Quem nunca teve oscilações de humor e se sentiu com a energia baixa? Nesses casos, o mais comum é ativarmos o modo “economia de bateria” e continuarmos nossas tarefas diárias, ainda que sem muito ânimo ou bom humor. Mas, você sabia que é possível recarregar as pilhas por meio do contato com a natureza? Esse é o conceito da ecoterapia,
Ecoterapia e o bem-estar
A ecoterapia ou terapia verde nada mais é do que um processo terapêutico natural que envolve uma série de práticas que auxiliam na conexão e sintonia com a natureza, de modo a encontrar um equilíbrio emocional que priorize a saúde mental, aumentando a sensação de bem-estar em geral e reduzindo, por exemplo, sintomas de estresse, ansiedade e depressão.
Quer um exemplo prático de como essa relação com ecossistemas naturais nos beneficia? Segundo estudo realizado pela Sociedade de Horticultura do Reino Unido, fazer jardinagem de duas a três vezes por semana reduz os níveis de estresse e tensão. Além disso, a ação de cuidar das plantinhas se assemelha ao processo de mindfulness, no qual abandonam-se os problemas externos e foca-se totalmente naquilo que se está fazendo, ou seja, nos direciona ao momento presente e prioriza a experiência do agora.
Dias corridos, altas demandas no trabalho, mudanças radicais no estilo de vida, doenças, relacionamentos conflituosos, poluição sonora e ansiedade fazem parte do cotidiano de muitas pessoas. Esses fatores inevitavelmente afetam a saúde emocional e o bem-estar mental e físico. É exatamente nesses momentos que o corpo pede uma pausa e, sem dúvidas, é preciso aprender a ouvi-lo.
A ecoterapia é um lembrete de que a conexão com espaços e sons naturais é um dos caminhos possíveis para aliviar o estresse emocional, acalmar a mente e a alma, recarregar as baterias e, sobretudo, reconectar-se consigo mesmo. Além de auxiliar no combate a sentimentos negativos e relaxar o sistema nervoso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a interação com a natureza proporciona também a redução da pressão arterial e dos níveis de cortisol (hormônio do estresse).
Os sentidos na ecoterapia
Sons, texturas, cores, aromas. A natureza estimula os sentidos de maneira completa e essa possibilidade abre um leque de opções de como conectar-se em diferentes momentos. Algumas pessoas, por exemplo, podem preferir fazer caminhadas em parques, enquanto escutam os pássaros e o som das folhas das árvores sendo balançadas pelo vento. Já outras aplicam o conceito de ecoterapia quando passam tempo cuidando e interagindo com os animais. Além disso, há aqueles que encontram nos aromas da flora a oportunidade ideal para criar um ambiente de renovação – incensos, óleos essenciais, difusores e produtos naturais de limpeza auxiliam neste processo.
Essa pluralidade de opções da ecoterapia é o que a torna tão especial e capaz de ser encaixada na rotina de pessoas com os mais variados perfis e sentimentos. No geral, recomenda-se que a prática de se conectar com a natureza seja feita ao menos três vezes na semana.
Dicas práticas de como incorporar a ecoterapia no dia a dia
- Concentre-se na sua respiração. Inspire e expire com calma.
- Tome banhos energizantes. A água é um elemento da natureza capaz de tranquilizar.
- Coloque as mãos na terra e cultive um jardim ou uma horta.
- Decore os ambientes da casa com plantas e flores.
- Adote um animal de estimação.
- Observe o nascer ou o pôr do sol desde alguma janela, ou varanda da sua casa.
- Escute sons da natureza, como da chuva e das ondas do mar, enquanto trabalha ou realiza alguma atividade importante.
- Saia ao ar livre ao menos uma vez por dia.
- Use produtos com óleos essenciais, crie momentos de silêncio na sua rotina e dirija sua atenção aos aromas.