composição perigosa, é importante olharmos para as suas embalagens! A maioria dos produtos de limpeza convencionais são feitos com a intenção de serem descartáveis por ser mais barato, fácil e prático. Porém, essa produção desenfreada de plástico não biodegradável transforma o nosso meio ambiente em um verdadeiro aterro, se acumulando em grandes quantidades ao longo de muitos anos (muitos, muitos mesmos). Como se isso já não fosse o suficiente, as sobras dos componentes químicos nas embalagens vazias também causam problemas nos locais de descarte, afetando a vida animal e a vegetação ao seu redor.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é a oportunidade perfeita para todos nós percebermos a responsabilidade que temos em cuidar do planeta Terra e de toda a vida que aqui habita, e nos tornarmos agentes de mudança.

 

Gostou do tema desse blog? Então fuja dos absurdos dos produtos de limpeza tóxicos e faça hoje a sua assinatura YVY!

Produtos YVY: conheça os principais ingredientes

Quais são os ingredientes utilizados na composição dos produtos de limpeza da YVY? Leve o poder da natureza para dentro da sua casa!

Limpeza do celular: como fazer com segurança

Você tem o hábito de fazer a limpeza do seu celular? Provavelmente, o item que mais pegamos na mão durante o dia, o celular é parte fundamental da rotina de quase todos nós. Por essa razão, vamos ensinar como realizar uma higienização segura e eficaz do seu aparelho.