SÓ ESSE FINAL DE SEMANA! Use o cupom YVY20 e Assine YVY com 20% de DESCONTO! Clique aqui e aproveite!

Cart

No products in the cart.

Cart

No products in the cart.

Ecoterapia e a conexão com a natureza

Chamada Ecoterapia e a conexão com a natureza. Ao fundo, mulher abraçando uma muda de planta.

Quem nunca teve oscilações de humor e se sentiu com a energia baixa? Nesses casos, o mais comum é ativarmos o modo “economia de bateria” e continuarmos nossas tarefas diárias, ainda que sem muito ânimo ou bom humor. Mas, você sabia que é possível recarregar as pilhas por meio do contato com a natureza? Esse é o conceito da ecoterapia,

 

Ecoterapia e o bem-estar

A ecoterapia ou terapia verde nada mais é do que um processo terapêutico natural que envolve uma série de práticas que auxiliam na conexão e sintonia com a natureza, de modo a encontrar um equilíbrio emocional que priorize a saúde mental, aumentando a sensação de bem-estar em geral e reduzindo, por exemplo, sintomas de estresse, ansiedade e depressão.

Quer um exemplo prático de como essa relação com ecossistemas naturais nos beneficia?  Segundo estudo realizado pela Sociedade de Horticultura do Reino Unido, fazer jardinagem de duas a três vezes por semana reduz os níveis de estresse e tensão. Além disso, a ação de cuidar das plantinhas se assemelha ao processo de mindfulness, no qual abandonam-se os problemas externos e foca-se totalmente naquilo que se está fazendo, ou seja, nos direciona ao momento presente e prioriza a experiência do agora.

Dias corridos, altas demandas no trabalho, mudanças radicais no estilo de vida, doenças, relacionamentos conflituosos, poluição sonora e ansiedade fazem parte do cotidiano de muitas pessoas. Esses fatores inevitavelmente afetam a saúde emocional e o bem-estar mental e físico. É exatamente nesses momentos que o corpo pede uma pausa e, sem dúvidas, é preciso aprender a ouvi-lo.

A ecoterapia é um lembrete de que a conexão com espaços e sons naturais é um dos caminhos possíveis para aliviar o estresse emocional, acalmar a mente e a alma, recarregar as baterias e, sobretudo, reconectar-se consigo mesmo. Além de auxiliar no combate a sentimentos negativos e relaxar o sistema nervoso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a interação com a natureza proporciona também a redução da pressão arterial e dos níveis de cortisol (hormônio do estresse).

 

Os sentidos na ecoterapia

Sons, texturas, cores, aromas. A natureza estimula os sentidos de maneira completa e essa possibilidade abre um leque de opções de como conectar-se em diferentes momentos. Algumas pessoas, por exemplo, podem preferir fazer caminhadas em parques, enquanto escutam os pássaros e o som das folhas das árvores sendo balançadas pelo vento. Já outras aplicam o conceito de ecoterapia quando passam tempo cuidando e interagindo com os animais. Além disso, há aqueles que encontram nos aromas da flora a oportunidade ideal para criar um ambiente de renovação – incensos, óleos essenciais, difusores e produtos naturais de limpeza auxiliam neste processo.

Essa pluralidade de opções da ecoterapia é o que a torna tão especial e capaz de ser encaixada na rotina de pessoas com os mais variados perfis e sentimentos. No geral, recomenda-se que a prática de se conectar com a natureza seja feita ao menos três vezes na semana.

 

Dicas práticas de como incorporar a ecoterapia no dia a dia

  • Concentre-se na sua respiração. Inspire e expire com calma.
  • Tome banhos energizantes. A água é um elemento da natureza capaz de tranquilizar.
  • Coloque as mãos na terra e cultive um jardim ou uma horta.
  • Decore os ambientes da casa com plantas e flores.
  • Adote um animal de estimação.
  • Observe o nascer ou o pôr do sol desde alguma janela, ou varanda da sua casa.
  • Escute sons da natureza, como da chuva e das ondas do mar, enquanto trabalha ou realiza alguma atividade importante.
  • Saia ao ar livre ao menos uma vez por dia.
  • Use produtos com óleos essenciais, crie momentos de silêncio na sua rotina e dirija sua atenção aos aromas.
Procurando algum conteúdo?
CUPOM DE DESCONTO BLOGYVY