Fragrâncias: 10 curiosidades que você não sabia

Chamada Fragrâncias: 10 curiosidades que você não sabia. Ao fundo, imagem de conjunto de difusor de ambientes em cima de um livro.

Todo mundo tem uma coleção de aromas que adora sentir, seja o cheirinho de comida caseira, o aroma do café recém passado, a fragrância inconfundível do seu perfume favorito ou até mesmo o cheiro de terra molhada pela chuva. Mas, para além das informações popularmente conhecidas, o universo olfativo tem muitas curiosidades interessantes e nós vamos te apresentar 10 delas. Confira:

  1. Os primeiros perfumes surgiram 3 mil anos antes de Cristo e foram os egípcios os responsáveis por dar um cheirinho especial ao mundo, já que naquela época utilizavam fumaças aromáticas durante cultos religiosos. A palavra perfume, inclusive, vem do latim “per fumum” e significa “através da fumaça”.
  2. Uma única fragrância pode conter de 30 a 300 ingredientes diferentes, eles podem ser classificados por famílias (floral, frutal, amadeirado, cítrico, oriental etc.), que são agrupadas na pirâmide olfativa de acordo com a intensidade e características principais.
  3. A França é considerada o berço da perfumaria e abriga o primeiro museu olfativo do mundo, Osmothèque, criado em 1990 pelo perfumista Jean Kerleo. No museu, localizado em Versalhes, é possível encontrar cerca de três mil fragrâncias e perfumes famosos lançados no mundo desde o século passado.
  4. Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revela que as mulheres sentem mais cheiros do que os homens, isso acontece graças ao fato de que as regiões cerebrais responsáveis pelo olfato são mais ativas no cérebro feminino do que no masculino.
  5. Uma fragrância pode ser usada para ativar lembranças. O cheiro é uma maneira de acionar a nossa memória, pois está diretamente relacionado às emoções, sentimentos e sensações vividas anteriormente. É por isso que cada vez mais as empresas investem em produtos com fragrâncias exclusivas, assim todas as vezes que você sentir um determinado aroma se lembrará daquela marca, o chamado marketing olfativo.
  6. Jean Carles é considerado um dos narizes mais caros que o mundo já teve. Criador do sistema de pirâmide olfativa, o perfumista criou fragrâncias como Miss Dior e recebeu propostas de mais de um milhão de dólares para colocar em jogo o seu excepcional talento olfativo.
  7. O famoso Chanel 5, único perfume utilizado por Marilyn Monroe, conta com óleo essencial de Ylang-ylang em sua composição, o mesmo óleo utilizado para criar o cheirinho inconfundível do Lava Roupas YVY.
  8. Cuidado com a temperatura! Em dias de calor, as fragrâncias tendem a evaporar mais rápido e durar menos. Lembre-se sempre de guardar seus produtos em ambientes fechados, longe do calor e da luz excessiva.
  9. Nosso olfato é capaz de sentir até 10 mil fragrâncias diferentes, porém essa super habilidade pode ser reduzida pela poluição ou pelo uso constante de produtos químicos, já que estes diminuem a sensibilidade do nariz. Por isso, o mais indicado é consumir produtos naturais, como os produtos de limpeza YVY.
  10. É possível que um produto de limpeza ou um perfume mude de cor, sem perder a intensidade da sua fragrância, pois com o passar do tempo e contato com a luz a coloração pode sofrer leves alterações.

Produtos YVY: conheça os principais ingredientes

Quais são os ingredientes utilizados na composição dos produtos de limpeza da YVY? Leve o poder da natureza para dentro da sua casa!

Limpeza do celular: como fazer com segurança

Você tem o hábito de fazer a limpeza do seu celular? Provavelmente, o item que mais pegamos na mão durante o dia, o celular é parte fundamental da rotina de quase todos nós. Por essa razão, vamos ensinar como realizar uma higienização segura e eficaz do seu aparelho.