Chamada Produtos Tóxicos: espuma faz mal? Ao fundo, imagem de ondas na praia cobertas de espuma.

A maioria de nós associa a formação de bolhas e espumas na limpeza ao lavar as mãos, limpar a casa ou lavar roupas, como prova de que o produto está fazendo o que prometeu: limpar, higienizar e desinfetar. Por isso, é pode ser um grande choque descobrir que isso pode ser nada mais que um mito. Sim, um mito!

Mas, se as bolhas não fazem nada para ajudar no processo de lavagem ou higienização, por que elas existem e por que nós as associamos com eficácia? Bom, a resposta é até que simples: inconscientemente, a gente gosta de ver algo acontecendo, como prova de que o nosso objetivo está sendo alcançado. É aquele ditado, né? “Ver para crer.” No entanto, a única coisa que está acontecendo quando vemos as espumas na limpeza são as partículas de sabão prendendo o ar ao redor de bolhas. O que está, de fato, fazendo a limpeza são as moléculas de sabão dentro da água.

O problema é que, durante décadas, os fabricantes de sabão tem adicionado ingredientes químicos (muitos deles nocivos) aos seus produtos com o intuito de criar bolhas, fazendo você acreditar que os produtos estão funcionando perfeitamente ao ver as espumas.

Agora, se os compostos químicos adicionados para fazer espumas na limpeza não estão ajudando em nada, será que eles deveriam mesmo estar ali? Alguns ingredientes que possuem esses propósitos são: dietanolamina, trietanolamina, 1,4-dioxano e lauriléter sulfato de sódio. Alguns desses químicos, como a dietanolamina e o 1,4-dioxano são classificados pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer como cancerígenos do grupo 2B, ligados à toxicidade de órgãos nos humanos, assim como nos animais.

Além de câncer e outros problemas de saúde graves e de longo prazo, muitos desses produtos químicos também representam riscos ao meio ambiente. Quando esses produtos de limpeza são usados em pias, banheiros ou chuveiros, eles descem pelo ralo até chegarem em grandes corpos d’água e ameaçam a vida selvagem, além da qualidade da água em si.

Sendo assim, por que desperdiçar dinheiro, energia e saúde com produtos que fazem mais mal do que bem? A YVY possui uma linha de produtos naturais inspirados na terra e criados com o melhor da tecnologia da natureza! São 100% naturais sem renunciar à eficácia e qualidade, além de não contar com ingredientes químicos perigosos à sua saúde e ao meio ambiente.

Gostou do tema desse blog? Então fuja dos absurdos dos produtos de limpeza tóxicos e faça hoje a sua assinatura YVY!

Produtos de limpeza tóxicos: os danos que causam aos Oceanos

Os oceanos possuem um papel importante em nossa vida. Mas, qual o impacto gerado pela poluição das águas para o ser humano? Venha ler sobre os efeitos que produtos tóxicos tem nas águas do nosso planeta.

Consumo Consciente: 5 marcas para você conhecer

Ao longo dos últimos anos, a preocupação com o nosso consumo e o impacto que este tem na nossa sociedade tem crescido drasticamente. Venha conhecer 5 marcas para te ajudar na transição para um consumo consciente.